HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Neste quadro, a educação de cada povo surge através de sua história como um signo cultural que prevalece com o decorrer do tempo. Sobre as características da educação e da pedagogia nas sociedades da Antiguidade Oriental, é CORRETO afirmar que:




  • As práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.

  • As orientações sobre como educar eram extraídas dos livros sagrados, que ofereciam as regras ideais de conduta, a partir das prescrições religiosas e morais.

  • A educação, ministrada difusa e igualmente nas sociedades da Antiguidade Oriental, tinha como objetivo a promoção da mobilidade social dos sujeitos.

  • As mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.

  • A educação nas sociedades da Antiguidade Oriental, a exemplo das comunidades primitivas, era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.