HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL


Para o sociólogo Octavio Ianni (2006) o mapa do mundo assume uma nova perspectiva política, econômica, cultural e social decorrente da globalização. Segundo o sociólogo, a frase de Marx e Engels “tudo que é sólido desmancha-se no ar”, do manifesto comunista, exprime a realidade atual da sociedade contemporânea.

Considerando essa situação analise as afirmativas abaixo.

 

I- A globalização interliga povos de diferentes culturas e interesses econômicos distintos. Por outro lado, também desagrega o homem enquanto ser coletivo, reafirmando cada vez mais o individualismo entre sociedades.

II- Existem várias contradições que são inerentes ao processo de globalização. Porém, tais contradições de modo nenhum, atingem a geopolítica mundial, pois em tempo algum interferem nas relações entre os países.

III- A globalização é responsável por mudanças no contexto econômico, político, cultural e social em escala mundial. Tais mudanças, interferirá no cotidiano das pessoas, como também na dinâmica territorial.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e II, apenas.


I, apenas.


III, apenas.


I, II e III. 


I e III, apenas.

“Oficialmente, o termo “geopolítica” surgiu com o jurista sueco Rudolf Kjellen (1864-1922), o qual empregou esse termo em um ensaio intitulado “As grandes potências”. Onze anos mais tarde, Kjellen volta a reafirmar as bases dessa nova disciplina no seu livro O Estado como forma de vida, cuja preocupação inicial era o aumento do poder mundial. Nesse contexto, definiu a geopolítica como “a ciência que estuda o Estado como organismo geográfico” (VESENTINI, 2004). Considerando os estudos sobre geografia política e geopolítica, avalie as afirmações abaixo.

I- Ratzel ampliou o sentido da expressão “geografia política”, pois, esta era vista apenas como sinônimo de geografia da história.

II- Rudolf Kjellen, foi quem analisou de forma clara as diferenças entre a geografia política e geopolítica.

III- Lacoste e Claval questionaram os estudos de Kjellen sobre a diferenciação entre geopolítica e geografia política.

IV- Karl Haushofer foi um pensador geopolítico alemão, cuja conjuntura internacional propiciou seu engajamento.

É correto apenas o que se afirma em:


III e IV.


I e II.


I, II e IV.


I e III.


I, II, III e IV. 

“A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo”.

OLIVEIRA, A. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: ROSS, J. L. Sanches (org.). Geografia do Brasil, v. 3. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 255.

Esses blocos econômicos começaram a ser edificados a partir do fim da Guerra Fria, momento em que o mundo perdeu a configuração bipolar e se iniciou o processo de construção da hegemonia capitalista no globo. O bloco que se tornou oficial em 1992, pelo tratado de Maastricht e propôs moeda única e sistemas financeiros e bancários comuns é denominado:


UE


APEC


MERCOSUL.


OTAN


NAFTA

O neoliberalismo condena a participação do Estado na economia, pois segundo seus defensores, esta ação impediria o livre funcionamento das forças de mercado, e, consequentemente, o bloqueio do desenvolvimento do capitalismo. Para a plena compreensão do que é o neoliberalismo, é imprescindível compreender primeiramente o liberalismo econômico. Considerando o liberalismo econômico e seus reflexos na produção do capital analise as afirmativas abaixo.

 

I- As práticas liberais, originaram – se na Escola Clássica Inglesa, no século XVIII, fundamentando – se nas ideias de Adam Smith, David Ricardo, Stuart Mill e Malthus.

II- O liberalismo econômico era a teoria da burguesia europeia e estadunidense, sendo um dos fatores preponderantes, que retirou os americanos da crise de 1929.

III- O Liberalismo econômico tem como princípio fundamental a não intervenção do Estado na economia, ou seja, o mercado regula-se a si mesmo.

IV- Com a evolução do capitalismo surgiram os monopólios, os cartéis, o protecionismo, que na prática, impediam o livre funcionamento do mercado.

 

É correto o que se afirma em:


I, apenas.


III e IV, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


I, III e IV.

O Brasil é um país de industrialização, além de tardia, também forçada. De acordo com o estudo sobre a industrialização no Brasil, indique a opção correta.


A grande depressão de 1929 abalou todo o sistema produtivo capitalista em nível mundial, contudo a economia brasileira não foi atingida pela crise, pelo fato de ser baseada apenas na pecuária leiteira e de corte. 


A economia brasileira teve um ritmo acelerado na produção e (re) organização, do espaço urbano seguindo a “nova” lógica de reprodução e expansão do capital.  Isso tudo foi determinante para que os trabalhadores urbanos fossem empurrados para o campo.


Importantes cidades brasileiras surgiram durante o auge da cana-de-açúcar, do ouro, da borracha, do café. Assim, podemos também afirmar que o processo de urbanização no país foi tardio. 


Podemos dizer, que a o Brasil teve uma industrialização forçada, pois foi feita sem um planejamento e à custa do rejeito das tecnologias resultantes, da sucata industrial dos países desenvolvidos.


Principalmente no estado de Minas Gerais, até o ano de 1929 a economia brasileira se baseava na monocultura de café.

Conforme os estudos sobre os blocos econômicos, faça a relação correta entre os principais blocos econômicos com suas respectivas siglas.

 

I - Bloco econômico liberado pelos EUA e que conta ainda com México e Canadá.

II - Boco econômico mais antigo, que começou a ser construído a partir do final da Guerra Fria

III - Bloco econômico liderado pelo Japão e composto por alguns países da Ásia, porém sem estrutura oficial. 

IV - Criado em 1991 é composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, nações sul-americanas que adotam políticas de integração econômica e aduaneira.

V - Bloco econômico constituído, basicamente, pelos países que se desmembram da extinta URSS.

 

A - Apec

B - UE

C - Nafta

D - CEI

E - Mercosul

 

A sequência correta está contida em:    


C, D, A, E, B.


B, C, D, A, E.


C, B, A, E, D


A, C, E, D, B.


D, C, B, A, E.

O Muro de Berlim foi construído em 1961 pelo regime socialista. A divisão acabou em novembro de 1989 depois que a Alemanha Oriental abriu o muro em meio a uma maciça pressão de manifestantes e à abertura política na União Soviética. A imagem da construção do muro e a sua existência está relacionado ao contexto:


da organização do espaço da União Soviética. 


da hegemonia capitalista.


da unificação alemã. 


da multipolaridade das relações internacionais.


da bipolaridade das relações internacionais. 

“Os tempos modernos são marcados pela crise intensa da técnica e da ciência, pelas opacidades, pela coisificação do homem e da natureza”.

 

O termo “opacidades” foi utilizado por Boaventura de Souza Santos, em seu livro: A crítica da razão indolente. Assinale a opção, em que indica a melhor interpretação para o termo mencionado “opacidades”.


O termo “opacidades” se refere às contradições da crise capitalista da modernidade, à dicotomia entre desenvolvimento, gerando ao mesmo tempo, riqueza e bem-estar para poucos e miséria e pobreza para muitos. 


O termo “opacidades” é utilizado para se referir ao aumento da velocidade da informação, dos transportes, das telecomunicações e da rede mundial de computadores, ou seja, significa a diminuição da distância entre os povos.


Faz menção ao fio condutor e nevrálgico do modelo de desenvolvimento da sociedade capitalista contemporânea.


Refere-se ao fato do epicentro da sociedade global localizar-se exatamente sobre a necessidade urgente da expansão e reprodução do capital.


Refere-se a áreas adquiridas por grandes grupos financeiros, famílias tradicionais ou setores da oligarquia rural que ficam parados, sem nenhuma função e à espera de valorização. 

Após estudar sobre o taylorismo e o fordismo você aprendeu, que o norte-americano Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, em sua empresa Ford Motor Company, as ideias de Frederick Winslow Taylor. Contudo, Ford inovou as ideias do taylorismo. De acordo com os seus estudos sobre o Fordismo, leia com atenção e aponte a opção correta.


O Fordismo consiste em acumular mercadorias em estoque para poder baixar os preços.


O fordismo consistia na ideia de reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima, com isso o empresário não tem maior produção.


Aumenta a produtividade por meio do trabalho familiar, propiciando ao homem a visão do todo.


O fordismo utiliza a linha de montagem e criou a chamada fabricação em série, que teve início com a indústria têxtil durante a 1ª Revolução Industrial.


O Fordismo preocupa-se em diminuir o tempo de duração da produção, com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima. 

A geopolítica entrou em crise, no final da Segunda Guerra Mundial, juntamente com seus pressupostos. A crise proporcionou uma reflexão em relação ao uso das teorias expansionistas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo assinalando a opção correta.


Nos anos de 1989 e 1999, ou seja, no contexto da crise no mundo socialista, a geopolítica não foi retomada o que acarretou o fim da URSS.


No contexto do perigo do holocausto nuclear e da terceira guerra mundial, a geopolítica entrou em crise resultando em seu total abandono. 


No ano de 1976 com o lançamento do livro A Geografia – Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, encerrou qualquer análise geopolítica. 


Na década de 1970 foi o auge das teorias expansionistas o que acarretou em sua expressiva influência sobre a Alemanha e França.


Na década de 1970, a geopolítica volta ao âmbito de análise, porém renovada com ênfase territorial  no embate entre capitalismo e socialismo. 

Páginas: 1234567