HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


No início da década de 1980, o regime militar dava sinais de enfraquecimento, entrando em curso o lento processo de redemocratização. A sociedade civil, a classe política, as organizações estudantis apresentavam-se de modo mais contundente contra o arbítrio, buscando recuperar espaços perdidos.

 

A respeito da educação no período de redemocratização, avalie as afirmações a seguir.

 

I O abrandamento da censura não foi suficiente e o debate político continuou restrito aos pequenos grupos e aos partidos comunistas.

II Em diversos estados, os professores intensificaram a mobilização pela recuperação das perdas salariais e regulamentação da carreira no magistério.

III A abertura política alcançou apenas os partidos políticos e os organismos de representação estudantil como a UNE e UEE continuaram na ilegalidade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, apenas.


I, apenas.


I e II.


III, apenas.


II e III.

Considere a imagem a seguir.

Reportagem na Revista Manchete de 1970, com destaque para o presidente militar Emílio Médici.

 

O governo do militar Emílio Médici (1969-1974) foi considerado o período de maior repressão política, com prisões e torturas. No entanto, a euforia provocada pela copa de 1970, com a propaganda nas ruas e na mídia, criava uma sensação de normalidade e patriotismo. A respeito desse contexto, é CORRETO afirmar que a vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970


propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.


alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.


favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.


não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.


alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.

O clima de conflito aberto entre os conservadores adeptos da pedagogia tradicional e os liberais democráticos simpatizantes da Escola Nova levou à publicação, em 1932, do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Segundo os signatários do Manifesto de 1932, “a educação nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar "a hierarquia democrática" pela "hierarquia das capacidades", recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação”.

 

(Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em: 14 dez. 2015)

 

O documento, marco da luta pela superação do caráter discriminatório e antidemocrático do ensino brasileiro, defendia:

 

( ) a abertura irrestrita do acesso à educação e a vinculação da escola com o meio social, tornando-a um espaço humano, solidário e de aquisição da cultura.

( ) a escola socializada como fundamento da sociedade humana, e base para o restabelecimento do espírito da solidariedade e cooperação.

( ) a reintrodução do ensino religioso nas escolas por considerar que a verdadeira educação deveria vincular-se à orientação moral cristã.

( ) a implementação de processo seletivo como restrição da escola secundária para aqueles que pretendessem prosseguir os estudos acadêmicos.

( ) a criação de uma base comum de cultura geral para todos, e, posteriormente, o encaminhamento dos jovens para a formação acadêmica e profissional.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, F, V, F, V.


V, V, F, F, V.


V, F, F, V, F.


V, F, F, V, V.


F, V, F, F, V.

Enquanto na Europa o positivismo de Auguste Comte privilegiava a ciência como forma superior de conhecimento, no Brasil a tentativa de superar o ensino de caráter humanístico e literário não alcançou seus objetivos. Acerca das influências positivistas sobre o projeto de educação na Nova República, julgue os itens a seguir.

 

I A tentativa de alinhar-se ao projeto positivista de ciência e progresso decorria da necessidade de criar na Nova República um modelo de escola capaz de sustentar a nova ordem política, econômica e social.

II A influência positivista na Nova República refletiu importantes efeitos sobre as doutrinas pedagógicas que sustentavam a organização do currículo nos níveis de ensino elementar e secundário.

III O caráter irrestrito e afirmativo da educação na Nova República refletia uma única preocupação: formar um cidadão consciente de sua participação na vida política.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e II.


II, somente.


I e III.


III, somente.

A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade “é o próprio tecido do real e do pensamento”. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.

 

I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.

II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.

III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


II e III.


II, somente.


I, somente.


III, somente.

À medida da consolidação do capitalismo, diversas transformações vinculadas à Revolução Industrial atingiram amplos setores da economia, tencionando não só a reorganização das relações de trabalho e produção, como a determinação de novos arranjos sociais e culturais. Sobre o socialismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.

 

I O crescimento da classe proletária foi acompanhado de igualitário acesso aos benefícios da nova ordem econômica.

II Do ponto de vista epistemológico, as ideias socialistas reafirmam o pressuposto idealista de que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento.

III As extensas e insalubres jornadas de trabalho fizeram surgir as organizações de trabalhadores e os movimentos fecundados pelas ideias socialistas.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.


II e III.


I e III.


I, somente.


II, somente.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, homologadas pelo Conselho Nacional de Educação por meio do Parecer 003/2004, evidencia o resgate da contribuição social, econômica e política da população afrodescendente e destaca a valorização do patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro. Sobre AS DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais, julgue os itens abaixo.

 

I As DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais impulsionam o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

II As DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais enfatizam a cultura africana em detrimento da pluralidade cultural brasileira.

III As DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais oferecem uma resposta em termos de políticas de ações afirmativas à demanda educacional da população afrodescendente.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


I, apenas.


I e II.


II, apenas.


III, apenas.

Às vésperas da chegada da corte ao Rio de Janeiro, o Brasil era um amontoado de regiões mais ou menos autônomas, sem comércio ou qualquer outra forma de relacionamento [...] Era uma população analfabeta, pobre e carente de tudo. [...] no governo de D. João VI, apenas 2,5% dos homens livres em idade escolar eram alfabetizados (GOMES, 2007, p. 12).

 

No trecho acima, Gomes esboça o quadro de atraso econômico, político e social em que se encontrava a colônia à época da chegada de D. João VI e da transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808. Sobre as transformações sociais, culturais e econômicas ocorridas nesse período, julgue as afirmativas abaixo.

 

I Na economia, a abertura dos portos e o substancial volume de importações, exportações e comércio escravagista fizeram com que o Rio de Janeiro se tornasse o mais importante centro naval e comercial do império.

II O florescimento econômico, cultural e educacional determinou uma mudança substantiva nos hábitos e costumes típicos da população da colônia, refletindo a elegância e os padrões europeus de etiqueta.

III A priorização dos níveis elementares de ensino, a criação de novas escolas de primeiras letras e o fortalecimento das políticas de formação e valorização dos professores ampliaram o acesso igualitário à educação.

IV Na cultura, além da imprensa régia que fez surgir publicações periódicas sob proteção oficial, destacam-se, ainda, a criação da Biblioteca Nacional, do Museu Real e do Jardim Botânico.

V Na educação, a ação joanina seguiu a tendência geral da estatização e controle da educação escolar em níveis secundário e superior nas mãos do Estado.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, IV e V.


II, III e V.


II, IV e V.


I, III e V.


I, II e IV.

Promulgada em 5 de outubro de 1988, a nova Constituição Federal representou um significativo avanço para a democracia no Brasil. Denominada Constituição Cidadã, a nova Constituição procurou sanar as deficiências democráticas da sociedade, incluindo amplos direitos sociais, políticos e civis. Nesse quadro, a Educação ganhou especial destaque, sendo reconhecida como "direito de todos e dever do Estado e da família" (Art. 205). Já no o Artigo 206, encontramos os princípios sobre os quais devem orientar-se as práticas de ensino no Brasil.

 

Dos princípios abaixo, é CORRETO o que se afirma em:

 

I Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

II Liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

III Gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais públicos ou privados.

IV Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

V Valorização dos profissionais da educação escolar.

VI Gestão democrática das escolas particulares, na forma da lei.

VII Garantia parcial do padrão de qualidade.

 

Assinale a sequência CORRETA.


III, IV, V e VII.


I, II, IV e V.


II, IV, V e VII.


I, III, IV e V.


II, III, V e VI.

Em meados do século XVIII, sob influência dos ideais iluministas, e, seguindo a tendência liberal e laica para a educação, a Coroa Portuguesa rompeu com as atividades missionárias e pedagógicas dos jesuítas. Sobre as pretensões do Marquês de Pombal que procurava modernizar o reino, mas ao mesmo tempo manter os princípios e os valores do Estado monárquico, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

( ) Tratava-se de uma reforma de governo aparentemente despida de princípios religiosos em oposição ao “direito divino” do absolutismo clássico.

( ) Tratava-se de uma reforma de governo cujo objetivo centrava-se no fortalecimento do Absolutismo Clássico e dos privilégios políticos da monarquia.

( ) Tratava-se de uma reforma política de reiteração do poder absoluto do rei e centralização da igreja como instituição preceptora da atividade educacional.

( ) Tratava-se de uma reforma de governo pautada na modernização do país, a ser alcançada pelo progresso científico e pela difusão do saber dos pensadores modernos.

( ) Tratava-se de uma reforma política que defendia a constituição de um Estado leigo, secularizado e disposto a intervir em diversas áreas, inclusive na educação que, até então, era privilégio das instituições religiosas.


Assinale a sequência CORRETA.


F, F, V, F, F.


V, F, F, V, V.


V, F, F, V, F.


F, V, V, F, F.


V, V, V, F, F.

Páginas: 12345678910
11