MÁQUINAS ELÉTRICAS


Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento

 

                                    porque

 

a armadura que se encontra no rotor, ao  girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.

 

Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:


As duas proposições são verdadeiras.
A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
As duas são falsas mas a segunda justifica a primeira
As duas proposições são falsas.
A primeira proposição é falsa e a segunda é verdadeira.

Geradores e motores são dispositivos de conversão eletromecânica de energia e  geralmente possuem dois enrolamentos. Um deles - denominado enrolamento de armadura - é o enrolamento destinado a conduzir a corrente de carga da máquina elétrica. E o outro – denominado de enrolamento de campo – é o enrolamento pelo qual circula a corrente que produz a força magnetomotriz associada ao fluxo magnético necessário para o funcionamento da máquina. A respeito dessa temática avalie as afirmativas abaixo. Depois assinale a resposta correta entre as  alternativas disponíveis.

 I.  Na operação como um motor de corrente contínua se os dois enrolamentos são ligados em série tem-se o motor shunt.

II.  A tensão aplicada aos dois enrolamentos deve ser tensão contínua se a máquina opera como motor de corrente contínua.

III. Nos motores de corrente contínua o enrolamento da armadura é construído no rotor e o enrolamento de campo no estator.

IV. O enrolamento de campo conduz a corrente para produzir o campo magnético necessário para o funcionamento da máquina operando como motor ou como gerador.

V.  O enrolamento de armadura conduz a corrente de carga independentemente se a máquina está funcionando como motor ou como gerador.

 

É correto apenas o que se afirma em:


II, IV e V
I, II, III e IV
I, II, III e V
II, III, IV e V
II e III 

Um motor de corrente contínua do tipo shunt, suprido por uma fonte de tensão contínua de 800V, opera com rendimento de 90%, fornecendo 15 KW a uma carga mecânica acoplado em seu eixo de giro. Este motor possui resistência de enrolamento de campo e armadura com os valores de 600 e 0,5 Ω, respectivamente. Além disso, apresenta uma constante de força contraeletromotriz K=80V.s/Wb.rad, uma queda nas escovas de 2V e o fluxo magnético em seu entreferro é ø=60 mWb. Calcule o torque no eixo do motor para essa condição de carga e marque a resposta correta entre as alternativas abaixo.


80,2 Nm
15,0 Nm
91,3 Nm
8,88 Nm
14,4 Nm
Motores de indução absorvem na partida valores altos de corrente da rede de alimentação. Razão pela qual, métodos de partida e aspectos construtivos são utilizados no intuito de assegurar a corrente de partida em valores aceitáveis. Dentro desse contexto, avalie cada uma das afirmativas que se segue, verifique sua veracidade e depois marque a resposta correta entre as alternativas exibidas. Motor de indução de dupla gaiola é um motor projetado para partir por ligação direta à rede elétrica. O rotor de motores de indução do tipo rotor bobinado possui enrolamento trifásico ligado somente em triângulo e inacessível externamente como os rotores do tipo gaiola de esquilo. Quando uma chave estrela-triângulo é utilizada para partir um motor de indução, o motor parte conectado em triângulo e ao atingir velocidade próxima a velocidade nominal é conectado em estrela. É correto o que se afirma em somente

1
2
3
2 e 1
3 e 2

Considere um motor de indução trifásico de 6 polos, alimentado por um inversor de frequência que lhe fornece tensões trifásicas em 50 Hz, acionando sua carga mecânica nominal em seu eixo de rotação. O escorregamento do motor é de 2% para essa condição de carga. 

Nesta circunstância, determine a velocidade síncrona do campo girante e a velocidade de rotação deste motor em rpm. E marque a resposta correta entre as alternativas que se seguem:


NS = 1800 rpm e NR = 1750 rpm.
NS = 1764 rpm e NR = 1500 rpm.
NS = 1800 rpm e NR = 1764 rpm.
NS = 1000 rpm e NR = 980 rpm.
NS = 1470 rpm e NR = 1500 rpm.

Considere um motor de corrente continua do tipo série de resistência de armadura igual a 0,8 Ω e resistência de campo igual a 0,4 Ω. Ao alimentar uma carga mecânica acoplada ao seu eixo de rotação girando a 1000 RPM, esse motor é suprido por uma fonte de corrente contínua de 600 V e dela absorve 55 A, apresenta queda nas escovas de 2 V, perdas mecânicas de 400 W, perdas no ferro de 450 W e perdas adicionais sob carga desprezíveis. Avalie as assertivas que se seguem. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.

 

I. Nessa condição de operação o valor das perdas elétricas desse motor é menor que 3 kW.

II. Nessa condição de operação as perdas rotacionais do motor são iguais a 850 W.

III. O rendimento do motor é menor que 89% para essa condição de operação.

IV. O torque no eixo do motor é menor que 190 N.m para essa condição de operação.

 

É correto apenas o que se afirma em:


II e III
II, III e IV
III e IV
I, II e III
I, II e IV

Um motor de corrente contínua do tipo shunt possui resistência de enrolamento de campo igual a 300 Ω. A resistência do enrolamento de armadura é 0,15% desse valor. Em operação em condições nominais a máquina gira com velocidade de 1750 RPM e apresenta uma queda de 2 V nas escovas. Uma fonte tensão contínua de 400 V alimenta o motor que induz uma tensão de 390 V no enrolamento da armadura.

 Avalie as afirmativas que se seguem, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Depois marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.

 a resistência da armadura é menor 0,45 Ω. a corrente absorvida pela armadura maior 10 A a corrente absorvida pela armadura corresponde a 93% da corrente absorvida da fonte de alimentação

É correto apenas o que se afirma em

 

 


1 e 2
1
 2
2 e 3
3

Um motor de corrente contínua do tipo shunt possui resistência de enrolamento de campo igual a 500 Ω. E a resistência do enrolamento de armadura é 0,2% do valor da resistência de campo. Em operação, em condição nominal, a máquina gira com velocidade de 1780 RPM, apresenta uma queda de 2V nas escovas e rendimento de 87%. Uma fonte tensão contínua de 440 V supre o motor que apresenta uma tensão de 400 V induzida em seu enrolamento da armadura.

Para esse motor, avalie as afirmativas que se seguem. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.

 a resistência da armadura é menor 0,5 Ω. a corrente que circula pelo enrolamento da armadura é maior 38 A a corrente absorvida pelo ramo da armadura corresponde a 95,77% da corrente absorvida da fonte de alimentação pelo motor a força contraeletromotriz produzida pela motor nessa condição de operação é igual a 400 V o torque no eixo do motor para essa condição de carga é maior que 100 N.m

É correto apenas o que se afirma em

 


5, 4 e 2
5
4, 3 e 1
5 e 4
4

Máquinas síncronas tem grande relevância no cenário mundial por serem os mais importantes dispositivos de geração de energia elétrica. Essas máquinas são construídas com grande número de polos para operarem em usinas hidrelétricas e com baixo número de polos quando as máquinas primárias que as acionam são turbinas a vapor. Relativo a aspectos construtivos e operacionais desse tipo de máquina elétrica, leia as afirmativas abaixo. Depois marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.

Máquinas síncronas construídas com 72 polos para operarem em 60 HZ giram com velocidade síncrona abaixo de 100 RPM. Quando estão em operação, o enrolamento de campo da máquina síncrona é suprido com tensão alternada obtida diretamente de sua tensão de armadura. Os enrolamentos de armadura e de campo, da máquina síncrona convencional, são construídos no estator e rotor, respectivamente. Os geradores síncronos de alta velocidade, acionados por turbinas a vapor, são de polos lisos, possuem pequeno diâmetro e grande eixo axial.

É correto o que se afirma em apenas:


3 e 4
2 e 1
4 e 2
4 e 1
3

Considere que um gerador síncrono trifásico, 10 MVA, 13800 V,  ligação estrela, tem resistência de armadura de 0,95 Ω por fase e reatância síncrona de armadura de 9,9 Ω por fase. Calcule o regulação de tensão desse gerador ao funcionar, entregando potência nominal a uma carga com fator de potência 0,8 atrasado. Em seguida, assinale a resposta correta entre as alternativas disponíveis.


 0,58%
20,58%
10,58%
30,58%
40,58%
Páginas: 123