MÁQUINAS ELÉTRICAS


Um motor de indução trifásico opera com velocidade de 1746 rpm a plena carga, quando suprido por uma fonte trifásica senoidal que fornece tensões em 60 Hz, o que indica que ele possui 4 polos. Para esse motor em funcionamento, determine: o escorregamento, a frequência das tensões induzidas no rotor e  reatância do ramo do rotor, se a reatância de rotor bloqueado vale 5 Ohm. Em seguida marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis


 

S = 0,033

fr = 1,8 Hz

XR = 5,0 Ω


 

S = 0,05

fr = 3,0 Hz

XR = 0,03 Ω


 

S = 0,01

fr = 60 Hz

XR = 0,03Ω


 

S = 3%

fr = 1,8 Hz

XR = 0,15 Ω


 

S =10%

fr = 60 Hz

XR = 0,08 Ω

A máquina de indução é uma máquina de dupla excitação. Para seu funcionamento, tensões alternadas são aplicadas na armadura que se encontra no estator. Não há excitação direta do enrolamento do rotor. A tensão no rotor acontece por indução. A respeito desse tipo de máquina elétrica girante, avalie afirmativas que se seguem.

Essa máquina também chamada de máquina assíncrona gira com velocidade de rotor igual a velocidade síncrona do campo magnético girante

                                     Porque

Nessa condição existe movimento relativo entre os condutores que constituem o enrolamento do rotor e o campo magnético girante gerando tensões no rotor de acordo com lei de Lenz.

 

Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas disponíveis.


A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.


As duas asserções são falsas.


As duas são verdadeiras mas se tornam falsas devida a conjunção causal que as une.


A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.


As duas asserções são verdadeiras.

A armadura de motor de corrente contínua absorve 125 A, quando o motor aciona uma certa carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Uma redução da carga mecânica em seu eixo de rotação produziu 40% de redução do torque que o motor desenvolve. A nova corrente que circula pela armadura implicou na redução do efeito da reação da armadura e o fluxo resultante no entreferro da máquina aumentou em 3%. Utilizando a equação fundamental do torque de motores de corrente contínua, determine a nova corrente de armadura nessa nova condição de operação e marque, a resposta correta entre as alternativas fornecidas.


100,00 A


72,816 A


38,460 A


0,0000 A


125,00 A

As máquinas de corrente contínua são geradores que convertem energia mecânica em energia elétrica e motores que convertem energia elétrica em corrente contínua em energia mecânica. Referindo-se ao motor de corrente contínua, leia as afirmativas que se seguem, avalie se são verdadeiras ou falsas e depois marque a resposta correta entre as alternativas fornecidas.

  1. A sua regulação de velocidade indica quão acentuada é a inclinação da curva de conjugado versus velocidade, sendo positiva se a velocidade do motor cai com o aumento da carga e negativa se a velocidade do motor aumenta com o aumento da carga.
  2. Existem cinco tipos principais de motores de corrente contínua de uso geral: o motor cc de excitação independente, o motor cc em derivação (shunt), o motor cc de imã permanente, o motor cc série e o motor cc composto.
  3. A maioria dos motores é projetada para operar próximo do ponto de saturação na curva de magnetização para se obter a máxima potência possível da máquina.
  4. Um motor cc de excitação independente é um motor cujo circuito de campo é suprido por uma fonte  isolada de tensão contínua, enquanto que, um motor cc do tipo shunt é alimentado pela mesma fonte que alimenta os seus terminais de armadura.
  5. O fluxo magnético e consequentemente a tensão interna gerada em uma máquina de corrente contínua é uma função linear de sua força magnetomotriz.

é correto o que se afirma em:


3, 2 e 1, apenas


4, 3, 2 e 1, apenas


5, 4, 3, 2 e 1


2 e 1, apenas


1, apenas

As máquinas de corrente contínua são dispositivos conversores de energia, utilizados em diversas aplicações, devido a sua versatilidade e a relativa simplicidade de seus sistemas de acionamento. A respeito de seus fundamentos, definições e aspectos construtivos, analise as afirmativas que se seguem, e marque a resposta correta entre alternativas fornecidas.

  1. As máquinas de corrente contínua são geradores que convertem a energia mecânica para elétrica em corrente contínua e motores que convertem energia elétrica em corrente contínua para energia mecânica em um eixo de rotação.
  2. A maioria das máquinas de corrente contínua é como as máquinas de corrente alternada, no sentido de que, elas contém tensões e correntes alternadas em seu interior.
  3. Por possuirem um mecanismo denominado de comutador, as máquinas de corrente contínua são também conhecidas como máquinas de comutação.

É correto o que se afirma em:


1, apenas


1 e 2, apenas


3, apenas


1, 2 e 3


2, apenas

Máquinas elétricas girantes são dispositivos de conversão eletromecânica de energia que podem operar como motores ou como geradores. Estes dispositivos possuem uma parte fixa chamada de estator e uma parte móvel chamada de rotor. Normalmente possuem dois enrolamentos: o enrolamento da armadura e o enrolamento de campo. Essas máquinas elétricas são divididas em três tipos básicos: máquinas de corrente contínua e máquinas de corrente alternada que se subdividem em máquinas síncronas e máquinas assíncronas - também conhecidas como máquinas de indução. 

Considerando as máquinas elétricas, analise as afirmações a seguir,  marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas. 

 

(1) O enrolamento de  campo das máquinas de corrente contínua é construído no estator.

(2) O enrolamento de armadura das máquinas de corrente alternada são construídos parte no estator e parte no rotor.

(3) Os enrolamentos de campo tanto das máquinas de corrente contínua quanto das máquinas síncronas são alimentados com tensão contínua.

(4) Os dois enrolamentos da máquina de indução são alimentados com tensão alternada embora neste caso a alimentação do enrolamento do rotor ocorra por indução.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


3 e 4


2 e 4


1, 2 e 4


1, 3 e 4


1 e 2

As máquinas de corrente contínua convencionais possuem dois enrolamentos principais: o enrolamento de armadura e o enrolamento de campo. O enrolamento de armadura é definindo como sendo o enrolamento, sobre o qual, a tensão é induzida e o enrolamento de campo é definido como sendo o enrolamento que gera a força magnetomotriz que produz o fluxo magnético principal para a máquina funcionar, de acordo com Chapman (2013). A respeito desses enrolamentos, em uma máquina normal e tradicional,  avalie as questões que se seguem, classificando-as em verdadeiras ou falsas e depois marque a resposta correta entre as alternativas fornecidas.

  1. o enrolamento de campo se encontra no estator (parte fixa da máquina).
  2. o enrolamento de armadura se encontra no rotor (parte móvel da máquina).
  3. internamente o enrolamento de armadura é percorrido por corrente alternada.
  4. internamente o enrolamento de campo é percorrido por corrente contínua.

é correto o que se afirma em


apenas 4, 2 e 1


apenas 4, 3 e 1


4, 3, 2 e 1


apenas 2 e 1


apenas 3, 2 e 1

Um motor elétrico de corrente contínua do tipo série apresenta resistência de armadura igual a 0,2 Ω e resistência de campo de 0,02 Ω. Para uma determinada condição de operação o motor gera uma força contraeletromotriz de 450 V, quando energizado por uma fonte de corrente contínua de 500 V. 

Para essa condição de operação, determine a corrente que o motor absorve por meio do enrolamento da armadura  e marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.


100,00 A


227,27 A


150,34 A


250,00 A


2500 A

A conversão eletromecânica de energia ocorre por máquinas elétricas girantes. Essas máquinas são classificadas em máquinas síncronas, máquinas assíncronas e máquinas de corrente contínua. Considerando aspectos construtivos e de operação de motores de corrente contínua, avalie as afirmativas que se seguem. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.

 

 I.  O enrolamento de armadura é construído no rotor em motores de corrente contínua.

II. Em motores do tipo série tanto o enrolamento da armadura quanto o enrolamento de campo são construídos no rotor.

III. Tanto no motor shunt como no motor do tipo composto, o enrolamento de campo principal deve ser conectado em série com o enrolamento da armadura para diminuir as perdas elétricas durante o seu funcionamento.

IV. motores de corrente contínua do tipo shunt são adequados para tração elétrica, pois sua velocidade é praticamente constante.

 

É correto o que se afirma em:


Somente I , III e IV


Somente I


Somente I e III


Somente  I e II


Somente III e IV

Considere um motor de corrente contínua shunt que esteja acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo. Admita que o motor seja alimentado por uma fonte de tensão contínua de 500 V pelos seus terminais, gerando uma força contraeletromotriz de 480V. Sabendo que motor possui resistência de armadura de 0,1 Ohm. Calcule a variação que ocorrerá na corrente de armadura se uma carga adicional faz o motor perder velocidade e a força contraeletromotriz cair para 475 V. Depois marque a resposta correta entre as alternativas correntes.


25%


50%


20%


30%


15%

Páginas: 12345678910