HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL


Considerando a ação expansionista europeia e a colonização de territórios africanos, marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas seguintes:

(  ) A progressiva inserção da costa ocidental da África na esfera de influência europeia liga-se, portanto, ao desenvolvimento das práticas mercantilistas que orientavam o comércio das nações europeias pela busca de mercados fornecedores, matérias-primas e metais preciosos.

(  ) Inicialmente, os portugueses foram atraídos para a África Negra por causa do ouro, que obtinham no norte da África pelas mãos de mercadores árabes que o adquiriam por meio das rotas comerciais que vinham da África Negra e atravessam o deserto do Saara.

(  ) O intuito das navegações à África Subsaariana era “driblar” os comerciantes árabes e obter o ouro diretamente com os povos da África, estabelecendo assim uma nova rota de comércio para o ouro africano

(  ) Entre o Alto Senegal e o Alto Níger, numa região de planaltos bem irrigada pelos afluentes do Senegal, os portugueses constituíram rapidamente sua única colônia, pouco lucrativa, que não conseguia assegurar a dominação daquela porção do vale do Níger (sul de Bamako).

Agora assinale a alternativa contendo a sequência correta:

 


V F V F


F F F F


V F F V


V V V F


F F V F

Considerando a escravidão na África pré-colonial, assinale as proposições corretas.

I. A escravidão na África pré-colonial não era somente o destino dos prisioneiros de guerra, mas também de endividados, criminosos e outros.

II. Os cativos eram integrados ao grupo senhorial, em condição subordinada e em nenhuma hipótese passavam à condição de livres, permanecendo cativos todos os seus descendentes.

III. Devido a características peculiares, os estudiosos definem a escravidão da África pré-colonial como “doméstica”, “de linhagem”, ou “de parentesco”.

IV. Adquirir cativos era uma forma de ampliar a mão de obra familiar e, ao cabo de uma ou de algumas gerações, passavam à condição de livres.

Agora assinale a alternativa com a sequência correta:          


III e IV


II, III e IV


I, II e III


II e III


I, III e IV

Leia com atenção o texto seguinte:

 

Não nos engajamos nesta guerra com o objetivo de lucro ou de expansão, mas tão somente levados pelo sentimento de honra e para cumprir nosso dever como defensores dos direitos. Entretanto, desejo ser claro: o que temos, nós o conservamos. Não me tornei Primeiro Ministro de Sua Majestade a fim de proceder à liquidação do império britânico. (CHURCHILL apud LINHARES, Maria Yeda. A luta contra a metrópole (Ásia e África: 1945-1975).São Paulo: Brasiliense, 1983.).

 

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. a descolonização é um processo característico do contexto pós-Segunda Guerra Mundial e só pode ser entendido no contexto que se abre a partir da segunda metade do século XX.

PORQUE

II. foi a partir desse momento que surgiram as condições necessárias e os atores políticos que tornaram possível a independência dos países africanos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Um dos reinos que mais se destacaram na África Ocidental foi a sociedade de Benin. Entre as características desse povo podemos citar:

 

I – Na pequena aldeia de Nol, no planalto central, encontramos soberbas cabeças de terracota datadas de 500 a. C. e restos de trabalho de ferro. Esse conhecimento da metalurgia continuou a melhorar para levar à fabricação de máscaras de bronze ou latão, verdadeiras obras de arte.

II – A atividade comercial tinha pouca importância nesta sociedade que se isolou completamente e preferiu manter uma estrutura econômica que se opunha ao intercâmbio e permuta.

III – Com mais de 130 habitantes por quilômetro quadrado, o sul da Nigéria era uma das regiões mais populosas da África. A cultura organizada do inhame por 6.500 anos parece ter favorecido essa alta densidade populacional. 

 

Estão corretas as afirmações contidas em:


I, II e III.


II e III, apenas.


I e II, apenas.


III, apenas.


I e III, apenas.

Em Tombuctu existiram quase duzentas escolas que ensinavam as leis do Corão, mas essas eram memorizadas, prevalecendo o princípio da oralidade. Sobre a oralidade, analise as afirmativas abaixo:

I - Até os dias atuais, a maior parte das sociedades africanas subsaarianas dá grande importância à oralidade, ao conhecimento transmitido de geração a geração.

II - Nas sociedades de tradição oral, a palavra tem um valor sagrado, sua origem é divina. A relação entre o homem e a palavra é mais intensa.

III - Os griots ou animadores públicos são vanguardistas e apesar de contarem histórias das gerações anteriores, introduzem novidades vinculadas à imprensa escrita.

 

Sobre as afirmativas elencadas é possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:


I e II apenas


II apenas


III apenas


I apenas


I e III apenas

A África possui uma história rica, que merece toda nossa atenção. Afinal, é o berço do homem.  Analise as afirmativas abaixo sobre a África.

 

I - Foi nessa região que o Australopithecus africanus evoluiu até a forma Homo sapiens sapiens que deu origem ao homem moderno, que passou do nomadismo à Revolução Agrícola, tornando-se sedentário. Daí ocupou o globo terrestre. 

II - Estudar História da África é considerar as imagens de senso comum, pelo fato que ele representa o que de mais correto existe sobre esse continente. 

III - Os estudos de História da África tomaram vulto após o processo de descolonização, nos anos 1960. Até então muitos consideravam a África uma manifestação estática de povos atrasados e sem história.

IV- Os estudos apontam que a maioria dos africanos ancestrais do povo brasileiro provém da África Ocidental e Centro-Ocidental (PRIORE; VENÂNCIO, 2004). Essa área compreende um território que vai desde o Senegal até Angola. 

 

Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:

 


II apenas


I, III e IV apenas


I apenas


III e IV apenas


I e II apenas

A hegemonia do Reino do Mali se estendia por toda a África Ocidental . Analise as afirmativas sobre esse reino:

 

I - Do ponto de vista militar, controlava um poderoso exército composto por arqueiros, lanceiros e cavaleiros.

 

II - O antigo Mali foi criado por diversos povos aparentados que viviam na região situada entre o rio Senegal e o rio Níger.

 

III - Além do povo mandinga, outros povos integravam o Mali, tais como: os soninkés, fulas, dogons, sossos e bozos.

 

Estão corretas as assertivas contidas em:


I, II e III


II e III apenas


II apenas


I e II apenas


I apenas

A partir de 1880, o continente africano passou a ser alvo de uma nova ofensiva colonialista. A atitude das lideranças africanas em fase do expansionismo europeu não foi uniforme, nem seguiu os mesmos rumos.

 

I) O reino Bamum (atual República dos Camarões) procurou resistir militarmente as invasões europeias.

 

II) O reino da Etiópia resistiu com todas suas forças e por longo período as diversas ofensivas colonialistas dos europeus.

 

III) Em todo esse processo, há que se notar que a religião em nenhum momento foi utilizada como instrumento político.

 

Estão corretas as alternativas contidas em:


I apenas


II e III apenas


I e II apenas


II apenas


III apenas

A grandeza egípcia se traduz não só por suas pirâmides e obeliscos. Aponte a alternativa que demonstra outras riquezas de diferente caráter e vinculadas a esse povo.


Astronomia, dentística, culinária, medicina


Astronomia, tarologia, endoscopia, matemática, medicina


Astronomia, física quântica, conjuntura econômica, gastronomia.


Conhecimentos médicos, astronômicos, matemáticos, e o balde de shaduf que ajudava na irrigação.


Conhecimentos astronômicos, fenomenologia, suinocultura, matemática

A formação de reinos na região do Sudão foi impulsionada pelas rotas comerciais, que eram controladas principalmente pelos povos berberes, que habitavam a a área do deserto. Sobre o comércio e vida nessa região, analise as afirmativas a seguir:

 

I - O comércio transaariano proporcionou o contato com o islamismo, religião fundada por Maomé. Do contato com o islamismo surgiram escolas para ensinar as leis do Alcorão.

II - As aldeias se tornaram pontos comerciais, desenvolvendo atividades fabris e manufatureiras, além de oferecer hospedagem e cobrança de tributos.

III - A cidade de Audagoste era importante centro comercial de sal, tâmaras, cereais, jóias e armas de ferro.

IV - O comércio no deserto era realizado por mouros e tuaregues, povos nômades que eram originários dos bérberes.

 

É correto o que se afirma em:


II e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I, II e III, apenas.


I e III, apenas.

Páginas: 12345678910
11