GESTÃO DE EMPRESAS RURAIS


Analise as sentenças a seguir e marque as alternativas com "V" as sentenças verdadeiras e com "F" as sentenças falsas:

(  ) O agronegócio depende da utilização de fertilizantes para alcançar níveis de produtividade desejados. Assim, a indústria nacional de insumos (fertilizantes) tem melhorado seu desempenho sistematicamente.

(  ) A União Europeia e os EUA são grandes compradores da indústria nacional de tratores de roda.

(  ) O aumento da área plantada e da produtividade é diretamente proporcional à disponibilidade de máquinas e implementos. 

(  ) Estatisticamente, o preço de vendas de terras para a lavoura e para a pecuária no Brasil não sofre variação significativa.

(  ) O plantio direto determinou o desenvolvimento de sofisticadas plantadoras, assim como a proibição da queimada da cana de açúcar fez surgir colhedoras sofisticadas.

Após sua análise, marque a alternativa que contenha a sequência correta:

 


V - F - F - F - F


V – F – V- F – V


F – V- F – V – F


V - V - F - F – V


V - F - F - V – V

Analise as sentenças a seguir e marque as alternativas com "V" as sentenças verdadeiras e com "F" as sentenças falsas:

(  ) A relação de troca é a quantidade de produto agrícola ou pecuário vendida para se comprar outra quantidade de insumos. Por exemplo, para se comprar uma (01) tonelada de fertilizante são necessários 50 sacos de milho (60 kg) 

(  ) A organização de produtores em entidades representativas não confere ganhos aos mesmos. 

(  ) As estratégias de cooperação e os arranjos organizacionais possibilitam a inserção de pequenos no mercado, via economia de escala.

(  ) A organização dos produtores em associações, cooperativas e sindicatos desestimula o compartilhamento de recursos para pesquisa, tecnologia e ampliação de negócios, além de deprimir preço e renda.

(  ) A confiança e a governança corporativa são os dois aspectos mais importantes no contexto da organização, da coordenação de cadeias produtivas e da representatividade do agronegócio.

 

Após sua análise, marque a alternativa que contenha a sequência correta:


V – F – V- F – V


V - F - F - V – V


F – V- F – V – F


V - V - F - F – V


V - F - F - F - F

Análise as sentenças a seguir e marque as alternativas com "V" para as sentenças verdadeiras e com "F" as sentenças falsas:

(  ) A participação do agronegócio no PIB nacional não ultrapassa 10%. 

(  ) O PIB da agropecuária é composto pelas atividades de agricultura e da pecuária adicionado dos segmentos de insumos, indústrias e distribuição.

(  ) Produto Interno Bruto (PIB) é o valor da produção de bens e serviços finais, deduzindo-se o consumo intermediário.

(  ) O PIB do agronegócio é o resultado da combinação dos setores primários da agropecuária.

(  ) Observou-se um decréscimo da participação do segmento dentro da porteira no PIB nacional na ordem de 15%, no final da década passada.

 

Após sua análise, marque a alternativa que contenha a sequência correta:


F - F - F - F - F


F - F - F - F - V


F - F - V - F - V


V - V - V - F - V


V - V - F - V - F

A qualidade é uma pré-condição para os consumidores internos e para a exportação das commodities nacionais. No que se refere aos princípios da qualidade todas as alternativas a seguir estão corretas, apenas uma delas não condiz com os princípios de qualidade. Indique qual é:


O consumidor/importador deseja um produto saudável, seguro e de qualidade. Todos esses atributos devem ser intrínsecos à oferta de um bem ou serviço do agronegócio.


Um produto de qualidade direcionada ao mercado externo deve apresentar em seu bojo um alto grau de confiabilidade e defeito zero.


A ISO é uma norma definida pela própria empresa e específica para cada unidade produtiva. A empresa adquiri rápida e deliberadamente o certificado de qualidade, assim como a compra de qualquer insumo para seu processo produtivo.


Na Era da Qualidade Total, o produto é controlado e toda a empresa é responsável. A ênfase recai sobre a prevenção de defeitos e a qualidade é assegurada.


A produção, a indústria e a distribuição devem ir além da busca da satisfação de necessidades relacionadas à quantidade. A mais nova exigência do mercado importador é pela qualidade.

Alguns sistemas de exploração agrária, produzem alimentos e outros produtos de alta qualidade. Mediante uso de recursos naturais e de mecanismos reguladores minimizam o uso de insumos e contaminantes. Esse procedimento assegura uma produção agrária sustentável. Marque a alternativa correta, considerando que o referido sistema faz alusão a:


Brainstorming que é uma técnica de identificação e proposição de resolução produtiva de problemas das propriedades agropecuárias.


Produção Integrada (PI), sistema que surgiu na década de 1990, a partir de demandas reais da sociedade como um todo, no que se refere a produção de alimentos e insumos industriais, a geração de empregos no campo e a redução do êxodo rural,  etc.


Transgenia, método de modificação genética que proporciona maior competitividade à cadeia do algodão colorido do Nordeste brasileiro, por exemplo.


Terceirização da colheita da cana de açúcar, por exemplo. É uma operação que requer agilidade e envolve expressivo investimento e que, ainda, evita desperdícios.


Processo de diferenciação mercadológica de produtos agroindustriais, capaz de atender nichos de mercados mais exigentes.

A gestão dos empreendimentos do agronegócio é uma atividade complexa, realizada por pessoas, mediadas ou não por tecnologias. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à gestão deste tipo de empreendimento:


A eficácia da gestão do agronegócio independe da integração dos modelos de administração das organizações com o modo de comunicação e interação das pessoas.


A Teoria das organizações é uma ciência com baixa aplicabilidade à melhoria dos processos agroindustriais.


Os atuais modelos de negócios valorizam sobremaneira a experimentação, em detrimento do estudo de gestão baseados na arte e na ciência.


A gestão é processual e interdependente, uma vez que os diversos níveis de uma organização se engajam numa espiral das funções administrativas.


A contribuição da inovação é pouco relevante para a evolução dos modelos de gestão.

Toda e qualquer instituição do agronegócio possui identidade e cultura organizacional únicas, modelo de gestão e de negócio próprios, às vezes quase imperceptíveis. Modelos são passíveis de cópias, de reutilização, de replicação. A respeito dos modelos de gestão e de negócio, é correto afirmar que:


Em um modelo de gestão, a convergência entre competência e prática administrativa deve ser preterida, dado que não existe pré-requisito para a execução das tarefas e que cada colaborador faz o que lhe convém.


O sucesso de um modelo de negócio é inversamente proporcional à competência, na medida em que o conhecimento (saber o que é), a habilidade (como se faz) e a atitude (o fazer/agir) são dimensões irrelevantes para o êxito do negócio.


“Modelo de negócio” e “negócio-modelo” é apenas um trocadilho que ostenta o mesmo significado. Ambos são recomendáveis à gestão, muito embora “negócio-modelo” possa ser entendido como cópia pela cópia e ainda desconsidere as limitações ou potencialidades da empresa.


Modelo de gestão envolve o gerenciamento de recursos, a liderança de pessoas e, por conseguinte o estabelecimento de norma, procedimento, rotina, diretriz, princípios e valores.


A implantação de um novo modelo de gestão é uma extremamente atividade simples e pouco sujeita a falhas ou dificuldades; dispensando-se diagnóstico da necessidade organizacional.

O zoneamento da produção agrícola procura ordenar a ocupação do território produtivo, bem como garantir a atividade sustentável com salvaguardas socioambientais. Vale ainda ponderar sobre a mobilidade de capital estrangeiro na compra do ativo terra no Brasil. Considerando os cenários nacional e internacional de produção agroindustrial, é correto afirmar que:


O Zoneamento agroecológico da cana deverá servir de aceitação do etanol brasileiro no mercado internacional. Esse mecanismo de zoneamento poderá ainda servir de diferencial do produto brasileiro, uma vez que pode ser considerado selo verde para o produto nacional.


A Rússia foi pioneira no zoneamento da produção agrícola. Os cinturões de produção foram definidos de acordo com as especificações e variedades culturais e conveniências de solo, clima, logística. De forma tardia, os EUA estabeleceram sua política de zoneamento da produção somente na última década deste Século.


Os investidores privados e fundos internacionais estão relutantes em adquirir terras e empreendimentos instalados no Brasil. Tal resistência é devida alto valor do ativo terra e a baixa taxa de retorno (menos de 5% aa.). Este cenário não coloca o Brasil como alvo dos investimentos e na rota da mobilidade agrícola internacional.


No Brasil, o Zoneamento da cana - lançado em 2009 - proibia o cultivo em andamento e também as expansões programadas, mesmo nas áreas não permitidas. A expansão da cultura em território nacional pode ultrapassar 25% do território nacional.


O Zoneamento agroecológico permite que a cultura da cana de açúcar avance no sentido de regiões como o pantanal, local de nascentes dos rios, lagos, lagoas e salinas.

Na tentativa de identificar as janelas de oportunidade, recomenda-se ao gestor envidar uma série de esforços. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir: 

I - Fazer leituras diferentes dos mesmos e diversos cenários para compreender as tendências de mercado, situações econômicas, políticas e sociais.

II - Aguçar a curiosidade: perguntar mais, questionar sempre, participar de feiras, exposições e eventos relacionados ao agronegócio.

III - Ler mais e participar de reuniões e encontros em associações, conversar com os concorrentes, clientes, empregados e empresários do setor.

IV - Participar de debates, fóruns, grupos de discussão, chats e redes sociais, utilizando a mídia eletrônica como meio de compartilhamento de informação e de comunicação.

V- Assumir uma postura conservadora e cética em tempos de crise e no que diz respeito às mudanças de cenários, de tendências e inovações.

Podemos afirmar que:

 


Todas as alternativas estão corretas.


Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.


Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.


Somente as afirmativas I e II estão corretas.


Todas as alternativas estão incorretas.

A partir da leitura dos gráficos, assinale as afirmativas com V para as verdadeiras e com F as falsas:

(  ) O destino do grão brasileiro se concentra para a China (75%), Europa (15%), outros países asiáticos (10%). Já, o farelo, 70% vão para a Europa e 20% países asiáticos. O óleo brasileiro atende o mercado chinês (50%) e indiano (20%).

(  )  No aspecto de organização e coordenação da cadeia produtiva da soja não se observa relação integrada entre moageiras e produtores. Comparecem como fornecedores para os produtores de soja, a indústria de máquinas agrícolas, a indústria de fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes.

(  ) A China é um grande produtor mundial de soja e também surge como o maior produtor de óleo.

(  ) O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja e líder absoluto na produção de farelo de soja.

(  ) No Brasil, a soja é uma cultura de exportação, visto que o nível de produção excede o consumo em torno de 40%. Isso significa dizer que qualquer crescimento da produção nacional gera excedente exportável.

Marque a alternativa que contenha a sequência correta:


V – F – V- F – V


V - V - F - F – V


F – V – V – F – V


V - F - F - V – V


F – V- F – V – F

Páginas: 123