HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL
Sobre as principais características dos Povos da tradição Yorubá e do reino do Congo, pode-se afirmar que:
I - Ao contrário de muitos outros povos da África Negra, a gente yorubá desenvolveu uma civilização urbana muito cedo. Durante sua expedição à região, o explorador escocês Hugh Clapperton contou dezenas de cidades prósperas de um único império (o Oyo). Segundo seu depoimento, várias cidades yorubanas tinham uma população superior a 20.000 habitantes.
II – Cidades ou reinos eram governados por um rei (oni), mas a cidade de Ile-Ifé manteve a primazia religiosa como a Meca da adoração yorubá. As guerras com o Daomé e as lutas internas enfraqueceram todos os povos Yorubás, permitindo a captura de escravos e sua deportação para as Américas.
III – O Império do Congo era um estado altamente desenvolvido, com uma grande rede comercial. O poder do Manikongo, a priori, era de natureza espiritual; uma autoridade que lhe era conferida pelos poderes sobrenaturais e divinatórios que lhe eram atribuídos.
IV – No reino do Congo, além de recursos naturais e marfim, o país fundiu e comercializou cobre, ouro, ráfia e cerâmica, tinha dinheiro e finanças públicas. Mas, acima de tudo, ele praticava agricultura, caça e criação de animais.
Estão corretas as afirmações contidas em: