GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA
No que a qualidade, a agilidade e a abrangência logística nos fluxos de informações impactam na gestão da cadeia logística?
nos resultados delinquentes
no custo e na qualidade das operações logísticas
nos processos de avaliação do sistema
no sistema de indicadores de desempenho
na performance do sistema
intercâmbio eletrônico de dados (eletronic data interchange - EDI) é um formato padrão para trocar dados de negócios. Uma mensagem EDI contém uma
sequência de dados, por exemplo, preço, número de série e quantidade. O EDI é usado entre duas empresas que fazem sempre o mesmo tipo de transação, como as transações entre fornecedor e comprador. Os dados trafegam pela Internet, integrando empresas independentemente do seu porte, da estrutura de tecnologia da informação ou do nível de conhecimento de seus funcionários. Logo, não há necessidade de software e treinamentos específicos para uso do sistema que opera em ambiente web. O EDI tem como benefícios:
- a eliminação da necessidade de impressão, postagem, verificação e manuseio de inúmeros formulários e documentos comerciais.
- a redução de atrasos pela utilização de formatos padrão.
- a diminuição de custos com a redução do uso de papel, da postagem e da mão-de-obra.
É correto o que se afirma em:
2, apenas
1 e 2, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
Internet pode ser usada eficientemente no planejamento do fluxo de pedidos ao longo de um canal de suprimentos. Com relação aos principais integrantes do canal de suprimentos, a saber, comprador, fornecedor e transportador, avalie as afirmações a seguir.
- Eles podem, por meio da web, facilmente intercomunicar-se, intercambiar informações em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas.
- Eles conseguem compartilhar um banco de dados comum, que facilita o rastreamento e a expedição.
- Eles obtêm, por meio da melhora da coordenação, a redução dos custos dos pedidos e a melhoria dos serviços aos clientes.
É correto o que se afirma em:
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2, apenas
1, apenas
3, apenas
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as necessidades do consumidor?
Sincronização da coleta
Picking
JIT
Logística Integrada
Kanban
Em logística empresarial, utilizam-se diversos tipos de tecnologia da informação e comunicação para o controle da produção e operação de produtos e serviços, seja qual for o porte da empresa. Com relação à operação, esses sistemas possibilitam controlar os turnos dos operadores, o custo da operação, entre outras funcionalidades. Considerando essas informações bem como as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação que podem contribuir para o controle de processos empresariais, avalie as afirmações a seguir.
- O ERP (enterprise resource planning) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar processos de negócios a serem realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa.
- O CRM (customer relationship management) é um tipo de programa que permite controlar o registro financeiro da empresa, criando mais fidelidade para os clientes e explorando a possibilidade de obter novos clientes.
- O e-business é o processo de comercialização de produtos e serviços que se realiza por meio da internet e envolve todos os aspectos do relacionamento caracteristicamente eletrônico que a empresa tenha com seus clientes, fornecedores, parceiros e empregados.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
1 e 3, apenas
2, apenas
1, apenas
2 e 3, apenas
O comakership, forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, é fundamentado em uma visão integrada da cadeia de suprimentos e aborda estratégias, políticas e aspectos operacionais relacionados à questão da qualidade, à escolha e avaliação de fornecedores e à logística, que promovem a competitividade global da cadeia. Portanto, quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.
MARINS, M.; PASQUAL, C. A. Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 18, n. 39, 2012 (adaptado).
Nesse contexto, na perspectiva do comakership:
busca-se eliminar a necessidade de inspeção dos produtos ou que seja baixa a necessidade de realizá-la, em razão de o cliente conhecer os índices de qualidade do fornecedor, o que provoca diminuição de custos relacionados ao controle de qualidade
busca-se voltar o raciocínio para discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial, com o objetivo de se explicitar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”
buscam-se as melhores práticas, que conduzem a um desempenho superior, pois a empresa, ao examinar como outra realiza uma função específica, melhora a forma como realiza essa mesma função
busca-se o aumento das margens de lucro, devido à redução contínua da variação nos processos, eliminando-se defeitos ou falhas em produtos e serviços
busca-se por ouvir as vozes dos clientes e ordená-las de modo a facilitar a análise de suas necessidades, que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto, na forma de especificações técnicas para sua produção
Na logística, são importantes o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. O enfoque da administração de materiais mudou do tradicional “produção, estoque, venda” para o que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando essas informações bem como os conceitos de administração de materiais, assinale a opção correta.
Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos
A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais
A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção
A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa
A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo
A mão de obra necessária à separação e ao manuseio de produtos no depósito de uma empresa representa um dos componentes de custo de pessoal mais altos no sistema logístico. A movimentação de materiais precisa ser executada de uma forma segura e eficiente, que reduza os custos e que apresente os produtos na hora certa, em quantidade e locais corretos para que não sofram danos. São, portanto, princípios básicos da movimentação de materiais: o princípio do planejamento, o da padronização, o do trabalho, o do sistema e o da unitização.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para movimentar internamente os materiais, as empresas precisam elaborar previamente um planejamento e padronizar processos pertinentes.
PORQUE
II. Minimizar a movimentação de materiais na empresa mantém um layout interno bem organizado.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
nos resultados delinquentes
no custo e na qualidade das operações logísticas
nos processos de avaliação do sistema
no sistema de indicadores de desempenho
na performance do sistema
intercâmbio eletrônico de dados (eletronic data interchange - EDI) é um formato padrão para trocar dados de negócios. Uma mensagem EDI contém uma
sequência de dados, por exemplo, preço, número de série e quantidade. O EDI é usado entre duas empresas que fazem sempre o mesmo tipo de transação, como as transações entre fornecedor e comprador. Os dados trafegam pela Internet, integrando empresas independentemente do seu porte, da estrutura de tecnologia da informação ou do nível de conhecimento de seus funcionários. Logo, não há necessidade de software e treinamentos específicos para uso do sistema que opera em ambiente web. O EDI tem como benefícios:
- a eliminação da necessidade de impressão, postagem, verificação e manuseio de inúmeros formulários e documentos comerciais.
- a redução de atrasos pela utilização de formatos padrão.
- a diminuição de custos com a redução do uso de papel, da postagem e da mão-de-obra.
É correto o que se afirma em:
2, apenas
1 e 2, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
Internet pode ser usada eficientemente no planejamento do fluxo de pedidos ao longo de um canal de suprimentos. Com relação aos principais integrantes do canal de suprimentos, a saber, comprador, fornecedor e transportador, avalie as afirmações a seguir.
- Eles podem, por meio da web, facilmente intercomunicar-se, intercambiar informações em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas.
- Eles conseguem compartilhar um banco de dados comum, que facilita o rastreamento e a expedição.
- Eles obtêm, por meio da melhora da coordenação, a redução dos custos dos pedidos e a melhoria dos serviços aos clientes.
É correto o que se afirma em:
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2, apenas
1, apenas
3, apenas
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as necessidades do consumidor?
Sincronização da coleta
Picking
JIT
Logística Integrada
Kanban
Em logística empresarial, utilizam-se diversos tipos de tecnologia da informação e comunicação para o controle da produção e operação de produtos e serviços, seja qual for o porte da empresa. Com relação à operação, esses sistemas possibilitam controlar os turnos dos operadores, o custo da operação, entre outras funcionalidades. Considerando essas informações bem como as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação que podem contribuir para o controle de processos empresariais, avalie as afirmações a seguir.
- O ERP (enterprise resource planning) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar processos de negócios a serem realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa.
- O CRM (customer relationship management) é um tipo de programa que permite controlar o registro financeiro da empresa, criando mais fidelidade para os clientes e explorando a possibilidade de obter novos clientes.
- O e-business é o processo de comercialização de produtos e serviços que se realiza por meio da internet e envolve todos os aspectos do relacionamento caracteristicamente eletrônico que a empresa tenha com seus clientes, fornecedores, parceiros e empregados.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
1 e 3, apenas
2, apenas
1, apenas
2 e 3, apenas
O comakership, forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, é fundamentado em uma visão integrada da cadeia de suprimentos e aborda estratégias, políticas e aspectos operacionais relacionados à questão da qualidade, à escolha e avaliação de fornecedores e à logística, que promovem a competitividade global da cadeia. Portanto, quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.
MARINS, M.; PASQUAL, C. A. Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 18, n. 39, 2012 (adaptado).
Nesse contexto, na perspectiva do comakership:
busca-se eliminar a necessidade de inspeção dos produtos ou que seja baixa a necessidade de realizá-la, em razão de o cliente conhecer os índices de qualidade do fornecedor, o que provoca diminuição de custos relacionados ao controle de qualidade
busca-se voltar o raciocínio para discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial, com o objetivo de se explicitar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”
buscam-se as melhores práticas, que conduzem a um desempenho superior, pois a empresa, ao examinar como outra realiza uma função específica, melhora a forma como realiza essa mesma função
busca-se o aumento das margens de lucro, devido à redução contínua da variação nos processos, eliminando-se defeitos ou falhas em produtos e serviços
busca-se por ouvir as vozes dos clientes e ordená-las de modo a facilitar a análise de suas necessidades, que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto, na forma de especificações técnicas para sua produção
Na logística, são importantes o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. O enfoque da administração de materiais mudou do tradicional “produção, estoque, venda” para o que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando essas informações bem como os conceitos de administração de materiais, assinale a opção correta.
Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos
A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais
A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção
A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa
A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo
A mão de obra necessária à separação e ao manuseio de produtos no depósito de uma empresa representa um dos componentes de custo de pessoal mais altos no sistema logístico. A movimentação de materiais precisa ser executada de uma forma segura e eficiente, que reduza os custos e que apresente os produtos na hora certa, em quantidade e locais corretos para que não sofram danos. São, portanto, princípios básicos da movimentação de materiais: o princípio do planejamento, o da padronização, o do trabalho, o do sistema e o da unitização.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para movimentar internamente os materiais, as empresas precisam elaborar previamente um planejamento e padronizar processos pertinentes.
PORQUE
II. Minimizar a movimentação de materiais na empresa mantém um layout interno bem organizado.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
sequência de dados, por exemplo, preço, número de série e quantidade. O EDI é usado entre duas empresas que fazem sempre o mesmo tipo de transação, como as transações entre fornecedor e comprador. Os dados trafegam pela Internet, integrando empresas independentemente do seu porte, da estrutura de tecnologia da informação ou do nível de conhecimento de seus funcionários. Logo, não há necessidade de software e treinamentos específicos para uso do sistema que opera em ambiente web. O EDI tem como benefícios:
2, apenas
1 e 2, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
Internet pode ser usada eficientemente no planejamento do fluxo de pedidos ao longo de um canal de suprimentos. Com relação aos principais integrantes do canal de suprimentos, a saber, comprador, fornecedor e transportador, avalie as afirmações a seguir.
- Eles podem, por meio da web, facilmente intercomunicar-se, intercambiar informações em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas.
- Eles conseguem compartilhar um banco de dados comum, que facilita o rastreamento e a expedição.
- Eles obtêm, por meio da melhora da coordenação, a redução dos custos dos pedidos e a melhoria dos serviços aos clientes.
É correto o que se afirma em:
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2, apenas
1, apenas
3, apenas
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as necessidades do consumidor?
Sincronização da coleta
Picking
JIT
Logística Integrada
Kanban
Em logística empresarial, utilizam-se diversos tipos de tecnologia da informação e comunicação para o controle da produção e operação de produtos e serviços, seja qual for o porte da empresa. Com relação à operação, esses sistemas possibilitam controlar os turnos dos operadores, o custo da operação, entre outras funcionalidades. Considerando essas informações bem como as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação que podem contribuir para o controle de processos empresariais, avalie as afirmações a seguir.
- O ERP (enterprise resource planning) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar processos de negócios a serem realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa.
- O CRM (customer relationship management) é um tipo de programa que permite controlar o registro financeiro da empresa, criando mais fidelidade para os clientes e explorando a possibilidade de obter novos clientes.
- O e-business é o processo de comercialização de produtos e serviços que se realiza por meio da internet e envolve todos os aspectos do relacionamento caracteristicamente eletrônico que a empresa tenha com seus clientes, fornecedores, parceiros e empregados.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
1 e 3, apenas
2, apenas
1, apenas
2 e 3, apenas
O comakership, forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, é fundamentado em uma visão integrada da cadeia de suprimentos e aborda estratégias, políticas e aspectos operacionais relacionados à questão da qualidade, à escolha e avaliação de fornecedores e à logística, que promovem a competitividade global da cadeia. Portanto, quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.
MARINS, M.; PASQUAL, C. A. Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 18, n. 39, 2012 (adaptado).
Nesse contexto, na perspectiva do comakership:
busca-se eliminar a necessidade de inspeção dos produtos ou que seja baixa a necessidade de realizá-la, em razão de o cliente conhecer os índices de qualidade do fornecedor, o que provoca diminuição de custos relacionados ao controle de qualidade
busca-se voltar o raciocínio para discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial, com o objetivo de se explicitar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”
buscam-se as melhores práticas, que conduzem a um desempenho superior, pois a empresa, ao examinar como outra realiza uma função específica, melhora a forma como realiza essa mesma função
busca-se o aumento das margens de lucro, devido à redução contínua da variação nos processos, eliminando-se defeitos ou falhas em produtos e serviços
busca-se por ouvir as vozes dos clientes e ordená-las de modo a facilitar a análise de suas necessidades, que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto, na forma de especificações técnicas para sua produção
Na logística, são importantes o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. O enfoque da administração de materiais mudou do tradicional “produção, estoque, venda” para o que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando essas informações bem como os conceitos de administração de materiais, assinale a opção correta.
Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos
A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais
A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção
A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa
A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo
A mão de obra necessária à separação e ao manuseio de produtos no depósito de uma empresa representa um dos componentes de custo de pessoal mais altos no sistema logístico. A movimentação de materiais precisa ser executada de uma forma segura e eficiente, que reduza os custos e que apresente os produtos na hora certa, em quantidade e locais corretos para que não sofram danos. São, portanto, princípios básicos da movimentação de materiais: o princípio do planejamento, o da padronização, o do trabalho, o do sistema e o da unitização.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para movimentar internamente os materiais, as empresas precisam elaborar previamente um planejamento e padronizar processos pertinentes.
PORQUE
II. Minimizar a movimentação de materiais na empresa mantém um layout interno bem organizado.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2, apenas
1, apenas
3, apenas
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as necessidades do consumidor?
Sincronização da coleta
Picking
JIT
Logística Integrada
Kanban
Em logística empresarial, utilizam-se diversos tipos de tecnologia da informação e comunicação para o controle da produção e operação de produtos e serviços, seja qual for o porte da empresa. Com relação à operação, esses sistemas possibilitam controlar os turnos dos operadores, o custo da operação, entre outras funcionalidades. Considerando essas informações bem como as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação que podem contribuir para o controle de processos empresariais, avalie as afirmações a seguir.
- O ERP (enterprise resource planning) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar processos de negócios a serem realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa.
- O CRM (customer relationship management) é um tipo de programa que permite controlar o registro financeiro da empresa, criando mais fidelidade para os clientes e explorando a possibilidade de obter novos clientes.
- O e-business é o processo de comercialização de produtos e serviços que se realiza por meio da internet e envolve todos os aspectos do relacionamento caracteristicamente eletrônico que a empresa tenha com seus clientes, fornecedores, parceiros e empregados.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
1 e 3, apenas
2, apenas
1, apenas
2 e 3, apenas
O comakership, forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, é fundamentado em uma visão integrada da cadeia de suprimentos e aborda estratégias, políticas e aspectos operacionais relacionados à questão da qualidade, à escolha e avaliação de fornecedores e à logística, que promovem a competitividade global da cadeia. Portanto, quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.
MARINS, M.; PASQUAL, C. A. Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 18, n. 39, 2012 (adaptado).
Nesse contexto, na perspectiva do comakership:
busca-se eliminar a necessidade de inspeção dos produtos ou que seja baixa a necessidade de realizá-la, em razão de o cliente conhecer os índices de qualidade do fornecedor, o que provoca diminuição de custos relacionados ao controle de qualidade
busca-se voltar o raciocínio para discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial, com o objetivo de se explicitar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”
buscam-se as melhores práticas, que conduzem a um desempenho superior, pois a empresa, ao examinar como outra realiza uma função específica, melhora a forma como realiza essa mesma função
busca-se o aumento das margens de lucro, devido à redução contínua da variação nos processos, eliminando-se defeitos ou falhas em produtos e serviços
busca-se por ouvir as vozes dos clientes e ordená-las de modo a facilitar a análise de suas necessidades, que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto, na forma de especificações técnicas para sua produção
Na logística, são importantes o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. O enfoque da administração de materiais mudou do tradicional “produção, estoque, venda” para o que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando essas informações bem como os conceitos de administração de materiais, assinale a opção correta.
Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos
A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais
A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção
A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa
A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo
A mão de obra necessária à separação e ao manuseio de produtos no depósito de uma empresa representa um dos componentes de custo de pessoal mais altos no sistema logístico. A movimentação de materiais precisa ser executada de uma forma segura e eficiente, que reduza os custos e que apresente os produtos na hora certa, em quantidade e locais corretos para que não sofram danos. São, portanto, princípios básicos da movimentação de materiais: o princípio do planejamento, o da padronização, o do trabalho, o do sistema e o da unitização.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para movimentar internamente os materiais, as empresas precisam elaborar previamente um planejamento e padronizar processos pertinentes.
PORQUE
II. Minimizar a movimentação de materiais na empresa mantém um layout interno bem organizado.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
Sincronização da coleta
Picking
JIT
Logística Integrada
Kanban
Em logística empresarial, utilizam-se diversos tipos de tecnologia da informação e comunicação para o controle da produção e operação de produtos e serviços, seja qual for o porte da empresa. Com relação à operação, esses sistemas possibilitam controlar os turnos dos operadores, o custo da operação, entre outras funcionalidades. Considerando essas informações bem como as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação que podem contribuir para o controle de processos empresariais, avalie as afirmações a seguir.
- O ERP (enterprise resource planning) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar processos de negócios a serem realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa.
- O CRM (customer relationship management) é um tipo de programa que permite controlar o registro financeiro da empresa, criando mais fidelidade para os clientes e explorando a possibilidade de obter novos clientes.
- O e-business é o processo de comercialização de produtos e serviços que se realiza por meio da internet e envolve todos os aspectos do relacionamento caracteristicamente eletrônico que a empresa tenha com seus clientes, fornecedores, parceiros e empregados.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
1 e 3, apenas
2, apenas
1, apenas
2 e 3, apenas
O comakership, forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, é fundamentado em uma visão integrada da cadeia de suprimentos e aborda estratégias, políticas e aspectos operacionais relacionados à questão da qualidade, à escolha e avaliação de fornecedores e à logística, que promovem a competitividade global da cadeia. Portanto, quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.
MARINS, M.; PASQUAL, C. A. Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 18, n. 39, 2012 (adaptado).
Nesse contexto, na perspectiva do comakership:
busca-se eliminar a necessidade de inspeção dos produtos ou que seja baixa a necessidade de realizá-la, em razão de o cliente conhecer os índices de qualidade do fornecedor, o que provoca diminuição de custos relacionados ao controle de qualidade
busca-se voltar o raciocínio para discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial, com o objetivo de se explicitar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”
buscam-se as melhores práticas, que conduzem a um desempenho superior, pois a empresa, ao examinar como outra realiza uma função específica, melhora a forma como realiza essa mesma função
busca-se o aumento das margens de lucro, devido à redução contínua da variação nos processos, eliminando-se defeitos ou falhas em produtos e serviços
busca-se por ouvir as vozes dos clientes e ordená-las de modo a facilitar a análise de suas necessidades, que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto, na forma de especificações técnicas para sua produção
Na logística, são importantes o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. O enfoque da administração de materiais mudou do tradicional “produção, estoque, venda” para o que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando essas informações bem como os conceitos de administração de materiais, assinale a opção correta.
Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos
A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais
A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção
A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa
A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo
A mão de obra necessária à separação e ao manuseio de produtos no depósito de uma empresa representa um dos componentes de custo de pessoal mais altos no sistema logístico. A movimentação de materiais precisa ser executada de uma forma segura e eficiente, que reduza os custos e que apresente os produtos na hora certa, em quantidade e locais corretos para que não sofram danos. São, portanto, princípios básicos da movimentação de materiais: o princípio do planejamento, o da padronização, o do trabalho, o do sistema e o da unitização.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para movimentar internamente os materiais, as empresas precisam elaborar previamente um planejamento e padronizar processos pertinentes.
PORQUE
II. Minimizar a movimentação de materiais na empresa mantém um layout interno bem organizado.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
1, 2 e 3
1 e 3, apenas
2, apenas
1, apenas
2 e 3, apenas
O comakership, forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, é fundamentado em uma visão integrada da cadeia de suprimentos e aborda estratégias, políticas e aspectos operacionais relacionados à questão da qualidade, à escolha e avaliação de fornecedores e à logística, que promovem a competitividade global da cadeia. Portanto, quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.
MARINS, M.; PASQUAL, C. A. Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 18, n. 39, 2012 (adaptado).
Nesse contexto, na perspectiva do comakership:
busca-se eliminar a necessidade de inspeção dos produtos ou que seja baixa a necessidade de realizá-la, em razão de o cliente conhecer os índices de qualidade do fornecedor, o que provoca diminuição de custos relacionados ao controle de qualidade
busca-se voltar o raciocínio para discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial, com o objetivo de se explicitar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”
buscam-se as melhores práticas, que conduzem a um desempenho superior, pois a empresa, ao examinar como outra realiza uma função específica, melhora a forma como realiza essa mesma função
busca-se o aumento das margens de lucro, devido à redução contínua da variação nos processos, eliminando-se defeitos ou falhas em produtos e serviços
busca-se por ouvir as vozes dos clientes e ordená-las de modo a facilitar a análise de suas necessidades, que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto, na forma de especificações técnicas para sua produção
Na logística, são importantes o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. O enfoque da administração de materiais mudou do tradicional “produção, estoque, venda” para o que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando essas informações bem como os conceitos de administração de materiais, assinale a opção correta.
Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos
A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais
A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção
A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa
A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo
A mão de obra necessária à separação e ao manuseio de produtos no depósito de uma empresa representa um dos componentes de custo de pessoal mais altos no sistema logístico. A movimentação de materiais precisa ser executada de uma forma segura e eficiente, que reduza os custos e que apresente os produtos na hora certa, em quantidade e locais corretos para que não sofram danos. São, portanto, princípios básicos da movimentação de materiais: o princípio do planejamento, o da padronização, o do trabalho, o do sistema e o da unitização.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para movimentar internamente os materiais, as empresas precisam elaborar previamente um planejamento e padronizar processos pertinentes.
PORQUE
II. Minimizar a movimentação de materiais na empresa mantém um layout interno bem organizado.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
busca-se eliminar a necessidade de inspeção dos produtos ou que seja baixa a necessidade de realizá-la, em razão de o cliente conhecer os índices de qualidade do fornecedor, o que provoca diminuição de custos relacionados ao controle de qualidade
busca-se voltar o raciocínio para discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial, com o objetivo de se explicitar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”
buscam-se as melhores práticas, que conduzem a um desempenho superior, pois a empresa, ao examinar como outra realiza uma função específica, melhora a forma como realiza essa mesma função
busca-se o aumento das margens de lucro, devido à redução contínua da variação nos processos, eliminando-se defeitos ou falhas em produtos e serviços
busca-se por ouvir as vozes dos clientes e ordená-las de modo a facilitar a análise de suas necessidades, que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto, na forma de especificações técnicas para sua produção
Na logística, são importantes o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. O enfoque da administração de materiais mudou do tradicional “produção, estoque, venda” para o que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando essas informações bem como os conceitos de administração de materiais, assinale a opção correta.
Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos
A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais
A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção
A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa
A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo
A mão de obra necessária à separação e ao manuseio de produtos no depósito de uma empresa representa um dos componentes de custo de pessoal mais altos no sistema logístico. A movimentação de materiais precisa ser executada de uma forma segura e eficiente, que reduza os custos e que apresente os produtos na hora certa, em quantidade e locais corretos para que não sofram danos. São, portanto, princípios básicos da movimentação de materiais: o princípio do planejamento, o da padronização, o do trabalho, o do sistema e o da unitização.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para movimentar internamente os materiais, as empresas precisam elaborar previamente um planejamento e padronizar processos pertinentes.
PORQUE
II. Minimizar a movimentação de materiais na empresa mantém um layout interno bem organizado.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos
A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais
A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção
A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa
A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo
A mão de obra necessária à separação e ao manuseio de produtos no depósito de uma empresa representa um dos componentes de custo de pessoal mais altos no sistema logístico. A movimentação de materiais precisa ser executada de uma forma segura e eficiente, que reduza os custos e que apresente os produtos na hora certa, em quantidade e locais corretos para que não sofram danos. São, portanto, princípios básicos da movimentação de materiais: o princípio do planejamento, o da padronização, o do trabalho, o do sistema e o da unitização.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para movimentar internamente os materiais, as empresas precisam elaborar previamente um planejamento e padronizar processos pertinentes.
PORQUE
II. Minimizar a movimentação de materiais na empresa mantém um layout interno bem organizado.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa