LITERATURA PORTUGUESA
Para responder à questão, leia o trecho seguinte, extraído de O Primo Basilio, de Eça de Queirós.
Bom Deus, Luiza começava a estar menos comovida ao pé do seu amante, do que ao pé do seu marido! Um beijo de Jorge perturbava-a mais, e viviam juntos havia três anos! Nunca se secara ao pé de Jorge, nunca! E secava-se positivamente ao pé de Basilio! Basilio, no fim, o que se tornara para ela? Era como um marido pouco amado, que ia amar fora de casa! Mas então valia a pena? Onde estava o defeito? No amor mesmo talvez! Porque enfim, ela e Basilio estavam nas condições melhores para obterem uma felicidade excepcional: eram novos, cercava-os o mistério, excitava-os a dificuldade... Por que era então que quase bocejavam? É que o amor é essencialmente perecível, e na hora em que nasce começa a morrer. Só os começos são bons. Há então um delírio, um entusiasmo, um bocadinho do céu. Mas depois! ... Seria pois necessário estar sempre a começar, para poder sempre sentir? E, pela lógica tortuosa dos amores ilegítimos. o seu primeiro amante fazia-a vagamente pensar no segundo!
No trecho, o amor é visto, predominantemente, como um sentimento
terno e carinhoso, como se pode notar na boa lembrança que Luiza tem do beijo de Jorge.
intenso, pois Luiza se mostra profundamente divida entre o amor de Basilio e Jorge.
sofrido, pois Luiza e Jorge sofrem por se amar demais e por não poderem ficar juntos.
eterno, pois Luiza não deixa de amar seu marido, Jorge, apesar da distância que os separa.
passageiro e frágil, pois, para Luzia, Só os começos são bons.
Considere o fragmento do romance Os Maias, de Eça de Queirós.
Pobre Alencar! O naturalismo; (...) essas rudes análises, apoderando-se da Igreja, da Realeza, da Burocracia, da Finança, de todas as coisas santas, dissecando-as brutalmente e mostrando-lhes a lesão, (...) apanhando em flagrante (...) a palpitação mesma da vida; tudo isso (...),caindo assim de chofre e escangalhando a catedral romântica, sob a qual tantos anos ele tivera altar e celebrara missa, tinha desnorteado o pobre Alencar (...). O naturalismo, com as suas aluviões de obscenidade, ameaçava corromper o pudor social? Pois bem. Ele, Alencar, seria o paladino da Moral (...);então o romancista de Elvira que, em novela e drama, fizera a propaganda do amor ilegítimo, representando os deveres conjugais como montanhas de tédio, dando a todos os maridos formas gordurosas e bestiais, e a todos os amantes a beleza, o esplendor e o gênio dos antigos Apolos; então Tomás Alencar, que (...) passava ele próprio uma existência medonha de adultérios, lubricidade, orgias(...) – de ora em diante austero, incorruptível, (...) passou a vigiar atentamente o jornal, o livro, o teatro.
O crítico José Guilherme Merquior, ao analisar a questão da literatura na Modernidade, afirma:
... a partir de Flaubert e Baudelaire, instala-se nas letras o senso da “vacuidade do ideal”; emerge a tradição moderna como literatura crítica.
O ideal esvaziado de conteúdo, assinalado pelo crítico, no texto de Eça de Queirós,
constitui a busca do “paladino da moral”.
está tomado como sinônimo de “palpitação mesma da vida”.
é considerado causa da ação de “celebrar missa durante tantos anos”.
pode ser associado a “escangalhada catedral romântica”.
é tido como consequência da “propaganda do amor ilegítimo”.
Relacione os fragmentos a seguir de acordo com as características dos heterônimos de Fernando Pessoa:
I- “(...) Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.”
II- “(...) Começo a conhecer-me.
Não existo.
Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
ou metade desse intervalo, porque também há vida ...
Sou isso, enfim (...)”.
III- “(...) Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...”.
( ) Álvaro de Campos.
( ) Alberto Caeiro.
( ) Ricardo Reis.
A sequência CORRETA está em:
II, III e I.
III, I e II.
II, I e III.
I, III, II.
I, II, e III.
Sobre José Cardoso Pires, um dos autores representantes das novas tendências ficcionais, analise as afirmações que seguem:
I- Esteve ligado ao Arcadismo.
II- Em seus livros, destaca-se o realismo da observação da vida cotidiana.
III- Algumas narrativas possuem uma linguagem surrealista.
IV- Suas obras são marcadas por assuntos ligados ao Direito e Letras, sua área de formação.
V- A marca mais evidente de seu estilo é a concisão da linguagem.
São CORRETAS, as afirmações contidas em:
II, III, V.
I, III, V.
III, IV, V.
II, III, IV.
I, II, III.
Leia atentamente o seguinte poema de Ricardo Reis:
Quanta Tristeza
Quanta tristeza e amargura afoga
Em confusão a 'streita vida!
Quanto Infortúnio mesquinho
Nos oprime supremo!
Feliz ou o bruto que nos verdes campos
Pasce, para si mesmo anônimo, e entra
Na morte como em casa;
Ou o sábio que, perdido
Na ciência, a fútil vida austera eleva
Além da nossa, como o fumo que ergue
Braços que se desfazem
A um céu inexistente.
Assinale a alternativa CORRETA:
Este texto foge às características da produção de Ricardo Reis.
Nesse texto, há importante característica da poesia de Ricardo Reis: a questão do fado e do sofrimento humano.
Detectamos, nesse poema, importante característica da poesia de Reis: a abjeção ao cristianismo.
O texto é heteronímico, por isso não há verdade nele.
No poema, podemos vislumbrar o neo-paganismo de Reis.
Sobre Bocage, analise as afirmações que seguem:
I- como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente;
II- houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões;
III- em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico;
IV- como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril;
V- o subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, II, III, IV.
I, II, IV,V.
I, II, III, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV,V.
Com base em seus estudos sobre Bocage , analise as afirmações que seguem:
I- Como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente.
II- Houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões.
III- Em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico.
IV- Como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril.
V- O subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, III, IV, V.
I, II, III, IV.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
De acordo com seus estudos, assinale a alternativa que representa um dos principais temas da produção de Augustina Bessa-Luís:
Apresentam relatos de viagens internacionais feitas pela autora no final dos anos 1960 e 1970.
Os relacionamentos modernos, cercados por conflitos, desentendimentos.
Refletem as experiências e observações que a autora fez o interior do país na época em que escreveu seus textos.
A defesa do papel da arte no despertar da consciência da sociedade para a importância da solidariedade.
A situação da mulher portuguesa, que precisava lutar por liberdade em um fechado mundo pequeno-burguês.
Com base nas características da produção de Alves Redol, analise as afirmações que seguem:
- Foi o pioneiro do romance Neorrealista, com sua obra Gaibéus, lançada em 1940.
- Produziu obras de engajamento social.
- Sua produção é composta de obras nos três gêneros: poemas, contos e romances.
- Em Gaibéus, o narrador transmite aos leitores as vivências de um grupo de trabalhadores.
- Gaibéus, para alguns críticos, assemelha-se a uma reportagem de jornal.
São corretas as afirmações contidas em:
terno e carinhoso, como se pode notar na boa lembrança que Luiza tem do beijo de Jorge.
intenso, pois Luiza se mostra profundamente divida entre o amor de Basilio e Jorge.
sofrido, pois Luiza e Jorge sofrem por se amar demais e por não poderem ficar juntos.
eterno, pois Luiza não deixa de amar seu marido, Jorge, apesar da distância que os separa.
passageiro e frágil, pois, para Luzia, Só os começos são bons.
Considere o fragmento do romance Os Maias, de Eça de Queirós.
Pobre Alencar! O naturalismo; (...) essas rudes análises, apoderando-se da Igreja, da Realeza, da Burocracia, da Finança, de todas as coisas santas, dissecando-as brutalmente e mostrando-lhes a lesão, (...) apanhando em flagrante (...) a palpitação mesma da vida; tudo isso (...),caindo assim de chofre e escangalhando a catedral romântica, sob a qual tantos anos ele tivera altar e celebrara missa, tinha desnorteado o pobre Alencar (...). O naturalismo, com as suas aluviões de obscenidade, ameaçava corromper o pudor social? Pois bem. Ele, Alencar, seria o paladino da Moral (...);então o romancista de Elvira que, em novela e drama, fizera a propaganda do amor ilegítimo, representando os deveres conjugais como montanhas de tédio, dando a todos os maridos formas gordurosas e bestiais, e a todos os amantes a beleza, o esplendor e o gênio dos antigos Apolos; então Tomás Alencar, que (...) passava ele próprio uma existência medonha de adultérios, lubricidade, orgias(...) – de ora em diante austero, incorruptível, (...) passou a vigiar atentamente o jornal, o livro, o teatro.
O crítico José Guilherme Merquior, ao analisar a questão da literatura na Modernidade, afirma:
... a partir de Flaubert e Baudelaire, instala-se nas letras o senso da “vacuidade do ideal”; emerge a tradição moderna como literatura crítica.
O ideal esvaziado de conteúdo, assinalado pelo crítico, no texto de Eça de Queirós,
constitui a busca do “paladino da moral”.
está tomado como sinônimo de “palpitação mesma da vida”.
é considerado causa da ação de “celebrar missa durante tantos anos”.
pode ser associado a “escangalhada catedral romântica”.
é tido como consequência da “propaganda do amor ilegítimo”.
Relacione os fragmentos a seguir de acordo com as características dos heterônimos de Fernando Pessoa:
I- “(...) Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.”
II- “(...) Começo a conhecer-me.
Não existo.
Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
ou metade desse intervalo, porque também há vida ...
Sou isso, enfim (...)”.
III- “(...) Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...”.
( ) Álvaro de Campos.
( ) Alberto Caeiro.
( ) Ricardo Reis.
A sequência CORRETA está em:
II, III e I.
III, I e II.
II, I e III.
I, III, II.
I, II, e III.
Sobre José Cardoso Pires, um dos autores representantes das novas tendências ficcionais, analise as afirmações que seguem:
I- Esteve ligado ao Arcadismo.
II- Em seus livros, destaca-se o realismo da observação da vida cotidiana.
III- Algumas narrativas possuem uma linguagem surrealista.
IV- Suas obras são marcadas por assuntos ligados ao Direito e Letras, sua área de formação.
V- A marca mais evidente de seu estilo é a concisão da linguagem.
São CORRETAS, as afirmações contidas em:
II, III, V.
I, III, V.
III, IV, V.
II, III, IV.
I, II, III.
Leia atentamente o seguinte poema de Ricardo Reis:
Quanta Tristeza
Quanta tristeza e amargura afoga
Em confusão a 'streita vida!
Quanto Infortúnio mesquinho
Nos oprime supremo!
Feliz ou o bruto que nos verdes campos
Pasce, para si mesmo anônimo, e entra
Na morte como em casa;
Ou o sábio que, perdido
Na ciência, a fútil vida austera eleva
Além da nossa, como o fumo que ergue
Braços que se desfazem
A um céu inexistente.
Assinale a alternativa CORRETA:
Este texto foge às características da produção de Ricardo Reis.
Nesse texto, há importante característica da poesia de Ricardo Reis: a questão do fado e do sofrimento humano.
Detectamos, nesse poema, importante característica da poesia de Reis: a abjeção ao cristianismo.
O texto é heteronímico, por isso não há verdade nele.
No poema, podemos vislumbrar o neo-paganismo de Reis.
Sobre Bocage, analise as afirmações que seguem:
I- como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente;
II- houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões;
III- em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico;
IV- como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril;
V- o subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, II, III, IV.
I, II, IV,V.
I, II, III, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV,V.
Com base em seus estudos sobre Bocage , analise as afirmações que seguem:
I- Como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente.
II- Houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões.
III- Em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico.
IV- Como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril.
V- O subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, III, IV, V.
I, II, III, IV.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
De acordo com seus estudos, assinale a alternativa que representa um dos principais temas da produção de Augustina Bessa-Luís:
Apresentam relatos de viagens internacionais feitas pela autora no final dos anos 1960 e 1970.
Os relacionamentos modernos, cercados por conflitos, desentendimentos.
Refletem as experiências e observações que a autora fez o interior do país na época em que escreveu seus textos.
A defesa do papel da arte no despertar da consciência da sociedade para a importância da solidariedade.
A situação da mulher portuguesa, que precisava lutar por liberdade em um fechado mundo pequeno-burguês.
Com base nas características da produção de Alves Redol, analise as afirmações que seguem:
- Foi o pioneiro do romance Neorrealista, com sua obra Gaibéus, lançada em 1940.
- Produziu obras de engajamento social.
- Sua produção é composta de obras nos três gêneros: poemas, contos e romances.
- Em Gaibéus, o narrador transmite aos leitores as vivências de um grupo de trabalhadores.
- Gaibéus, para alguns críticos, assemelha-se a uma reportagem de jornal.
São corretas as afirmações contidas em:
constitui a busca do “paladino da moral”.
está tomado como sinônimo de “palpitação mesma da vida”.
é considerado causa da ação de “celebrar missa durante tantos anos”.
pode ser associado a “escangalhada catedral romântica”.
é tido como consequência da “propaganda do amor ilegítimo”.
Relacione os fragmentos a seguir de acordo com as características dos heterônimos de Fernando Pessoa:
I- “(...) Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.”
II- “(...) Começo a conhecer-me.
Não existo.
Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
ou metade desse intervalo, porque também há vida ...
Sou isso, enfim (...)”.
III- “(...) Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...”.
( ) Álvaro de Campos.
( ) Alberto Caeiro.
( ) Ricardo Reis.
A sequência CORRETA está em:
II, III e I.
III, I e II.
II, I e III.
I, III, II.
I, II, e III.
Sobre José Cardoso Pires, um dos autores representantes das novas tendências ficcionais, analise as afirmações que seguem:
I- Esteve ligado ao Arcadismo.
II- Em seus livros, destaca-se o realismo da observação da vida cotidiana.
III- Algumas narrativas possuem uma linguagem surrealista.
IV- Suas obras são marcadas por assuntos ligados ao Direito e Letras, sua área de formação.
V- A marca mais evidente de seu estilo é a concisão da linguagem.
São CORRETAS, as afirmações contidas em:
II, III, V.
I, III, V.
III, IV, V.
II, III, IV.
I, II, III.
Leia atentamente o seguinte poema de Ricardo Reis:
Quanta Tristeza
Quanta tristeza e amargura afoga
Em confusão a 'streita vida!
Quanto Infortúnio mesquinho
Nos oprime supremo!
Feliz ou o bruto que nos verdes campos
Pasce, para si mesmo anônimo, e entra
Na morte como em casa;
Ou o sábio que, perdido
Na ciência, a fútil vida austera eleva
Além da nossa, como o fumo que ergue
Braços que se desfazem
A um céu inexistente.
Assinale a alternativa CORRETA:
Este texto foge às características da produção de Ricardo Reis.
Nesse texto, há importante característica da poesia de Ricardo Reis: a questão do fado e do sofrimento humano.
Detectamos, nesse poema, importante característica da poesia de Reis: a abjeção ao cristianismo.
O texto é heteronímico, por isso não há verdade nele.
No poema, podemos vislumbrar o neo-paganismo de Reis.
Sobre Bocage, analise as afirmações que seguem:
I- como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente;
II- houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões;
III- em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico;
IV- como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril;
V- o subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, II, III, IV.
I, II, IV,V.
I, II, III, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV,V.
Com base em seus estudos sobre Bocage , analise as afirmações que seguem:
I- Como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente.
II- Houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões.
III- Em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico.
IV- Como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril.
V- O subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, III, IV, V.
I, II, III, IV.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
De acordo com seus estudos, assinale a alternativa que representa um dos principais temas da produção de Augustina Bessa-Luís:
Apresentam relatos de viagens internacionais feitas pela autora no final dos anos 1960 e 1970.
Os relacionamentos modernos, cercados por conflitos, desentendimentos.
Refletem as experiências e observações que a autora fez o interior do país na época em que escreveu seus textos.
A defesa do papel da arte no despertar da consciência da sociedade para a importância da solidariedade.
A situação da mulher portuguesa, que precisava lutar por liberdade em um fechado mundo pequeno-burguês.
Com base nas características da produção de Alves Redol, analise as afirmações que seguem:
- Foi o pioneiro do romance Neorrealista, com sua obra Gaibéus, lançada em 1940.
- Produziu obras de engajamento social.
- Sua produção é composta de obras nos três gêneros: poemas, contos e romances.
- Em Gaibéus, o narrador transmite aos leitores as vivências de um grupo de trabalhadores.
- Gaibéus, para alguns críticos, assemelha-se a uma reportagem de jornal.
São corretas as afirmações contidas em:
II, III e I.
III, I e II.
II, I e III.
I, III, II.
I, II, e III.
Sobre José Cardoso Pires, um dos autores representantes das novas tendências ficcionais, analise as afirmações que seguem:
I- Esteve ligado ao Arcadismo.
II- Em seus livros, destaca-se o realismo da observação da vida cotidiana.
III- Algumas narrativas possuem uma linguagem surrealista.
IV- Suas obras são marcadas por assuntos ligados ao Direito e Letras, sua área de formação.
V- A marca mais evidente de seu estilo é a concisão da linguagem.
São CORRETAS, as afirmações contidas em:
II, III, V.
I, III, V.
III, IV, V.
II, III, IV.
I, II, III.
Leia atentamente o seguinte poema de Ricardo Reis:
Quanta Tristeza
Quanta tristeza e amargura afoga
Em confusão a 'streita vida!
Quanto Infortúnio mesquinho
Nos oprime supremo!
Feliz ou o bruto que nos verdes campos
Pasce, para si mesmo anônimo, e entra
Na morte como em casa;
Ou o sábio que, perdido
Na ciência, a fútil vida austera eleva
Além da nossa, como o fumo que ergue
Braços que se desfazem
A um céu inexistente.
Assinale a alternativa CORRETA:
Este texto foge às características da produção de Ricardo Reis.
Nesse texto, há importante característica da poesia de Ricardo Reis: a questão do fado e do sofrimento humano.
Detectamos, nesse poema, importante característica da poesia de Reis: a abjeção ao cristianismo.
O texto é heteronímico, por isso não há verdade nele.
No poema, podemos vislumbrar o neo-paganismo de Reis.
Sobre Bocage, analise as afirmações que seguem:
I- como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente;
II- houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões;
III- em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico;
IV- como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril;
V- o subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, II, III, IV.
I, II, IV,V.
I, II, III, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV,V.
Com base em seus estudos sobre Bocage , analise as afirmações que seguem:
I- Como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente.
II- Houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões.
III- Em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico.
IV- Como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril.
V- O subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, III, IV, V.
I, II, III, IV.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
De acordo com seus estudos, assinale a alternativa que representa um dos principais temas da produção de Augustina Bessa-Luís:
Apresentam relatos de viagens internacionais feitas pela autora no final dos anos 1960 e 1970.
Os relacionamentos modernos, cercados por conflitos, desentendimentos.
Refletem as experiências e observações que a autora fez o interior do país na época em que escreveu seus textos.
A defesa do papel da arte no despertar da consciência da sociedade para a importância da solidariedade.
A situação da mulher portuguesa, que precisava lutar por liberdade em um fechado mundo pequeno-burguês.
Com base nas características da produção de Alves Redol, analise as afirmações que seguem:
- Foi o pioneiro do romance Neorrealista, com sua obra Gaibéus, lançada em 1940.
- Produziu obras de engajamento social.
- Sua produção é composta de obras nos três gêneros: poemas, contos e romances.
- Em Gaibéus, o narrador transmite aos leitores as vivências de um grupo de trabalhadores.
- Gaibéus, para alguns críticos, assemelha-se a uma reportagem de jornal.
São corretas as afirmações contidas em:
II, III, V.
I, III, V.
III, IV, V.
II, III, IV.
I, II, III.
Leia atentamente o seguinte poema de Ricardo Reis:
Quanta Tristeza
Quanta tristeza e amargura afoga
Em confusão a 'streita vida!
Quanto Infortúnio mesquinho
Nos oprime supremo!
Feliz ou o bruto que nos verdes campos
Pasce, para si mesmo anônimo, e entra
Na morte como em casa;
Ou o sábio que, perdido
Na ciência, a fútil vida austera eleva
Além da nossa, como o fumo que ergue
Braços que se desfazem
A um céu inexistente.
Assinale a alternativa CORRETA:
Este texto foge às características da produção de Ricardo Reis.
Nesse texto, há importante característica da poesia de Ricardo Reis: a questão do fado e do sofrimento humano.
Detectamos, nesse poema, importante característica da poesia de Reis: a abjeção ao cristianismo.
O texto é heteronímico, por isso não há verdade nele.
No poema, podemos vislumbrar o neo-paganismo de Reis.
Sobre Bocage, analise as afirmações que seguem:
I- como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente;
II- houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões;
III- em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico;
IV- como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril;
V- o subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, II, III, IV.
I, II, IV,V.
I, II, III, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV,V.
Com base em seus estudos sobre Bocage , analise as afirmações que seguem:
I- Como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente.
II- Houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões.
III- Em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico.
IV- Como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril.
V- O subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, III, IV, V.
I, II, III, IV.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
De acordo com seus estudos, assinale a alternativa que representa um dos principais temas da produção de Augustina Bessa-Luís:
Apresentam relatos de viagens internacionais feitas pela autora no final dos anos 1960 e 1970.
Os relacionamentos modernos, cercados por conflitos, desentendimentos.
Refletem as experiências e observações que a autora fez o interior do país na época em que escreveu seus textos.
A defesa do papel da arte no despertar da consciência da sociedade para a importância da solidariedade.
A situação da mulher portuguesa, que precisava lutar por liberdade em um fechado mundo pequeno-burguês.
Com base nas características da produção de Alves Redol, analise as afirmações que seguem:
- Foi o pioneiro do romance Neorrealista, com sua obra Gaibéus, lançada em 1940.
- Produziu obras de engajamento social.
- Sua produção é composta de obras nos três gêneros: poemas, contos e romances.
- Em Gaibéus, o narrador transmite aos leitores as vivências de um grupo de trabalhadores.
- Gaibéus, para alguns críticos, assemelha-se a uma reportagem de jornal.
São corretas as afirmações contidas em:
Quanta Tristeza
Quanta tristeza e amargura afoga
Este texto foge às características da produção de Ricardo Reis.
Nesse texto, há importante característica da poesia de Ricardo Reis: a questão do fado e do sofrimento humano.
Detectamos, nesse poema, importante característica da poesia de Reis: a abjeção ao cristianismo.
O texto é heteronímico, por isso não há verdade nele.
No poema, podemos vislumbrar o neo-paganismo de Reis.
Sobre Bocage, analise as afirmações que seguem:
I- como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente;
II- houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões;
III- em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico;
IV- como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril;
V- o subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, II, III, IV.
I, II, IV,V.
I, II, III, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV,V.
Com base em seus estudos sobre Bocage , analise as afirmações que seguem:
I- Como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente.
II- Houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões.
III- Em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico.
IV- Como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril.
V- O subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, III, IV, V.
I, II, III, IV.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
De acordo com seus estudos, assinale a alternativa que representa um dos principais temas da produção de Augustina Bessa-Luís:
Apresentam relatos de viagens internacionais feitas pela autora no final dos anos 1960 e 1970.
Os relacionamentos modernos, cercados por conflitos, desentendimentos.
Refletem as experiências e observações que a autora fez o interior do país na época em que escreveu seus textos.
A defesa do papel da arte no despertar da consciência da sociedade para a importância da solidariedade.
A situação da mulher portuguesa, que precisava lutar por liberdade em um fechado mundo pequeno-burguês.
Com base nas características da produção de Alves Redol, analise as afirmações que seguem:
- Foi o pioneiro do romance Neorrealista, com sua obra Gaibéus, lançada em 1940.
- Produziu obras de engajamento social.
- Sua produção é composta de obras nos três gêneros: poemas, contos e romances.
- Em Gaibéus, o narrador transmite aos leitores as vivências de um grupo de trabalhadores.
- Gaibéus, para alguns críticos, assemelha-se a uma reportagem de jornal.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, IV.
I, II, IV,V.
I, II, III, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV,V.
Com base em seus estudos sobre Bocage , analise as afirmações que seguem:
I- Como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente.
II- Houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões.
III- Em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico.
IV- Como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril.
V- O subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos frequentes em sua obra lírica.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, III, IV, V.
I, II, III, IV.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
De acordo com seus estudos, assinale a alternativa que representa um dos principais temas da produção de Augustina Bessa-Luís:
Apresentam relatos de viagens internacionais feitas pela autora no final dos anos 1960 e 1970.
Os relacionamentos modernos, cercados por conflitos, desentendimentos.
Refletem as experiências e observações que a autora fez o interior do país na época em que escreveu seus textos.
A defesa do papel da arte no despertar da consciência da sociedade para a importância da solidariedade.
A situação da mulher portuguesa, que precisava lutar por liberdade em um fechado mundo pequeno-burguês.
Com base nas características da produção de Alves Redol, analise as afirmações que seguem:
- Foi o pioneiro do romance Neorrealista, com sua obra Gaibéus, lançada em 1940.
- Produziu obras de engajamento social.
- Sua produção é composta de obras nos três gêneros: poemas, contos e romances.
- Em Gaibéus, o narrador transmite aos leitores as vivências de um grupo de trabalhadores.
- Gaibéus, para alguns críticos, assemelha-se a uma reportagem de jornal.
São corretas as afirmações contidas em:
I, III, IV, V.
I, II, III, IV.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
De acordo com seus estudos, assinale a alternativa que representa um dos principais temas da produção de Augustina Bessa-Luís:
Apresentam relatos de viagens internacionais feitas pela autora no final dos anos 1960 e 1970.
Os relacionamentos modernos, cercados por conflitos, desentendimentos.
Refletem as experiências e observações que a autora fez o interior do país na época em que escreveu seus textos.
A defesa do papel da arte no despertar da consciência da sociedade para a importância da solidariedade.
A situação da mulher portuguesa, que precisava lutar por liberdade em um fechado mundo pequeno-burguês.
Com base nas características da produção de Alves Redol, analise as afirmações que seguem:
- Foi o pioneiro do romance Neorrealista, com sua obra Gaibéus, lançada em 1940.
- Produziu obras de engajamento social.
- Sua produção é composta de obras nos três gêneros: poemas, contos e romances.
- Em Gaibéus, o narrador transmite aos leitores as vivências de um grupo de trabalhadores.
- Gaibéus, para alguns críticos, assemelha-se a uma reportagem de jornal.
São corretas as afirmações contidas em:
Apresentam relatos de viagens internacionais feitas pela autora no final dos anos 1960 e 1970.
Os relacionamentos modernos, cercados por conflitos, desentendimentos.
Refletem as experiências e observações que a autora fez o interior do país na época em que escreveu seus textos.
A defesa do papel da arte no despertar da consciência da sociedade para a importância da solidariedade.
A situação da mulher portuguesa, que precisava lutar por liberdade em um fechado mundo pequeno-burguês.