HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Em meados do século XVIII, sob influência dos ideais iluministas, e, seguindo a tendência liberal e laica para a educação, a Coroa Portuguesa rompeu com as atividades missionárias e pedagógicas dos jesuítas. Sobre as pretensões do Marquês de Pombal que procurava modernizar o reino, mas ao mesmo tempo manter os princípios e os valores do Estado monárquico, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) Tratava-se de uma reforma de governo aparentemente despida de princípios religiosos em oposição ao “direito divino” do absolutismo clássico.
( ) Tratava-se de uma reforma de governo cujo objetivo centrava-se no fortalecimento do Absolutismo Clássico e dos privilégios políticos da monarquia.
( ) Tratava-se de uma reforma política de reiteração do poder absoluto do rei e centralização da igreja como instituição preceptora da atividade educacional.
( ) Tratava-se de uma reforma de governo pautada na modernização do país, a ser alcançada pelo progresso científico e pela difusão do saber dos pensadores modernos.
( ) Tratava-se de uma reforma política que defendia a constituição de um Estado leigo, secularizado e disposto a intervir em diversas áreas, inclusive na educação que, até então, era privilégio das instituições religiosas.
Assinale a sequência CORRETA.