MÁQUINAS ELÉTRICAS


As máquinas assíncronas são máquinas elétricas de corrente alternada, que giram com velocidade de rotor inferior a velocidade do campo girante, produzido pela circulação de corrente no enrolamento de excitação. Essas máquinas são conhecidas também como máquinas de indução, porque o seu rotor não é alimentado diretamente por uma fonte de tensão alternada. As invés disso, a tensão que chega no rotor ocorre por indução. Quanto a esse tipo de máquina elétrica, avalie as afirmações que se seguem:

  1. A rotação a plena carga de um motor trifásico de 2 polos quando excitado com tensões em 60 Hz é exatamente igual a 3600 RPM.
  2. O enrolamento de armadura é construído no rotor da máquina elétrica de indução para aproveitar a presença dos anéis coletores.
  3. O núcleo de ferro do estator e do rotor da máquina de indução é laminado, sendo constituído de chapas prensadas de material ferromagnético para diminuir as perdas por correntes de Foucault.
  4. Quando a máquina opera como motor, o rotor gira com velocidade igual da velocidade síncrona para qualquer condição de carga acoplada em seu eixo de rotação.
  5. Os dois tipos de rotor das máquinas de indução são: o rotor do tipo gaiola de esquilo ou rotor em curto-circuito e o rotor do tipo rotor bobinado ou rotor de anéis.

É correto o que se afirma em:




  • 4, 3 e 2 

  • 5 e 3

  • 4, 3 e 1

  • 5, 2 e 1

  • 3, 2 e 1