MARKETING DE VAREJO


De acordo com os estudos do Capítulo 5- Comércio Eletrônico. Muitas vezes a facilidade e a disponibilidade de produtos nas lojas virtuais nos levam a comprar e logo em seguida nos arrepender da compra realizada, ou seja, muitas pessoas agem por impulso diante do comércio eletrônico e acabam comprando mesmo sem necessidade. Identifique abaixo quais os cuidados podemos tomar para que isso não aconteça:

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.     É realmente necessário realizar tal compra?

II.    Tenho conhecimento suficiente sobre o produto?

III.    Devo aproveitar a oportunidade e comprar antes que algo mude?

IV.    Será que parcelando o pagamento eu não conseguiria comprar ?

V.     Basta conhecer o produto superficialmente pois os detalhes serão checados depois.

 

 

Assinale a alternativa correta. 

 

 


IV e V, apenas.
I e III, apenas. 
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, III e V, apenas.

De acordo com os estudos do Capítulo 6 – Promoções. Uma campanha promocional envolve diversos elementos além do produto em questão, considerando a equipe de vendas podemos afirmar que ela pode colaborar com uma campanha promocional através da realização de:

 

 

Analise as afirmativas. 

 

 

I.     Concursos Internos.

II.    Convenções de Vendas.

III.   Treinamento de Vendedores.

IV.   Bonificações para clientes.

V.    Sorteios de Brindes.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


I e IV, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
I e V, apenas.
V, apenas.

De acordo com o Capítulo 4 – Localização e canais de distribuição. Para que se possa escolher um canal eficiente de distribuição, faz-se necessário definir primeiramente o sistema pelo qual a distribuição dos produtos acontecerá. Assim sendo, os sistemas de distribuição são classificados como: Exclusivo, Seletivo e Intensivo. Nesse sentido, quanto ao sistema de distribuição intensiva:

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.     Busca abrangência total, o fabricante preocupa-se essencialmente em quantidade de pontos que possam ser seus distribuidores.

II.    Busca abrangência total, o fabricante preocupa-se com a indisponibilidade de produtos na menor quantidade possível de concorrentes nos diversos pontos de venda.

III.   Busca abrangência total, o fabricante preocupa-se com a grande disponibilidade de produtos e da maior quantidade possível de pontos de venda.

 

Assinale a alternativa correta. 

 

 

 


II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.

Com base em sua leitura do capítulo 2 – Composto de Varejo. A localização do estabelecimento comercial tem papel fundamental no sucesso do tipo de varejo que se propõe formar. Essa localização abrange também diversos fatores que irão definir como e com que tipo de produto se deverá investir. Dentre os fatores relacionados a localização que devem ser observados para garantir o sucesso da implantação de um varejo, pode se afirmar que se tem:

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

 

I.     A análise da proximidade de concorrentes ou estabelecimentos semelhantes com vistas ao acirramento da competição de ofertas de preços e de diferentes produtos no mercado internacional.

II.    A elaboração de plano de negócios onde seja possível avaliar se o preço é compatível com sua capacidade de investimento, com o prazo de retorno e o movimento esperado.

III.   A valorização da visibilidade, do fluxo e volume de carros e/ou de pedestres que transitam pelo local diariamente e, a análise das condições de higiene e segurança

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


II e III, apenas. 
I, II e III.
III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.

Com base nas discussões apresentas no capítulo 7 – A loja. Nesse sentido, para que uma loja possa ser lançada no mercado, muitos fatores são importantes, inclusive o planejamento que é fundamental, mas é necessário mais que isso, vocação, preparação, conhecimento e conforme o estudo do capítulo 7 pode-se afirmar que também é necessário:

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.    Descobrir se sabe atender pessoas com a abordagem ideal

II.   Identificar se o produto está o preço justo

III.  Disposição para trabalhar em horários diferenciados

IV.  Pesquisar as promoções dos concorrentes e tentar vencê-las

 

 

Assinale a alternativa correta. 

 

 

Estão corretas as afirmações :

 


I e IV, apenas.
I e III, apenas.
IIIe IV, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.

De acordo com os estudos no capítulo 7 – A loja. Numa disputa direta com os concorrentes existe um questionamento que envolve a mentalidade de ambos os lados: “Como conseguem vender com preços tão baixos?”, E diversos são os fatores que proporcionam a oferta com preços realmente baixos. Quanto a justifica dessa prática, pode-se afirmar que:

 

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 

 


A intenção é oferecer produtos com preço inferior ao que comprou do fornecedor, porém, com a intenção de atrair clientes.
O varejista adquiriu tal produto apenas para satisfazer uma necessidade interna e agora precisa fazer girar o estoque que não lhe atende mais.
O varejista adquiriu o produto para satisfazer uma necessidade exclusiva de algum cliente e o mesmo desistiu da compra, obrigando o varejista a revender o produto para outros clientes.
O varejista pode conseguir um bom desconto por ter comprado grande quantidade do produto de seu fornecedor.
O varejista pode ter comprado pouca quantidade do produto e quer ficar livre do estoque logo, ainda que para isso tenha algum prejuízo.

De acordo com os estudos no capítulo 7 – A loja. O administrador é o responsável direto pelo sucesso do empreendimento, pois o planejamento, a aprovação, a tomada de decisão, as estratégias, costumam direcionar o empreendimento, mas nem todo mundo nasce administrador, trata-se de um processo que envolve a formação, a experiência e a capacidade de administrar. Em relação as ações para a formação de um bom administrador:

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.    São desejáveis características de identificação e incentivo que apontem para um olhar diferenciado e crítico sobre todos os detalhe do empreendimento, por parte da pessoas que pretende administrar uma empresa.

II.    Procure aprender com a atitude dos concorrentes, observando eles e se adaptando as suas atitudes, caso não tenha nenhum conhecimento a esse respeito.

III.   Antes de providenciar uma empresa verifique os motivos da escolha desse tipo de negócio. É preciso encontrar algum tipo de associação entre o tipo de negócio e objetivo de vida do empreendedor.

IV.  É preciso contribuir para que todos os envolvidos acreditem que esse negócio é promissor, e assim, expressem seus compromissos e objetivos com o empreendimento.

 

 

Assinale a alternativa correta. 

 

 


I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.

De acordo com o Capítulo 4 – Localização e canais de distribuição. Um software SRM pode ser parametrizado de forma que traga benefícios na tomada de decisão em relação ao processo de tratamento e admissão de fornecedores, dentre as funções que um SRM pode oferecer está o Monitoramento de Performance, que é responsável por:

 

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 

 

 


Organizar os tipos de fornecedores conforme área de atuação ou tipo de produtos que o mesmo fornece.
Cuidar do processo de elaboração de critérios para que o fornecedor possa comprovar sua aptidão em atender sua empresa.
Proporcionar à empresa uma melhor comunicação com os seus fornecedores, compartilhando metodologias.
Estipular o preço dos produtos conforme as condições de entrega, prazos e qualidade das mercadorias.
Acompanhamento da pontualidade, preços e qualidade dos serviços prestados no comércio varejista.

Com base em sua leitura do capítulo 2 – Composto de Varejo. O marketing tem como um dos seus objetivos destacar as vantagens de um determinado produto. Porém, na atualidade o cliente não observa somente o produto físico, pois, uma série de outros valores podem estar associados a esse produto. Diante dessa afirmação, defina a diferença entre produtos tangíveis e intangíveis.

Analise as afirmativas.

 

 

São considerados tangíveis os produtos concretos, que podem ser tocados, como móveis, máquinas, estoques e outros. São considerados intangíveis os produtos que de certa forma despertam sentimentos ou percepções em relação ao produto. São considerados intangíveis também, aqueles produtos, principalmente que se comunicam com o mercado de uma forma diferente dos demais

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


As alterantivas 1 e 3, somente. 
A alternativa 2, somente. 
Todas as afirmativas. 
As alterantivas 2 e 3, somente.
A alternativa 1, somente.

Com base nas discussões apresentas no capítulo 7 – A loja. Durante uma disputa direta com os concorrentes existe uma pergunta que rodeia a mente de ambos os lados: “Como conseguem vender com preços tão baixos?”, E diversos são os fatores que proporcionam a oferta com preços realmente baixos. Assinale a alternativa que justifica essa prática.

 

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 

 


O varejista adquiriu o produto somente para satisfazer uma necessidade exclusiva de algum cliente e o mesmo desistiu da compra, obrigando o varejista a revender o produto para outros clientes.
O varejista pode ter comprado pouca quantidade do produto e quer ficar livre dele logo, mesmo que para isso acabe levando algum prejuízo.
O varejista adquiriu tal produto apenas para satisfazer uma necessidade interna e agora precisa fazer girar o estoque que não lhe atende mais.
O varejista pode ter conseguido um desconto razoável por ter comprado grande quantidade do produto de seu fornecedor.
A intenção é oferecer produtos com preço inferior ao que comprou do fornecedor, porém, com a intenção de atrair clientes que comprarão outros produtos, minimizando o prejuízo inicial e até promovendo certo lucro.
Páginas: 1234