HISTÓRIA NA SALA DE AULA


De acordo com o historiador José Alves de Freitas Neto, quando descortinamos o universo de Machado de Assis, Shakespeare, ou de qualquer outro literato, “estamos percorrendo um caminho que nos deixa pistas sobre a historicidade daquela produção". Nesse sentido, aponte nas alternativas abaixo, a mais correta em relação às pistas que nos dão as obras literárias para a pesquisa histórica:


Os vilões e os duendes representados na ficção
Os sentimentos e a psicologia das personagens.
As personagens e os locais imaginados.
As representações de costumes, episódios, a sociedade e temas.
As subjetividades das personagens idealizadas.

Não é possível ao historiador contemporâneo ter acesso ao acontecido no passado. As fontes com as quais trabalha não são o “reflexo” ou cópia idêntica do real, é preciso ir além do que é dito, ver além do que é mostrado. Analise as seguintes assertivas em relação à história e literatura.

I - O uso dos textos literários nas pesquisas e nas aulas de história não deve ser somente uma ilustração do contexto em estudo. Os textos não são somente para ilustrar um determinado tema .Ele apresenta ao leitor como se pensava e sentia em um outro tempo.

II - O ponto de vista social está inserido no texto literário, os personagens se ligam ao contexto global da sociedade, o autor é uma pessoa de seu tempo, a literatura é um produto da sociedade e a sociedade,mesmo que de forma indireta, está presente na obra literária.

III - A literatura é importante para o professor que quer trabalhar fatos históricos ali contidos, pelo fato de que ela apresenta os fatos como ocorreram e esse é o maior tesouro para a pesquisa histórica. A verdade absoluta.

 

 


III apenas
I apenas
I, II e III
II e III apenas
I e II apenas

Segundo Marcos Napolitano no texto sobre cinema: É preciso refletir sobre o público-alvo da atividade planejada, conhecendo seus limites e possibilidades gerais". Assim sendo, alguns aspectos devem ser considerados:

I - Faixa etária, peso, altura e etapa de aprendizagem.

II - O objetivo didático-pedagógico da atividade

III - O conhecimento e repertório cultural dos alunos.

Assinale a alternativa correta.


I, II e III
I e III apenas
II e III apenas
I apenas
I e II apenas

Sobre o ensino de história é correto afirmar:

I - Que o mais importante é o professor não se prender apenas ao livro didático, mas recorrer a outras fontes de leitura e práticas pedagógicas e se acostumar a problematizar o conteúdo.

II - No ensino de História o principal objetivo é compreender e interpretar as várias versões do fato, e não apenas memorizá-lo.

III - Ao problematizar o conhecimento histórico, o professor sempre está criando condições para o aluno refletir, pensar sobre um determinado tema, argumentar e fundamentar suas opiniões, e dessa forma contribuir para que ele fuja da memorização pura e simples.

 


III apenas
I e II apenas
I, II e III
I e III apenas
I apenas

É preciso que o professor não se detenha apenas no discurso, mas que tenha a coragem de inovar sua prática cotidiana, pensando nisso, analise as assertivas a seguir:

I - A infância e a juventude são períodos de descobertas, de construção, de formação, cabe a nós possibilitarmos esse aprendizado trabalhando em sala de aula textos diversos, atuais e de época, fotografias, letras de música, ilustrações e propagandas.

II – A história verdadeira só é encontrada em documentos oficiais dos governos, utilizar outras fontes é mascarar a história.

III - Outros elementos tais como mapas, tabelas, fragmentos literários, livros paradidáticos são muito interessantes para trabalhar a história.

 

É possível dizer que estão corretas as alternativas


I e II apenas
I e III apenas
II apenas
I apenas
II e III apenas

A canção popular pode compor diferentes objetos de estudos históricos, articulando sujeitos em tempos diversos, tais como:

I - Construir um problema histórico que trate a canção popular como tema central.

II - As estratégias usadas pelo Estado Novo para favorecer a divulgação do trabalhismo por meio da canção popular.

III - O professor deve se fazer a pergunta: utilizar determinada canção como fonte vai possibilitar a solução para um problema no ensino de história?

 

As alternativas corretas estão contidas em:


I, II e III
I e II apenas
I apenas
I e III apenas
II e III apenas

Sobre o cinema em sala de aula é preciso levar em conta que:

 

I - O cinema é sempre ficção engendrada pela verdade da câmera

II - O cinema demonstra a realidade nos filmes históricos

III - O professor não deve esquecer as várias dimensões do cinema ao trabalhar o filme em sala de aula.

 

Estão corretas as alternativas contidas em:


I, II e III
I e III apenas
III apenas
II e III apenas
I e II apenas

Sobre as possibilidades de uso do cinema em sala de aula podemos dizer que:

I - Um filme pode ser usado como fonte quando o professor direcionar o debate para os problemas e as questões  surgidas com base no roteiro.

II - É importante não ficar apenas no filme como ilustração, mas usar criticamente a narrativa como elemento disseminador de pesquisas e debates.

III - O filme utilizado como ilustração, encanta, distrai, passo o tempo do aluno, liberando o professor para outras atividades.

Assinale a alternativa correta


I, II e III apenas
II e III apenas
I e II apenas
II apenas
I e III apenas

Ao longo dos últimos 50 anos, a população brasileira quase triplicou: passou de 70 milhões, em 1960, para 190,7 milhões, em 2010. O crescimento do número de idosos, no entanto, foi ainda maior. Em 1960, 3,3 milhões de pessoas tinham mais de 60 anos; em 2010, eram 20,5 milhões. Atribui-se o aumento de pessoas nessa faixa de idade a:


Aumento das contribuições previdenciárias
Aumento da natalidade na década de 90 do século XX
Diminuição da expectativa de vida.
Estagnação do número de jovens em idade de casar.
Melhoria das condições de saúde e progresso da ciência em geral.

Um historiador cunhou uma frase que ficou famosa por representar a essência da história: que "ela é a ciência dos homens no tempo". Esse historiador foi:


Marc Bloch
Tucídides
Roger Chartier
Eric Hobsbawn
Fernand Braudel
Páginas: 123456