HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


As civilizações grega e romana exerceram um papel fundamental na construção do ideário político, ético e estético do mundo Ocidental. Neste período, destacam-se dois importantes momentos na educação: i) a educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, que traduz a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade; e, ii) a educação romana, essencialmente humanista, com vistas à formação da sensibilidade e do carácter.

 

Sobre as características da educação grega e da educação romana, julgue os itens abaixo.

 

I A educação grega, centrada na educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), tinha como objetivo a formação de um cidadão completo em duas grandes dimensões da vida: a contemplação e a política.

II A nova concepção de cultura e a compreensão do lugar ocupado pelo indivíduo nas sociedades grega e romana pouco ou nada repercutiu nas práticas de ensino, uma vez que o saber cotidiano encontrava-se distanciado das questões de metafísica e de política.

III A educação romana, inspirada na antiga Paideia, tornou-se enciclopedista, evidenciando um ideal de educação geral voltada para a formação da pessoa culta. Neste novo momento, a educação encontra-se centrada na erudição dos conteúdos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • I e II.

  • I, apenas.

  • I e III.

  • II, apenas.

  • II e III.