JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


Analise as frases abaixo a cerca dessa questão e responda. Como é concebido o jogo por Dewey?

Como atividade livre Como auto atividade Como forma de apreensão dos problemas do cotidiano Como expressão das capacidades da criança

Assinale a alternativa correta

 


1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas.
2 e 4, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 2, apenas.

Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)

(  ) O valor experimental da brincadeira permite a exploração e a manipulação.

(  ) O valor da estruturação, não da suporte à construção da personalidade infantil.

(  ) O valor da relação na brincadeira coloca a criança em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral para propiciar o estabelecimento de relações.

(  ) O valor lúdico da brincadeira não avalia se os objetos possuem as qualidades que estimulam o aparecimento da ação lúdica.

 

Assinale a sequencia correta

 


F- F- V- F
F- V- V- F
V- V- F- F
V- F- V- F
V- F- V- V

Analise as assertivas abaixo:

I- Na escola, as aulas de educação física acontecem com maior frequência em quadras, com bolas e redes. A sugestão é aproveitar melhor o espaço, de maneira que apenas os alunos interessados participem.

 

II- Diante da ampla influência da televisão e de videogames na imaginação infantil, é eficaz propor, nas aulas de educação física, que os alunos criem jogos a partir de suas vivências individuais, com vistas a novas aprendizagens. Isso representa uma estratégia que pode motivar muito o aluno na sua prática escolar.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 


Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.

Segundo Carvalho (2005), para psicologia histórico-cultural, quando surge a brincadeira? Assinale a alternativa correta.

 


quando a criança ganha o primeiro brinquedo.
quando a criança manipula a primeira boneca ou bola.
quando a criança toma consciência do mundo dos adultos.
quando a criança toma consciência do mundo dos objetos sociais que o adulto manipula.
quando a criança brinca com outra criança.

Os jogos contribuem para o desenvolvimento humano e a inclusão social. Por que os jogos são uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão?

 


Pois eles selecionam os alunos corretamente, separando-os por capacidades físicas.
Pois os jogos possibilitam a integração e o respeito às diferenças. Eles propiciam a integração de pessoas em uma única atividade sem exclusão, estimulando a capacidade do aluno.
Pois integram o aluno em seu devido nível de desenvolvimento, separando as suas habilidades para ele poder trabalhar seriamente nelas.
Pois dividem os alunos de acordo com o seu desenvolvimento, separando o mais habilidoso e capaz do menos habilidoso.
Pois capacitam o aluno previamente para situações de conflito, trabalhando o seu desenvolvimento, além de deixá-lo ciente do que ele pode fazer e do que ele não pode fazer.

Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)

 

( ) O jogo não é o resultado de relações interindividuais, portanto de cultura.

( ) A complexidade do uso do jogo aproxima-o do senso comum, pois muitas das atividades lúdicas têm suas matrizes na cultura popular, estando esta impregnada de saberes e fazeres de um determinado grupo.

( ) É evidente que se pode ter a mesma cultura lúdica aos 3 e aos 12 anos.

( ) A cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida a cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida

( ) A cultura lúdica das meninas e dos meninos é ainda hoje marcada por grandes diferenças, embora possam ter alguns elementos em comum

 

Assinale a sequencia correta


V- F- V- F- F
F- F- V- V- F
F- V- F- V- V
V- V- V- F- V
V- F- F- F- V

A hominização resulta em num novo ponto de partida: o homem. Dessa forma o homem pode ser considerado também um homo:


Habilidoso
Ludens
Complexus
Primitivo
Tradicional

Leia atentamente o trecho abaixo:

Pobres brinquedos prontos! Vindo já prontos, eles nos roubam a alegria de fazê-los. Brinquedo que se faz é arte, tem a cara da gente. Brinquedo pronto não tem a cara de ninguém. São todos iguais. Só servem para o tráfico de inveja que move pais e filhos (ALVES, 2004, p.35).

Estudamos nesta unidade diferentes atividades relacionadas com brinquedos, brincadeiras e jogos. Analise e identifique no texto o tipo de atividade que o autor descreve.

 


Jogos motores
Brinquedos de construção
Brincadeiras criativas
Jogos cooperativos
Jogos recreativos

A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. Assim, todo jogo tem sua existência em:

 


um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta  

“Não sério”, por estar associado aos jogos de azar.
Sério, por não estar associado à compulsão lúdica.
“Não sério”, por não estar associado aos jogos de azar.
“Não sério”, por estar associado à compulsão lúdica.
Sério, por estar associado aos jogos de azar.
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