MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I


(Cód. de Cadastro 23017.00068) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:

I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como substâncias puras.
II) Podemos definir os metais de duas maneiras, quimicamente são elementos que sempre ionizam positivamente e na prática são elementos de propriedades próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade etc.
III) A mineração considera-se a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?




  • Apenas a afirmativa I
  • II e IV
  • II e III
  • I, III e IV
  • II, III e IV