LIBRAS


O intervalo entre a suspeita da deficiência auditiva pelos familiares e diagnóstico audiológico permanece ainda muito longo, o que compromete as intervenções clínicas e sobretudo educacionais. As causas da deficiência auditiva na criança ocorrem no período pré, peri ou pós-natal. Lembrando que fatores de risco pré-natais são aqueles que acometem a criança durante a gestação, os perinatais são problemas que ocorrem durante o parto e os pós-natais, causas que acometem após o parto.

Considerando esses três períodos, apresente a sequência verdadeira, enumerando corretamente as sentenças abaixo: (1) Fase Pré-Natal (2) Fase Perinatal.

(3) Fase Pós-Natal.

 

(  ) Prematuridade com abaixo de 1.500 gramas, traumatismos cranianos e anóxia.

(  ) Sífilis, síndromes genéticas, infecções congênitas pelo vírus da rubéola e herpes.

(  ) Otite média crônica, medicação ototóxica e causas metabólicas como hipertiroidismo.

 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo:


3, 1, 2.


3, 2, 1.


2, 3, 1.


2, 1, 3.


1, 3, 2.

A Deficiência auditiva é a redução da acuidade auditiva em qualquer grau que prejudique a percepção dos sons, sejam eles ambientais ou de fala. Algumas pessoas nascem com deficiência auditiva, outras podem vir a desenvolve-la até mesmo gradualmente como nos casos de envelhecimento e exposição a altos ruídos.

Considerando os inúmeros fatores que podem ser responsáveis pela perda auditiva, analise as afirmativas a seguir:

I – Herança genética.

II – Infecções congênitas pelo vírus da rubéola.

III – Meningite bacteriana.

IV – Uso gestacional de medicamentos ototóxicos.

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:


I e IV.


I, II, III e IV.


II e III.


I, II e III.


III e IV.

Os professores de alunos surdos, que buscam desenvolver uma prática pedagógica bilíngue, precisam considerar alguns pontos importantes e marcantes das comunidades de pessoas surdas. Os surdos formam uma comunidade linguística minoritária caracterizada por compartilhar uma língua de sinais, valores culturais, hábitos e modos de socialização próprios. Quais pontos importantes um professor de alunos surdos precisa saber para que o seu trabalho dê bons resultados?

I – A língua de sinais é traço identitário dessa comunidade, pois além de favorecer o desenvolvimento de competências linguísticas e cognitivas, garante-lhes uma forma de comunicação natural, eficiente e significativa.

II - Uma prática verdadeiramente bilíngue leva-nos a refletir sobre a importância do reconhecimento e valorização da diferença e não da deficiência.

III – A língua de sinais é apenas um mero instrumento de apoio para os alunos surdos, o correto é que eles se comuniquem através da língua oral/falada.

IV – Os surdos formam uma comunidade linguística minoritária caracterizada por compartilhar uma língua de sinais, valores culturais, hábitos e modos de socialização próprios.

 

É correto o que se afirma em:


II, III e IV apenas


II e IV apenas.


II e III apenas.


I, II e IV apenas.


I e II apenas.

O termo fonologia tem sido usado também para designar o estudo dos elementos básicos constitutivos da língua de sinais. Na língua de sinais a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. Os sinais são formados a partir da combinação de cinco parâmetros fonológicos o que envolve o movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, são chamadas de parâmetros.

Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e marque a alternativa que apresenta os cinco parâmetros das línguas de sinais:


classificador, ponto de articulação, composição, variação linguística e expressões não manuais


iconicidade, arbitrariedade, variação linguística, verbos de concordância e sinais compostos. 


configuração de mão, ponto de articulação, orientação, movimento e expressões não manuais.


ponto de articulação, arbitrariedade, verbos direcionais, verbos de concordância e classificador.


configuração de mão, expressões não manuais, derivação, flexão e orientação.

Segundo Goldfeld (2002), a aquisição da linguagem provoca um padrão de desenvolvimento cognitivo da criança. As funções mentais inferiores, tal como a percepção natural, atenção involuntária e memória natural, com a mediação da linguagem, transformam-se em funções mentais superiores. Quais são estas funções?

Assinale a alternativa correta:


Percepção voluntária, atenção mediada e memória voluntária.


Percepção natural, atenção natural e memória natural.


Percepção mediada, atenção natural e memória natural.


Percepção natural, atenção involuntária e memória natural.


Percepção mediada, atenção voluntária e memória mediada.

Leia com atenção o texto a seguir:

 A Libras é uma língua viva e autônoma, reconhecida pela linguística por apresentar todos os níveis que constituem quaisquer outras línguas ou seja, o nível fonológico (unidades que constituem uma língua) morfológico (formação de palavras), sintático (estrutura) semântico (significado) e pragmático (envolvendo o contexto conversacional). Nas línguas de sinais também existem itens lexicais, os quais são denominados de ___________________________ e o que diferencia a língua de sinais das demais línguas orais e a sua modalidade ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________ .

 

Marque a alternativa cujo vocábulo preenche corretamente, a lacuna:


mímicas, visual-espacial.


sinais, gestual.


gestos, visual-espacial


palavras, oral e auditiva.


sinais, visual-espacial.

Por variação linguística na Libras Karnopp nos diz que: Ao estudarmos as línguas de sinais, estamos tratando também das relações entre linguagem e sociedade. A linguística, ao estudar qualquer comunidade que usa uma língua, constata, de imediato, a existência de diversidade ou de variação, ou seja, a comunidade linguística (no caso aqui investigado, a comunidade de surdos) se caracteriza pelo emprego de diferentes modos de usar a língua de sinais. A essas diferentes maneiras de fazer sinais, utiliza-se a denominação de “variedades linguística”.

 Levando em consideração as variações regionais presentes na Libras, sobre esta é correto afirmar que:

 

 


Refere-se aos sinais que reproduzem a imagem do referente, ou seja, permite uma representação de traços semânticos do referente.


Refere-se aos sinais que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.


Refere-se à variações na configuração das mãos e/ou movimento, não modificando o sentido do sinal.


Refere-se as variações de sinais de uma região para a outra, no mesmo país.


Com o passar do tempo, um sinal pode sofrer alterações decorrente dos costumes da geração que o utiliza. 

É de extrema relevância o convívio da criança surda com outros surdos mais experientes, que dominem a língua de sinais, pois entendemos que a constituição de sujeitos surdos depende mais dos modos pelos quais as relações sociais são constituídas ou significadas, e menos da condição orgânica em si.

Marque “V” para a alternativas verdadeiras e  “F” para as falsas:  


 (  ) O convívio da criança surda com pessoas ouvintes priorizará o aprendizado da linguagem oral de forma natural e espontânea.

 (   ) O convívio da criança surda com outros surdos mais experientes na língua de sinais é de extrema relevância, pois estes, se constituirão em modelo cultural e linguístico para crianças e jovens surdos.

(   ) A criança surda deverá ter contato com pares mais experientes, ou seja, adultos surdos usuários da língua de sinais.

(   ) Pais e familiares ouvintes também devem aprender a língua de sinais, preferencialmente no convívio com as comunidades surdas, para garantir um ambiente linguístico adequado à criança surda, tanto no contexto familiar como no social.

(  ) Diferentemente dos pais e familiares de crianças surdas, os educadores e profissionais de diversos segmentos não têm a necessidade de aprender a Libras.

 

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA, de acordo com o que você assinalou:


V, F, F, F, F  


F, F, V, V, F  


F, F, F, V, V   


V, V, F, V, F


F, V, V, V, F

Atualmente, a Linguística apresenta argumentos que defendem, teoricamente, que a Libras - Língua Brasileira de Sinais é verdadeiramente uma língua. Com relação ao assunto, coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:

 

(  ) A Libras é uma língua de modalidade visual-espacial constituída por todos os itens linguísticos pertinentes as línguas orais.

(  ) A Libras é a língua materna dos surdos brasileiros e como tal poderá também ser  aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade.

(  ) A Libras é uma língua universal com estrutura gramatical própria, expressa por mímicas, gestos e simples desenhos no ar.

(  ) A Libras é uma língua completa que apresenta uma organização neural semelhante as línguas orais, ou seja, ela se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. 


F - V - F - V


V - F - V - F 


F - F - V - V


V - V - F - V


V - V - F - F

Orienta-se realizar este exame, nos primeiros anos de vida do bebê (3 meses), detectando perdas precoces que possam influenciar no aprendizado da linguagem. Geralmente o exame é realizado no berçário em sono natural, de preferência no 2º ou 3º dia de vida. O tempo de duração varia entre 5 e 10 minutos, não tem qualquer contraindicação, não acorda nem incomoda o bebê. Não exige nenhum tipo de intervenção invasiva (uso de agulhas ou qualquer objeto perfurante) e isto é, indolor, não invasivo, rápido, de baixo custo, tem elevada sensibilidade, e a aparelhagem é portátil. O exame avalia a integridade da orelha interna, mais especificamente, das células ciliadas externas.

 

De acordo com o exposto, marque a alternativa que corresponde o nome correto deste exame mais utilizado para a triagem auditiva:


Emissões otoacústicas (EOAs)


Triagem acústica


Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI)


Audiometria Tonal Limiar


Emissões acústicas (EAs)

Páginas: 12345678910