GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA


Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).

 

A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.

  1. Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
  2. A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
  3. Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil. 
  4. Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • 1 e 2, apenas

  • 3 e 4, apenas

  • 1 e 4, apenas

  • 1, 2, 3 e 4

  • 2 e 3, apenas