HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL


“Os tempos modernos são marcados pela crise intensa da técnica e da ciência, pelas opacidades, pela coisificação do homem e da natureza”.

 

O termo “opacidades” foi utilizado por Boaventura de Souza Santos, em seu livro: A crítica da razão indolente. Assinale a opção, em que indica a melhor interpretação para o termo mencionado “opacidades”.




  • O termo “opacidades” se refere às contradições da crise capitalista da modernidade, à dicotomia entre desenvolvimento, gerando ao mesmo tempo, riqueza e bem-estar para poucos e miséria e pobreza para muitos. 

  • O termo “opacidades” é utilizado para se referir ao aumento da velocidade da informação, dos transportes, das telecomunicações e da rede mundial de computadores, ou seja, significa a diminuição da distância entre os povos.

  • Faz menção ao fio condutor e nevrálgico do modelo de desenvolvimento da sociedade capitalista contemporânea.

  • Refere-se ao fato do epicentro da sociedade global localizar-se exatamente sobre a necessidade urgente da expansão e reprodução do capital.

  • Refere-se a áreas adquiridas por grandes grupos financeiros, famílias tradicionais ou setores da oligarquia rural que ficam parados, sem nenhuma função e à espera de valorização.