HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto… Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

 

(ALDALBERON DE LAON. ln: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981)

 

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média e tinha por objetivo:


impedir a igualdade jurídica.


controlar a exploração econômica.


questionar a ordem divina.


subverter a hierarquia social.


opor-se às revoltas camponesas.

A Idade Média corresponde ao período entre a queda do Império Romano do Ocidente e a ascensão da era moderna. Esse período foi dominado pelo misticismo e pela ignorância, e a Europa sofreu retrocessos artísticos, intelectuais, filosóficos e institucionais devido à destruição dos valores culturais greco-romanos e à interferência religiosa. Do ponto de vista da produção do conhecimento, a Idade Média ressaltou uma relação distinta com a educação e a ciência.

 

Considerando a produção do conhecimento no mundo medieval, avalie as afirmações a seguir.

 

I O conhecimento produzido pela filosofia patrística criou a base teológica sobre a qual o cristianismo se consolidou como uma doutrina religiosa e moral.

II A produção do conhecimento na Idade Média foi fortemente marcada pela filosofia cristã e sua busca pela comprovação da existência de Deus e da alma.

III A educação do homem no mundo medieval tinha como ponto de partida a admissão do mistério dos fenômenos da natureza.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


II e III.


I, apenas.


I e III.


III, apenas.

As civilizações grega e romana exerceram um papel fundamental na construção do ideário político, ético e estético do mundo Ocidental. Neste período, destacam-se dois importantes momentos na educação: i) a educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, que traduz a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade; e, ii) a educação romana, essencialmente humanista, com vistas à formação da sensibilidade e do carácter.

 

Sobre as características da educação grega e da educação romana, julgue os itens abaixo.

 

I A educação grega, centrada na educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), tinha como objetivo a formação de um cidadão completo em duas grandes dimensões da vida: a contemplação e a política.

II A nova concepção de cultura e a compreensão do lugar ocupado pelo indivíduo nas sociedades grega e romana pouco ou nada repercutiu nas práticas de ensino, uma vez que o saber cotidiano encontrava-se distanciado das questões de metafísica e de política.

III A educação romana, inspirada na antiga Paideia, tornou-se enciclopedista, evidenciando um ideal de educação geral voltada para a formação da pessoa culta. Neste novo momento, a educação encontra-se centrada na erudição dos conteúdos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


I, apenas.


I e III.


II, apenas.


II e III.

No século I a.C., as escolas superiores desenvolveram-se e cresceram durante o Império, sendo frequentadas por jovens da elite, que se preparavam para vida pública, estudando política, direito e filosofia. A educação era predominantemente aristocrática, voltada para as atividades intelectuais, consideradas mais dignas que o trabalho manual, cada vez mais menosprezado.

 

Sobre a educação cosmopolita, julgue as afirmativas que seguem.

 

I Os objetivos do ensino médio e superior centravam-se no domínio da composição literária, com ênfase para na gramática latina, métrica da poesia e literatura.

II A educação era dividida em diferentes tipos e exigências: enquanto os meninos ricos aprendiam oratória, os pobres estavam interessados em dominar um pouco da escrita e das contas.

III A oratória era igualmente ensinada para todos os cidadãos romanos, pois acreditava-se que toda a vida pública dependia de arte de defender ideias e interesses.

IV O ensino superior preparava para a eloquência e atuação nos tribunais e na vida política, o que demonstra a igualdade do acesso de homens e mulheres à educação.

V A escola elementar (ou do ludi magister) ficava a cargo de escravos pedagogos gregos que transmitiam a cultura grega aos jovens romanos, dando-lhes formação bilíngue.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, II e IV.


III, IV e V.


I, II e V.


II, IV e V.


II, III e V.

A educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, traduzia a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade, formando, de modo integral, um cidadão completo nas dimensões da contemplação e da política. Sobre o conteúdo formativo da educação grega, é CORRETO afirmar que:


A formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), relacionava a Paideia aos conteúdos letrados distantes do cotidiano e aos exercícios espirituais.


A educação retórica (a arte de argumentar) acentuava a Paideia como ideal de formação política do cidadão, tendo em vista a legitimação das práticas de poder.


A Paideia enfatizava somente a educação do corpo (ginástica), tendo em vista a formação do homem-guerreiro, ligado à ideologia militar.


A Paideia enfatizava a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).


A educação prática, ligada aos ofícios do artesão e do agricultor, destacava a Paideia como espaço de formação para o cuidado e a manutenção da cidade (pólis).

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Quanto à subida e à contemplação do que há no alto, considera que se trata da ascensão da alma até o lugar inteligível, e não te enganarás sobre a minha esperança, já que desejas conhece-la. [...] Em todo o caso eis o que me aparece tal como me aparece; nos últimos limites do mundo inteligível aparece-me a ideia do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem concluir que ela é a causa de tudo o que há de reto e belo.

 

(PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 228)

 

Herdeiro intelectual de Sócrates, Platão afirma que o ordenamento da existência humana se traduz numa realidade de transcendência. Nesse sentido, a educação configura uma espécie de dialética ascendente:

 

I que desloca o homem no sentido Bem, que é, ao mesmo tempo, felicidade e virtude.

II que permite ao homem libertar-se do mundo sensível para contemplar o mundo inteligível.

III que nomeia a atividade de conformação da razão aos sentidos do corpo.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


I, somente.


I e III.


II, somente.


III, somente.

A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Neste quadro, a educação de cada povo surge através de sua história como um signo cultural que prevalece com o decorrer do tempo. Sobre as características da educação e da pedagogia nas sociedades da Antiguidade Oriental, é CORRETO afirmar que:


As práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.


As orientações sobre como educar eram extraídas dos livros sagrados, que ofereciam as regras ideais de conduta, a partir das prescrições religiosas e morais.


A educação, ministrada difusa e igualmente nas sociedades da Antiguidade Oriental, tinha como objetivo a promoção da mobilidade social dos sujeitos.


As mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.


A educação nas sociedades da Antiguidade Oriental, a exemplo das comunidades primitivas, era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.

Leia, com atenção, as asserções abaixo:

 

A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. No exercício do poder, em nenhum momento, as pessoas especiais abusam de privilégios para estabelecer a relação mando-obediência.

PORQUE

As esferas do social e do político não se separam e o poder não constitui uma instancia à parte, como acontece nas sociedades em que o Estado foi instituído.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.


As duas asserções são proposições falsas.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental “o ensino e a aprendizagem da história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico [...] e o saber histórico escolar” (PCNEF, 1996, p. 29).

 

A respeito do saber histórico e do saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.


O saber histórico e o saber histórico escolar fundamentam-se somente na forma das representações sociais construídas pela vivência dos sujeitos no campo educação.


A natureza teórica do saber histórico revela um conhecimento específico produzido pela historiografia, ao passo que o saber histórico escolar se refere ao campo da investigação prática do tempo, dos fatos e do sujeito.


O saber histórico, concernente ao campo da produção historiográfica e de reconstrução da escrita da história, encontra-se intimamente relacionado com o saber histórico escolar enquanto “epistemologia do fato”.


O saber histórico diz respeito ao campo da pesquisa e produção de conhecimentos sob o domínio dos especialistas e o saber histórico escolar refere-se à reelaboração do conhecimento produzido no campo da pesquisa, a partir da mediação pedagógica professor/aluno.


O saber histórico caracteriza o produto da informação veiculada pelas diferentes comunidades e o saber histórico escolar diz respeito somente ao conhecimento produzido no campo da mediação pedagógica.

Em cada época, as práticas educativas consolidam-se sobre diferentes fatores. Destes, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento revelam que a educação de cada povo surge através de sua história como um signo cultural que prevalece com o decorrer do tempo.

 

Sobre as características da educação e da pedagogia nas sociedades da Antiguidade Oriental, é CORRETO afirmar que:


as mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.


as prescrições religiosas e morais extraídas dos livros sagrados, ofereciam as regras ideais de conduta a partir das quais obtinham-se as orientações educativas.


a mobilidade social caracterizava o objetivo pedagógico da Antiguidade Oriental que, difusa e igualitariamente, promovia uma educação reflexiva e crítica da realidade.


a exemplo das comunidades primitivas, a educação nas sociedades da Antiguidade Oriental era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.


as práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.