LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS


O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que se dedica ao comportamento humano no trabalho, em suas dimensões micro, meso e macro.Sobre as dimensões de análise do comportamento organizacional, avalie o trecho a seguir:

 

Temas como personalidade, atitudes, motivação compõem a discussão na __________________, ligada ao indivíduo; enquanto temas como liderança, grupos e equipes, comunicação e negociação fazem parte de análises de __________________ e _______________________,  inclui a influência de grupos maiores de pessoas, dentro e fora da empresa e também o meio externo à organização, além de temas como cultura e clima organizacional, qualidade de vida e estresse no trabalho.

 

Complete as lacunas, acima, com os termos adequados.

 


Dimensão micro, dimensão meso e dimensão macro.


Dimensão macro, dimensão meso e dimensão micro.


Dimensão meso, dimensão macro e dimensão micro.


Dimensão micro, dimensão macro e dimensão meso.


Dimensão meso, dimensão micro e dimensão macro.

Com base em seus estudos do capítulo- Gestão participativa e técnicas de negociação, o termo Empowerment tem seu conceito muito citado e pouco praticado, segundo Chiavenato (2004):

 

“Possui como objetivo transmitir responsabilidade e recursos para todas as pessoas, a fim de obter a sua energia criativa e intelectual, de modo que possam mostrar a verdadeira liderança dentro das próprias esferas individuais de competência e também, ao mesmo tempo, ajudar a enfrentar os desafios globais de toda a empresa. Empoderar é dar poder e autonomia aos funcionários para aproveitar ao máximo o seu talento coletivo.”

 

 

Analise as alternativas e assinale a correta que corresponde ao conceito.

 

 


Gestão Autocrática.


Gestão Participativa.


Gestão Coercitiva.


Gestão Neoliberal


Gestão Motivacional.

Com base em seus estudos do Capítulo 8 – Gestão de conflitos em/na equipe, em relação as abordagens de gestão de conflito em/na equipe organizacional. De acordo com Lidiane Elias (2013), quanto aos tipos de conflitos.

 

Analise as afirmativas.

 

I.   São do tipo percebidos quando é reconhecido como conflito latente, em que os envolvidos percebem que existem divergências na relação entre os colaboradores, pois, seus interesses são diferentes.

II.  São hierárquicos os conflitos que ocorrem entre a liderança e seus subordinados, gerando desinteresse e prejuízo para todos os envolvidos.

III. São do tipo pessoais quando é reconhecido como conflito latente, em que os envolvidos percebem que existem divergências na relação entre os colaboradores, pois, seus interesses são diferentes.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


I e II.


I e III. 


II, apenas. 


I, II e III.


II e III. 

De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e videoaula disponibilizada na respectiva semana de estudos. Em relação as lideranças, identifique os itens corretos. 

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.    A liderança liberal tem total liberdade para tomada de decisões e a participação do líder é limitada.

II.   Na liderança democrática o líder procura ser um membro normal do grupo e faz comentários irregulares.

III.   A liderança autocrática determina qual tarefa cada pessoa deverá executar, centraliza as decisões.

IV.  Na liderança democrática o grupo sugere as providências e técnicas para atingir o objetivo junto com o líder. 

 

 

Assinale a alternativa correta.

 


III e IV, apenas.


I e II, apenas.


I, III e IV, apenas. 


I, apenas.


I, II, III e IV. 

 

Segundo Stephen Robbis (2010), liderança é a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos.  Sobre os conceitos de líder e liderança, assinale a alternativa correta:

 


Liderança e autoridade formal significam a mesma coisa.
Os líderes já nascem prontos.
A liderança não se aplica a todos os tipos de organização humana.
Habilidades e competências gerenciais podem ser desenvolvidas nos indivíduos.
A liderança se restringe à alta administração da organização.

Segundo Bolden (2004), liderança é um fenômeno complexo que toca em muitos outros procesos organizacionais, sociais e pessoais importantes.    Ela    baseia-se    em    um    processo    de    influência,    por meio do qual as pessoas são inspiradas a trabalhar na direção dos objetivos grupais, não por meio de coerção, mas de motivação pessoal. Sobre o papel do líder junto aos principais subsistemas de Gestão de Pessoas é POSSÍVEL AFIRMAR QUE:

 

 


No recrutamento de pessoas o líder trabalha na seleção de técnicas adequadas para a seleção de pessoas, tendo em vista a aparência do candidato.
Na avaliação de desempenho o líder precisa determinar ferramentas conforme o seu gosto pessoal e de fácil entendimento, dispensando quaisquer ações de comunicação quanto à ferramenta e sua utilização.
No treinamento de pessoas o líder deve conhecer a sua equipe de trabalho, propondo ações de treinamento e desenvolvimento, a curto, médio e longo prazo.
Na seleção de pessoas o líder atua na elaboração do perfil profissiográfico, em que são descritas todas as características, técnicas e comportamentais, exigidas para um funcionário contratado da empresa.
Na remuneração o líder deve fornecer remunerações de acordo com seu gosto pessoal, beneficiando funcionários que lhe agradam e punindo aqueles que não lhe agradam.

O trabalho em equipe, na modernidade administrativa em termos de gestão de pessoas, tornou-se de importância fundamental dentro do processo produtivo das organizações, tanto no alcance dos objetivos individuais como no dos objetivos grupais.

 

I- Na passagem do trabalho individual para o trabalho em equipe, o funcionário precisa aprender a cooperar com os outros, compartilhar informações, confrontar diferenças e sublimar seus interesses pessoais pelo bem da equipe.

 

II- O trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual, pois as equipes têm maiores demandas de comunicação, mais conflitos para serem administrados e mais reuniões para serem conduzidas.

 

III- As equipes eficazes têm membros comprometidos com um propósito comum, metas específicas da equipe, integrantes que acreditam na capacidade do grupo e um nível administrável de conflitos.

 

IV- O trabalho realizado pelas equipes eficazes oferece liberdade e autonomia, oportunidade para o aproveitamento de diferentes habilidades e talentos e a possibilidade de realizar parte de um todo em uma tarefa definida.

 

Das alternativas acima enumeradas, são corretas: 

 


I, III e IV, apenas.
Todas as alternativas.
II, III e IV, apenas.
II e  III, apenas.
I e IV, apenas.       

“A organização é a coordenação planejada das atividades de uma série de pessoas para a consecução de algum propósito de objetivo comum, explícito, através da divisão de trabalho e função, e através de uma hierarquia de autoridade e responsabilidade” Schein (1982, p. 12 apud PASSETO e MESADRI, 2012, p. 37).

 

Considerando essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I) A administração envolve um conjunto entrosado e unificado, no qual estariam inseridos aspectos como previsão, comando, controle e coordenação. 

                                                                           

                                                                        PORQUE

 

II) A organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, ou seja, seria uma entidade social em que temos empregada a função administrativa. 

 

  A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As afirmativas I e II são proposições falsas.
A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Nas  mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.

 

I) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.

 

II) O feedback  deve ser utilizado para modificar um comportamento mediante o reconhecimento de um ponto falho e estímulo pessoal para corrigi-lo. 

 

III) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.

 

IV) O feedback deve ser generalizado, pois funciona como um palestra motivacional.

 

Está correto o que se afirma em:

 


Somente I, II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente II e III.

Uma organização do comércio atacadista tem enfrentado desafios quanto a sua inserção e manutenção no mercado competitivo, em que o conhecimento e poder de decisão devem ser priorizados para o atendimento em tempo ínfimo ás transformações   originadas dos processos globalizados. O trabalho deve ter como foco o  aumento das condições de competitividade, a inovação nos negócios, a excelência da qualidade dos produtos, além de preços atrativos. Nesse sentido, a gestão para promover vantagens deve priorizar o :

 


Trabalho específico identitário. 
Trabalho de valor agregado. 
Trabalho em equipe de solução de problemas. 
Trabalho em equipe de projetos. 
Trabalho em equipe autogerenciada.
Páginas: 12345678910
1112