HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL


Leia o trecho abaixo.

“A Coroa portuguesa e outros Estados europeus devastaram a África, marcando para sempre sua história. Estimularam guerras entre seus habitantes e praticaram o escambo de produtos manufaturados, aguardente, fumo e tecidos por cativos de tribos rivais. Até o século XIX, enquanto durou a escravidão no Novo Mundo, milhões de africanos foram retirados do continente e encaminhados para as plantations americanas, em torno de 5 milhões só para a América portuguesa” (CAMPOS, F.; MIRANDA, R. G. A escrita da história. 2005. p. 213).

 

Sobre o comércio de escravos podemos afirmar:

 

I) O tráfico negreiro moderno ocasionou transformações na sociedade africana, pois o aumento ou a diminuição da escravidão interna (na África) estava relacionado (a) com a maior ou a menor demanda externa (para a América).

 

II) Reduziu-se ao comércio de africanos entre a África e a América, sem ter maiores impactos sobre o conjunto da economia, da sociedade ou da política da América portuguesa.

 

III) As pessoas tornavam-se escravas na África principalmente em razão das guerras entre tribos rivais, sendo os capturados reduzidos à condição de cativos. As guerras ocorriam entre os diversos reinos africanos e também entre as diferentes etnias do continente.

 

Estão corretas as afirmações contidas em




  • I apenas

  • II e III apenas

  • I, II e III

  • I e III apenas

  • I e II apenas