GESTÃO DA PRODUÇÃO


Os três tipos principais de manutenção são:

I - Manutenção corretiva: estragou conserta. É a manutenção que ocorre após a falha do equipamento, de forma a deixar tanto equipamento quanto funcionário parados aguardando o reparo;

II - Manutenção preventiva: atua de forma a prevenir que o equipamento fique parado por falha, agindo preventivamente, através de uma programação de manutenção (PCM), feita numa escala de tempo e agenda;

III - Manutenção preditiva: aquela que prediz quando o equipamento vai falhar/parar. Ela só é possível quando da utilização de instrumentos de aferição e acompanhamento do desempenho dos elementos dos equipamentos e de sua vida útil.

Analisando o exposto acima e o material estudado, é correto o que se afirma em:


II, III


I, II, III


I, III


I, II


III, apenas

Um diretor industrial solicitou ao novo gerente de produção uma tarefa assim que ele foi contratado: encontrar o tempo médio entre falhas (TMEF). De posse desta tarefa, o gerente saiu para conhecer o processo, onde passou alguns dias analisando os equipamentos e seus comportamentos. Ele decidiu começar pela máquina M10, analisando qual o número de falhas dela no mês corrente. Neste mês de 160 horas de produção, ele encontrou 9 falhas. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente o TMEF desta máquina M10.


17,07 horas


17,78 horas


18,77 horas


1,78 horas


1,08 horas

Um gerente de produção precisa calcular a confiabilidade para o sistema produtivo que ele gerencia. Este sistema é composto por: corte, dobra, solda, lixa, pintura. As confiabilidades individuais de cada equipamento são, na ordem apresentada acima: 92%, 89%, 84%, 81%, 93%. Assinale a alternativa que traz a confiabilidade correta deste sistema.


81,82%


67,10%


52,84%


51,81%


90,81%

Um fabricante de componentes metálicos para a indústria automobilística coletou uma amostra de 50 eixos do seu processo final de usinagem com intuito de criar um histograma do controle do diâmetro dos mesmos. As fórmulas seguem abaixo, juntamente com a tabela que traz as medidas obtidas dos diâmetros dos eixos (em mm), para que você construa uma tabela com as classes, os limites e a frequência, e por fim um histograma.

Fórmulas:

R = maior valor – menor valor

H = R/k

MathML (base64):PG1hdGg+CiAgICA8bXJvdz4KICAgICAgICA8bWk+azwvbWk+CiAgICA8L21yb3c+CiAgICA8bW8+PTwvbW8+CiAgICA8bXNxcnQ+CiAgICAgICAgPG1yb3c+CiAgICAgICAgICAgIDxtaT5uPC9taT4KICAgICAgICA8L21yb3c+CiAgICA8L21zcXJ0Pgo8L21hdGg+

LS = LI + H

Assinale a alternativa que traz corretamente o valor do H.

 


0,35


0,18


0,2


0,36


0,41

Questão adaptada do ENADE 2017:

 

Nas fábricas inteligentes produtos também inteligentes possuem uma identidade única e o histórico de produção e consumo pode ser rastreado a qualquer momento, o que permite mudanças importantes ou ajustes pontuais ao longo dos processos de produção envolvidos. Os sistemas de fabricação estão conectados – verticalmente, ao longo da cadeia produtiva, e horizontalmente, com outras redes de valor – e podem ser geridos em tempo real. Uma consequência de alto impacto é a drástica redução de estoques e das escalas mínimas de produção.

Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2017 (adaptado).

 

Considerando o texto apresentado, que faz a referencia a uma nova revolução industrial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – A gestão de pessoas enfrentará novos desafios na implantação de métodos e técnicas de trabalho ao integrar diversos conhecimentos.

PORQUE

II – A formação de recursos humanos deverá estar alinhada a bases tecnológicas adequadas à construção e à difusão de novas soluções, a serem obtidas por meio do trabalho com equipes multidisciplinares.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A metodologia 5S veio para trazer às empresas que a implantarem, mais organização, visibilidade e qualidade. O 5 sensos do 5S significam:

I – Seiri: senso de utilização e descarte;

II – Seiton: senso de limpeza;

III – Seiso: senso de organização e arrumação;

IV – Seiketsu: senso de padronização;

V – Shitsuke: senso de disciplina.

De posse disso, e dos conceitos abordados no livro referenciado em suas orientações, a respeito dos 5 sensos é correto o que se afirma em:


I, III, V


I, II, III


I, IV, V


II, III, IV


III, IV, V

O design for environment veio para criar sustentabilidade nos produtos desde seu projeto. Os principais itens dele são:

I - Aumentar a reciclagem dos produtos;

II - Reaproveitar componentes dos produtos;

III - Aumentar a eficiência energética;

IV - Potencializar o empoderamento das pessoas;

V - Reduzir riscos de produção, manuseio e descarte;

VI - Facilitar o descarte ecologicamente correto.

Analisando os capítulos recomendados para leitura e os conceitos de design for environment, é correto o que se afirma em:


II, III, V, VI


I, II, III, V, VI


III, IV, V, VI


II, III, IV, V, VI


I, III, IV, V, VI

ENADE 2018

A evolução industrial pode ser dividida em quatro fases distintas, conforme a figura a seguir

COSTA, C. A. Indústria 4.0: O futuro da Indústria nacional. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2018 (adaptado).

Considerando o impacto da evolução industrial diretamente sobre o projeto de implantação de um sistema integrado de gestão (SIG), avalie as afirmações a seguir.

I. O impacto da Indústria 4.0 supera a simples digitalização, passando por uma forma muito mais complexa de inovação baseada na combinação de múltiplas tecnologias, que forçará as empresas a repensar a forma como gerem os seus negócios e processos.

II. O gerenciamento de projeto é impulsionado pelo crescimento da competitividade, sendo o desenvolvimento tecnológico fator determinante de sucesso.

III. No estágio atual de evolução da indústria, a principal razão pela qual uma empresa encontra restrições no mercado internacional reside no fato de não ter implementado um SIG.

É correto o que se afirma em:


I, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.

Ainda falando sobre a 4ª Revolução Industrial, importante tema que é, podemos separar os impactos que ela está ocasionando no mundo em três categorias, a saber:

I - Economia e negócios: o líder precisa saber aprender continuamente, estar em constante evolução para acompanhar as transformações do mundo, além disso não haverá consumo de produtos e sim de serviços, as hierarquias nas empresas serão flexíveis, com novas maneiras de medir e recompensar o desempenho, foco na atração e retenção de talentos (link com a gestão do conhecimento);

II - Territórios locais e globais: os habitantes estão agora empoderados, detendo informações antes consideradas privilegiadas, há que se ter atenção especial para a questão da segurança, tanto a nível pessoal quanto empresarial e regional (drones, guerra cibernética, etc);

III - Sociedade: o mercado de trabalho está ficando enviesado para um conjunto limitado de competências técnicas, elevando os riscos de desigualdade, além de estar tornando nossa sociedade individualista.

É correto o que se afirma em:


III, apenas


II, III


I, II


I, apenas


I, II, III

A previsão de vendas permite ao PCP programar a quantidade de produto a ser fabricada num determinado espaço de tempo e, a partir daí, quantificar as necessidades de material, mão de obra e equipamentos. É sabido que tal previsão não é responsabilidade direta da produção, mas:


do órgão administrativo. 


da presidência. 


do órgão financeiro. 


do órgão comercial. 


dos profissionais de RH.