MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I


(Cód. de Cadastro 96191.00037)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.

I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II) A areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento mas não em pavimentação asfáltica.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.

IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?




  • II e IV
  • Apenas a afirmativa III
  • II, III e IV
  • I e III
  • I e IV