HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL


O neoliberalismo condena a participação do Estado na economia, pois segundo seus defensores, esta ação impediria o livre funcionamento das forças de mercado, e, consequentemente, o bloqueio do desenvolvimento do capitalismo. Para a plena compreensão do que é o neoliberalismo, é imprescindível compreender primeiramente o liberalismo econômico. Considerando o liberalismo econômico e seus reflexos na produção do capital analise as afirmativas abaixo.

 

I- As práticas liberais, originaram – se na Escola Clássica Inglesa, no século XVIII, fundamentando – se nas ideias de Adam Smith, David Ricardo, Stuart Mill e Malthus.

II- O liberalismo econômico era a teoria da burguesia europeia e estadunidense, sendo um dos fatores preponderantes, que retirou os americanos da crise de 1929.

III- O Liberalismo econômico tem como princípio fundamental a não intervenção do Estado na economia, ou seja, o mercado regula-se a si mesmo.

IV- Com a evolução do capitalismo surgiram os monopólios, os cartéis, o protecionismo, que na prática, impediam o livre funcionamento do mercado.

 

É correto o que se afirma em:




  • I, apenas.

  • III e IV, apenas.

  • III, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, III e IV.