LIBRAS
Os professores de alunos surdos, que buscam desenvolver uma prática pedagógica bilíngue, precisam considerar alguns pontos importantes e marcantes das comunidades de pessoas surdas. Os surdos formam uma comunidade linguística minoritária caracterizada por compartilhar uma língua de sinais, valores culturais, hábitos e modos de socialização próprios. Quais pontos importantes um professor de alunos surdos precisa saber para que o seu trabalho dê bons resultados?
I – A língua de sinais é traço identitário dessa comunidade, pois além de favorecer o desenvolvimento de competências linguísticas e cognitivas, garante-lhes uma forma de comunicação natural, eficiente e significativa.
II - Uma prática verdadeiramente bilíngue leva-nos a refletir sobre a importância do reconhecimento e valorização da diferença e não da deficiência.
III – A língua de sinais é apenas um mero instrumento de apoio para os alunos surdos, o correto é que eles se comuniquem através da língua oral/falada.
IV – Os surdos formam uma comunidade linguística minoritária caracterizada por compartilhar uma língua de sinais, valores culturais, hábitos e modos de socialização próprios.
É correto o que se afirma em: