LIBRAS


É de extrema relevância o convívio da criança surda com outros surdos mais experientes, que dominem a língua de sinais, pois entendemos que a constituição de sujeitos surdos depende mais dos modos pelos quais as relações sociais são constituídas ou significadas, e menos da condição orgânica em si.

Marque “V” para a alternativas verdadeiras e  “F” para as falsas:  


 (  ) O convívio da criança surda com pessoas ouvintes priorizará o aprendizado da linguagem oral de forma natural e espontânea.

 (   ) O convívio da criança surda com outros surdos mais experientes na língua de sinais é de extrema relevância, pois estes, se constituirão em modelo cultural e linguístico para crianças e jovens surdos.

(   ) A criança surda deverá ter contato com pares mais experientes, ou seja, adultos surdos usuários da língua de sinais.

(   ) Pais e familiares ouvintes também devem aprender a língua de sinais, preferencialmente no convívio com as comunidades surdas, para garantir um ambiente linguístico adequado à criança surda, tanto no contexto familiar como no social.

(  ) Diferentemente dos pais e familiares de crianças surdas, os educadores e profissionais de diversos segmentos não têm a necessidade de aprender a Libras.

 

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA, de acordo com o que você assinalou:




  • V, F, F, F, F  

  • F, F, V, V, F  

  • F, F, F, V, V   

  • V, V, F, V, F

  • F, V, V, V, F