MÁQUINAS ELÉTRICAS


A respeito da construção, do rotor ou armadura e dos comutadores e escovas dos motores de corrente contínua, avalie as afirmativas que se seguem, classificando-as em verdadeiras ou falsas para posteriormente marcar a resposta correta entre as alternativas propostas.

  1. O rotor de uma máquina de corrente contínua consiste de um eixo, usinado a partir de uma peça de aço, com um núcleo construído sobre ele.
  2. Tipicamente, o comutador de uma máquina de corrente contínua é construído de lâminas de cobre, isoladas com material à base de mica, suficientemente espessas para permitir o desgaste natural durante a vida útil do motor.
  3. O núcleo do rotor é composto de lâminas de aço estampadas de uma chapa de aço e contém ranhuras em sua superfície externa para alojar os enrolamentos da armadura.
  4. As escovas apresentam elevada condutividade e baixo coeficiente de atrito e são construídas de material mais macio que os segmentos do comutador.
  5. Um motor tem sua expectativa de vida reduzida à metade a cada vez que a temperatura dos enrolamentos aumenta em 10% acima dos limites de sua classe de isolamento.
  6. As escovas da máquina de corrente contínua são construídas de carbono, grafite, ligas de metal e grafite ou uma mistura de grafite e metal.




  • nenhuma afirmativa está correta

  • 33,33% das afirmativas estão corretas

  • todas as afirmativas estão corretas

  • mais da metade das afirmativas estão corretas

  • menos da metade das afirmativas estão corretas