No decorrer dos tempos, uma situação importante foi negligenciada pelas empresas, inclusive as agroindústrias. A produção “a qualquer custo” ignorava questões ligadas a sobrevivência das gerações futuras. Todas as alternativas apresentadas guardam correlação positiva quanto às ações e práticas adotadas pelas organizações, exceto uma delas. Identifique-a: (REFLETIR COM CAIO)
Muitas instituições financeiras passaram a considerar a questão ambiental em suas análises de concessão de crédito.
A agricultura, após anos de cultivo consecutivo, pode levar a uma redução dos níveis de fertilidade e perda de camada significativa de solo por erosão. A pecuária, no passado recente, foi considerada responsável por 48% do total da emissão dos gases causadores do efeito estufa.
O varejo e o atacado utilizam o modal de transporte rodoviário para a distribuição dos produtos, resultando em grande emissão de CO2.
Na extremidade da cadeia do agronegócio, é perceptível a participação ativa, generalizada e maciça dos consumidores no que diz ao descarte de embalagem, seleção e destinação dos resíduos.
A emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos resultantes do processo industrial foi minimizada com a instalação de filtros, emissários, lagoas de decantação, utilização na biofertilização. Mas, ainda, apresenta grande potencial poluidor.