HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL


Considerando o tráfico negreiro que se deus em territórios africanos, marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas seguintes:

 

(  ) O tráfico negreiro foi experimentado, em primeira mão, no litoral brasileiro, mais precisamente na Bahia, onde os negros aprenderam a língua portuguesa.

(  ) O tráfico negreiro praticado pelos portugueses começou em direção as ilhas da Madeira, Cabo Verde e São Tomé.

(  ) O tráfico negreiro originou‑se em razão da introdução da cultura da cana-de-açúcar e do algodão nas ilhas da Madeira, Cabo Verde e São Tomé, praticamente desabitadas.

(  ) O tráfico negreiro apenas alcançou a sua plena expansão quando foram criadas as grandes plantações de cana-de‑açúcar na América.   

 

Agora assinale a alternativa contendo a sequência correta:

 


V F F V
F F F F
F V V V
V V V V
V V V F

Sobre as afirmativas seguintes, referentes à civilização do grande reino de Axum, marque V para verdadeiro e F para falso:

 

(  ) O Reino de Axum foi um estado importante localizado ao norte do que é a Etiópia, Djibouti e Eritreia hoje. 
(  ) Durante o oitavo e sétimo século a.C., Axum experimentou um reavivamento extraordinário, sob o impulso de poderosos governantes kushitas estabelecidos na região da Quarta Catarata.
(  ) Desenvolveu-se em torno da cidade de Axum no século IV a.C., atingindo seu auge no primeiro século de nossa era. 
(  ) No final do século IV a.C., os reis de Axum, enfrentando invasões vindas do Norte, partiram de Napata para se refugiarem mais ao Sul, em Meroe.

 

Agora assinale a alternativa com a sequência correta:

 


F F V V
F F F F
V F V F
V V V V
V V F F

Sobre as afirmativas seguintes, referentes à civilização do Império Monomotapa, marque V para verdadeiro e F para falso:

 

(  ) O Império Monomotapa foi um estado importante localizado ao norte do que é a Etiópia, Djibouti e Eritreia hoje. 
(  ) Durante o oitavo e sétimo século a.C., Império Monomotapa experimentou um reavivamento extraordinário, sob o impulso de poderosos governantes kushitas estabelecidos na região da Quarta Catarata.
(  ) Desenvolveu-se em torno do Império Monomotapa, no século IV a.C., atingindo seu auge no primeiro século de nossa era. 
(  ) No final do século IV a.C., oo Império Monomotapa, enfrentando invasões vindas do Norte, partiram de Napata para se refugiarem mais ao Sul, em Meroe.

 

Agora assinale a alternativa com a sequência correta:

 


V V V V
V F V F
V V F F
F F V V
F F F F

O Império de Gana foi um antigo reino africano que existiu do século XI ao XIII d.C. Sobre esse reino aponte a alternativa mais coerente com os estudos que realizou durante a segunda semana:


Em Gana a sociedade foi estruturada dentro de critérios igualitários. Não havia divisão de classes na organização social desse Império.
Gana herdou as tradições administrativas romanas, tendo mantido, inclusive, como idioma oficial o latim clássico.  
Os mercadores de gana inventaram as caravanas comerciais de camelos e cuidaram de transmitir essa técnica de transporte aos árabes (que a desconheciam).
Gana não admitiu qualquer influência do islamismo, mantendo-se avessa ao contato com as caravanas de árabes que vinham do oriente Médio.
O ouro, recurso principal em Gana, possibilitou opulência e luxo. Vários objetos pessoais do rei estavam banhados em ouro.

Sobre as principais características dos Povos da tradição Yorubá e do reino do Congo, pode-se afirmar que:

 

I - Ao contrário de muitos outros povos da África Negra, a gente yorubá desenvolveu uma civilização urbana muito cedo. Durante sua expedição à região, o explorador escocês Hugh Clapperton contou dezenas de cidades prósperas de um único império (o Oyo). Segundo seu depoimento, várias cidades yorubanas tinham uma população superior a 20.000 habitantes.

II – Cidades ou reinos eram governados por um rei (oni), mas a cidade de Ile-Ifé manteve a primazia religiosa como a Meca da adoração yorubá. As guerras com o Daomé e as lutas internas enfraqueceram todos os povos Yorubás, permitindo a captura de escravos e sua deportação para as Américas.

III – O Império do Congo era um estado altamente desenvolvido, com uma grande rede comercial. O poder do Manikongo, a priori, era de natureza espiritual; uma autoridade que lhe era conferida pelos poderes sobrenaturais e divinatórios que lhe eram atribuídos.

IV – No reino do Congo, além de recursos naturais e marfim, o país fundiu e comercializou cobre, ouro, ráfia e cerâmica, tinha dinheiro e finanças públicas. Mas, acima de tudo, ele praticava agricultura, caça e criação de animais.

 

Estão corretas as afirmações contidas em:


II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.

Após refletir sobre os povos e etnias que ocupam o território africano, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) A região dos Soninkés era muito rica em ouro que, depois de extraído, era comercializado através do intenso fluxo comercial mantido pelos povos do Saara. Por isso, os soninkés são considerados o grupo principal atrelado ao sucesso do chamado Império do Gana. Habitantes da região sul do deserto do Saara, curiosamente, devem ser situados a certa distância de Gana atual (estado-nação).

(  ) Os Maoris são um povo que se radicou no Golfo de Benim e que vivem da cata de mariscos e cultivo de arroz em regiões alagadiças. Pacíficos, acabaram suplantados pelos Sonikés durante a expansão do comércio saariano.

(  ) Tendo como área de ocupação um território que abrange os atuais Nigéria, Benim e Gana, Iorubá agrega vários povos que pertencem a um mesmo tronco linguístico, além de possuírem traços culturais muito semelhantes. De hábitos, predominantemente, urbanos, sua cidade de maior destaque deu origem ao reino sagrado Ilê-Ifé.

(  ) Bantus refere-se à uma grande nação linguística; um grande grupo formado por diversas etnias e povos (mais de 300 subgrupos) que possuíam o mesmo tronco linguístico e que habitavam a porção noroeste do continente (do Sudão até a África do Sul; de Camarões até as Ilhas Comores – dentro desses limites encontraremos, ainda, significativa população bantu e é onde ocorreu seu desenvolvimento civilizatório).

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; F; F.
F; F; F; F.
V; F; V; V.
V; V; F; V.
V; V; V; V.

Leia com atenção o texto seguinte:

 

O que caracterizou o novo período foi a dissociação entre poder político e poder econômico; a população de origem inglesa manteve o poder econômico, enquanto os afrikaners passaram a deter o poder político. Assim, a institucionalização do Apartheid tornou-se um dos pilares do novo surto de desenvolvimento. (VISENTINI, Paulo G. Fagundes [et al.]. África do Sul: História, Estado e Sociedade. Brasília: FUNAG/CESUL, 2010, p. 39).

 

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. o Apartheid era um projeto de discriminação e exploração da população negra do País tendo em vista o desenvolvimento da economia capitalista na África do Sul.

PORQUE

II. A unificação da população negra prejudicou a formação de um formidável contingente de mão de obra disponível e barata, com que a indústria e a agricultura das áreas brancas pretendia se abastecer.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

O rio Nilo foi facilitador da vida e crescimento de outra civilização que por um tempo rivalizou com o Egito. Assinale a alternativa correta em relação a essa civilização.


Magreb - Núbia
Congo - Núbia
Ivanhoé - Núbia
Meroé - Núbia
Delta - Núbia

Leia os trechos abaixo:

 

“Não tem ideia alguma sobre o Paraíso, e Inferno...”

 “Não tem ídolo, ou divindade que adorem...”

 “Não sabem o que é Diabo, nem há palavras em seu Idioma que o signifique.”

 (apud MACEDO, História da África, 2013).

  

Esta descrição se refere a algumas características da religião existente entre os povos de Sofala, uma das mais antigas e importantes comunidades da atual República de Moçambique.

Sobre a religião dos povos de Sofala, pode-se afirmar que:

  

I – Suas crenças se baseiam nos princípios religiosos no cristianismo.

II – São povos politeístas que negam a distinção entre Bem e Mal.

III – Apresentam uma profunda influência do pensamento islâmico.


Estão corretas as alternativas contidas em:


I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.

A cultura e a comunicação no Sudão, sociedade africana localizada no Norte do continente, foi marcada pela oralidade. Sobre este traço da cultura sudanesa, analise as afirmações abaixo:


I – Através da oralidade se transmitia os conhecimentos de geração para geração.

II – Nessa tradição, havia algumas profissões relacionadas a preservação e memorização do passado.

III – Assim que esta sociedade assimilou a escrita, ela abandonou as tradições orais.


Estão corretas as afirmações contidas em:


I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Páginas: 12345678910
1112