GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Com relação à palestra ministrada por Philippe Joubert, ele comenta sobre o Trilema de Energia relacionado à viabilidade de uma solução energética. Assinale a alternativa correta que descreve a respeito desse conceito:
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível em termos de preço (custos adequados à sociedade), ser segura e respeitar aspectos de impacto ambiental.
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível em termos de energéticos, ser confiável e respeitar aspectos de concorrências de mercado.
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível à população, ser durável e proporcionar desenvolvimento regional.
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível em termos de preço (custos adequados à sociedade), ser estável e respeitar aspectos de impacto ambiental.
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível em termos de preço de mercado, ser segura e respeitar a economia de uma nação.
Existem diversas modalidades de energia que são utilizadas pelo homem. Dessas, uma se caracteriza pela utilização do calor interno do planeta. Esse calor, que aciona turbinas elétricas, gera a modalidade de energia conhecida como:
Considere as seguintes alternativas:
I- Energia Gravitacional
II- Energia Geotérmica.
III- Energia Fóssil.
IV- Energia geotermal
V- Energia de Xisto Betuminoso
Apenas a III.
I, II e III.
Apenas a I.
II e IV.
I e II.
Relacione os tipos de reatores civis com suas principais características:
(1) Reatores BWR.
(2) Reatores PWR.
(3) Reatores LMFBR.
( ) A água que flui do núcleo do reator é isolada a partir da turbina, dessa forma o circuito primário produz vapor no circuito secundário e aciona a turbina. O reator nuclear de Angra dos Reis utiliza esse tipo de reator.
( ) A reação de fissão produz calor para movimentar a turbina e, ao mesmo tempo, reproduz combustível para o reator de plutônio, em suma, a transferência de calor e o arrefecimento são realizados por um metal líquido.
( ) A água tem função de moderador, ocorrendo a troca de calor e fornecendo vapor para a turbina. Sua desvantagem é que qualquer problema no reator pode tornar a água radioativa e, consequentemente, atingir a turbina.
A alternativa que corresponde à sequência correta é:
1, 2, 3.
2, 1, 3.
1, 3, 2.
2, 3, 1.
3, 2, 1.
Analise as alternativas a seguir, que comentam a respeito de sistemas que utilizam painéis fotovoltaicos:
I. Uma possibilidade de utilização dos painéis fotovoltaicos é o envio da energia excedente para a rede elétrica, que gera créditos de energia.
II. A energia elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos é apropriada para as cargas residenciais convencionais, visto que é gerada em corrente contínua (CC).
III. O inversor em um painel fotovoltaico possui como principal função converter a corrente CC, advinda dos painéis, para corrente alternada (CA), de modo que a energia possa ser utilizada na residência.
IV.A energia elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos não é apropriada para as cargas residenciais convencionais, visto que é gerada em corrente alternada (CA).
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e III.
I e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
II e III.
Analise o gráfico a seguir, que relaciona aspectos sobre a matriz energética brasileira, segundo o BEN de 2015:
De acordo com ele, é correto afirmar que:
A matriz energética mundial ainda apresenta superiores porcentagens em relação ao Brasil, no que se refere à adoção de fontes renováveis de energia.
Mesmo o Brasil estimulando o investimento em fontes renováveis, pode-se perceber que no mundo elas já são enormemente aplicadas.
O Brasil, tanto no ano de 2013 quanto no ano de 2014, apresentou altas porcentagens de utilização de fontes renováveis em sua matriz energética.
Em comparação ao ano de 2013, no ano de 2014, o Brasil teve um leve decréscimo no uso de fontes renováveis em sua matriz energética. Contudo, o país ainda apresenta uma posição de destaque em relação ao mundo e à OCDE.
O Brasil, no ano de 2014, apresentou um leve aumento da participação de fontes renováveis em sua matriz energética.
A eletrificação rural é um importante fator indutor do desenvolvimento humano, econômico e social, com impactos que ultrapassam as fronteiras das comunidades rurais. A eletrificação, enquanto meio para o desenvolvimento, está inserida numa rede caracterizada por relações de dependência, reforço mútuo e loops de realimentação entre os seus componentes. Além dos benefícios evidentes para a população rural com possibilidade de maior nível de conforto, satisfação, acesso a meios de comunicação e informação, mecanização agrícola e consequente melhoria da produtividade agrícola, esse setor impulsiona a cadeia produtiva industrial.
Trecho retirado de: Eletrificação rural: benefícios em diferentes esferas, CASSIANO - Energia Meio Rural (2004)
Vimos a importância da eletrificação rural, dessa forma, qual o maior desafio para o fornecimento de energia elétrica para comunidades rurais, pelas plantas de geração centralizada?
A inviabilidade técnico-econômica de transporte e distribuição da energia frente à baixa demanda das áreas rurais.
As acentuadas depredações das instalações elétricas devido às condições ambientais das áreas rurais.
A rejeição da população rural ao consumo da energia elétrica provinda dos grandes centros urbanos.
O consumo excessivo de correntes harmônicas e/ou de potência reativa das cargas rurais.
Os tipos de cargas rurais, que não seguem o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada.
Contestada por ambientalistas e cientistas sociais, quando da sua construção no final dos anos 1980, a usina hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), foi classificada pelo ministro de Minas e Energia (MME), Eduardo Braga, como um dos maiores crimes ambientais que a engenharia já cometeu neste país.
Braga explica que a hidrelétrica de Balbina tem capacidade instalada para gerar até 250 megawatts (MW) de energia. Ela, segundo ele, inundou, aproximadamente, 2.250 quilômetros quadrados de floresta e, hoje, com os efeitos da estiagem que atinge a região, produz apenas 50 MW.
Num comparativo com a usina de Belo Monte, o ministro afirma que a obra no estado vizinho alagou apenas 1% de área de floresta em relação à Balbina, e vai produzir 11 mil megawatts. Olha a diferença do custo-benefício do ponto de vista ambiental, comenta.
Adaptado de: Amazônia
O fator geográfico que explica a menor produtividade da usina de Balbina em relação à de Belo Monte é:
Infiltração na água no ambiente sedimentar.
Edificação da barragem em relevo plano.
Falta de cursos de água volumosos.
Vazão fluvial inconstante.
Mudanças climáticas na região.
Sabe-se que o combustível utilizado para a produção de eletricidade em uma usina nuclear é um elemento radioativo, sendo o urânio o mais utilizado. Contudo, o urânio natural não pode ser utilizado, dessa forma, precisa passar por um processo de enriquecimento, para tornar-se o urânio 235, que será utilizado em um reator nuclear. Com relação ao processo de enriquecimento de urânio, assinale a alternativa correta:
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.
Sobre Energia Eólica, analise as afirmações a seguir:
I. A grande vantagem relacionada à energia eólica é o seu custo de instalação, que é relativamente baixo.
II. É fundamental que parques eólicos sejam instalados em localidades que tenham uma constante incidência de ventos.
III. Existe a transformação da energia do vento, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.
Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:
I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.
II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;
III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível em termos de preço (custos adequados à sociedade), ser segura e respeitar aspectos de impacto ambiental.
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível em termos de energéticos, ser confiável e respeitar aspectos de concorrências de mercado.
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível à população, ser durável e proporcionar desenvolvimento regional.
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível em termos de preço (custos adequados à sociedade), ser estável e respeitar aspectos de impacto ambiental.
Uma solução energética viável deve satisfazer três condições básicas: ser acessível em termos de preço de mercado, ser segura e respeitar a economia de uma nação.
Existem diversas modalidades de energia que são utilizadas pelo homem. Dessas, uma se caracteriza pela utilização do calor interno do planeta. Esse calor, que aciona turbinas elétricas, gera a modalidade de energia conhecida como:
Considere as seguintes alternativas:
I- Energia Gravitacional
II- Energia Geotérmica.
III- Energia Fóssil.
IV- Energia geotermal
V- Energia de Xisto Betuminoso
Apenas a III.
I, II e III.
Apenas a I.
II e IV.
I e II.
Relacione os tipos de reatores civis com suas principais características:
(1) Reatores BWR.
(2) Reatores PWR.
(3) Reatores LMFBR.
( ) A água que flui do núcleo do reator é isolada a partir da turbina, dessa forma o circuito primário produz vapor no circuito secundário e aciona a turbina. O reator nuclear de Angra dos Reis utiliza esse tipo de reator.
( ) A reação de fissão produz calor para movimentar a turbina e, ao mesmo tempo, reproduz combustível para o reator de plutônio, em suma, a transferência de calor e o arrefecimento são realizados por um metal líquido.
( ) A água tem função de moderador, ocorrendo a troca de calor e fornecendo vapor para a turbina. Sua desvantagem é que qualquer problema no reator pode tornar a água radioativa e, consequentemente, atingir a turbina.
A alternativa que corresponde à sequência correta é:
1, 2, 3.
2, 1, 3.
1, 3, 2.
2, 3, 1.
3, 2, 1.
Analise as alternativas a seguir, que comentam a respeito de sistemas que utilizam painéis fotovoltaicos:
I. Uma possibilidade de utilização dos painéis fotovoltaicos é o envio da energia excedente para a rede elétrica, que gera créditos de energia.
II. A energia elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos é apropriada para as cargas residenciais convencionais, visto que é gerada em corrente contínua (CC).
III. O inversor em um painel fotovoltaico possui como principal função converter a corrente CC, advinda dos painéis, para corrente alternada (CA), de modo que a energia possa ser utilizada na residência.
IV.A energia elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos não é apropriada para as cargas residenciais convencionais, visto que é gerada em corrente alternada (CA).
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e III.
I e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
II e III.
Analise o gráfico a seguir, que relaciona aspectos sobre a matriz energética brasileira, segundo o BEN de 2015:
De acordo com ele, é correto afirmar que:
A matriz energética mundial ainda apresenta superiores porcentagens em relação ao Brasil, no que se refere à adoção de fontes renováveis de energia.
Mesmo o Brasil estimulando o investimento em fontes renováveis, pode-se perceber que no mundo elas já são enormemente aplicadas.
O Brasil, tanto no ano de 2013 quanto no ano de 2014, apresentou altas porcentagens de utilização de fontes renováveis em sua matriz energética.
Em comparação ao ano de 2013, no ano de 2014, o Brasil teve um leve decréscimo no uso de fontes renováveis em sua matriz energética. Contudo, o país ainda apresenta uma posição de destaque em relação ao mundo e à OCDE.
O Brasil, no ano de 2014, apresentou um leve aumento da participação de fontes renováveis em sua matriz energética.
A eletrificação rural é um importante fator indutor do desenvolvimento humano, econômico e social, com impactos que ultrapassam as fronteiras das comunidades rurais. A eletrificação, enquanto meio para o desenvolvimento, está inserida numa rede caracterizada por relações de dependência, reforço mútuo e loops de realimentação entre os seus componentes. Além dos benefícios evidentes para a população rural com possibilidade de maior nível de conforto, satisfação, acesso a meios de comunicação e informação, mecanização agrícola e consequente melhoria da produtividade agrícola, esse setor impulsiona a cadeia produtiva industrial.
Trecho retirado de: Eletrificação rural: benefícios em diferentes esferas, CASSIANO - Energia Meio Rural (2004)
Vimos a importância da eletrificação rural, dessa forma, qual o maior desafio para o fornecimento de energia elétrica para comunidades rurais, pelas plantas de geração centralizada?
A inviabilidade técnico-econômica de transporte e distribuição da energia frente à baixa demanda das áreas rurais.
As acentuadas depredações das instalações elétricas devido às condições ambientais das áreas rurais.
A rejeição da população rural ao consumo da energia elétrica provinda dos grandes centros urbanos.
O consumo excessivo de correntes harmônicas e/ou de potência reativa das cargas rurais.
Os tipos de cargas rurais, que não seguem o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada.
Contestada por ambientalistas e cientistas sociais, quando da sua construção no final dos anos 1980, a usina hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), foi classificada pelo ministro de Minas e Energia (MME), Eduardo Braga, como um dos maiores crimes ambientais que a engenharia já cometeu neste país.
Braga explica que a hidrelétrica de Balbina tem capacidade instalada para gerar até 250 megawatts (MW) de energia. Ela, segundo ele, inundou, aproximadamente, 2.250 quilômetros quadrados de floresta e, hoje, com os efeitos da estiagem que atinge a região, produz apenas 50 MW.
Num comparativo com a usina de Belo Monte, o ministro afirma que a obra no estado vizinho alagou apenas 1% de área de floresta em relação à Balbina, e vai produzir 11 mil megawatts. Olha a diferença do custo-benefício do ponto de vista ambiental, comenta.
Adaptado de: Amazônia
O fator geográfico que explica a menor produtividade da usina de Balbina em relação à de Belo Monte é:
Infiltração na água no ambiente sedimentar.
Edificação da barragem em relevo plano.
Falta de cursos de água volumosos.
Vazão fluvial inconstante.
Mudanças climáticas na região.
Sabe-se que o combustível utilizado para a produção de eletricidade em uma usina nuclear é um elemento radioativo, sendo o urânio o mais utilizado. Contudo, o urânio natural não pode ser utilizado, dessa forma, precisa passar por um processo de enriquecimento, para tornar-se o urânio 235, que será utilizado em um reator nuclear. Com relação ao processo de enriquecimento de urânio, assinale a alternativa correta:
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.
Sobre Energia Eólica, analise as afirmações a seguir:
I. A grande vantagem relacionada à energia eólica é o seu custo de instalação, que é relativamente baixo.
II. É fundamental que parques eólicos sejam instalados em localidades que tenham uma constante incidência de ventos.
III. Existe a transformação da energia do vento, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.
Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:
I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.
II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;
III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.
Apenas a III.
I, II e III.
Apenas a I.
II e IV.
I e II.
Relacione os tipos de reatores civis com suas principais características:
(1) Reatores BWR.
(2) Reatores PWR.
(3) Reatores LMFBR.
( ) A água que flui do núcleo do reator é isolada a partir da turbina, dessa forma o circuito primário produz vapor no circuito secundário e aciona a turbina. O reator nuclear de Angra dos Reis utiliza esse tipo de reator.
( ) A reação de fissão produz calor para movimentar a turbina e, ao mesmo tempo, reproduz combustível para o reator de plutônio, em suma, a transferência de calor e o arrefecimento são realizados por um metal líquido.
( ) A água tem função de moderador, ocorrendo a troca de calor e fornecendo vapor para a turbina. Sua desvantagem é que qualquer problema no reator pode tornar a água radioativa e, consequentemente, atingir a turbina.
A alternativa que corresponde à sequência correta é:
1, 2, 3.
2, 1, 3.
1, 3, 2.
2, 3, 1.
3, 2, 1.
Analise as alternativas a seguir, que comentam a respeito de sistemas que utilizam painéis fotovoltaicos:
I. Uma possibilidade de utilização dos painéis fotovoltaicos é o envio da energia excedente para a rede elétrica, que gera créditos de energia.
II. A energia elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos é apropriada para as cargas residenciais convencionais, visto que é gerada em corrente contínua (CC).
III. O inversor em um painel fotovoltaico possui como principal função converter a corrente CC, advinda dos painéis, para corrente alternada (CA), de modo que a energia possa ser utilizada na residência.
IV.A energia elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos não é apropriada para as cargas residenciais convencionais, visto que é gerada em corrente alternada (CA).
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e III.
I e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
II e III.
Analise o gráfico a seguir, que relaciona aspectos sobre a matriz energética brasileira, segundo o BEN de 2015:
De acordo com ele, é correto afirmar que:
A matriz energética mundial ainda apresenta superiores porcentagens em relação ao Brasil, no que se refere à adoção de fontes renováveis de energia.
Mesmo o Brasil estimulando o investimento em fontes renováveis, pode-se perceber que no mundo elas já são enormemente aplicadas.
O Brasil, tanto no ano de 2013 quanto no ano de 2014, apresentou altas porcentagens de utilização de fontes renováveis em sua matriz energética.
Em comparação ao ano de 2013, no ano de 2014, o Brasil teve um leve decréscimo no uso de fontes renováveis em sua matriz energética. Contudo, o país ainda apresenta uma posição de destaque em relação ao mundo e à OCDE.
O Brasil, no ano de 2014, apresentou um leve aumento da participação de fontes renováveis em sua matriz energética.
A eletrificação rural é um importante fator indutor do desenvolvimento humano, econômico e social, com impactos que ultrapassam as fronteiras das comunidades rurais. A eletrificação, enquanto meio para o desenvolvimento, está inserida numa rede caracterizada por relações de dependência, reforço mútuo e loops de realimentação entre os seus componentes. Além dos benefícios evidentes para a população rural com possibilidade de maior nível de conforto, satisfação, acesso a meios de comunicação e informação, mecanização agrícola e consequente melhoria da produtividade agrícola, esse setor impulsiona a cadeia produtiva industrial.
Trecho retirado de: Eletrificação rural: benefícios em diferentes esferas, CASSIANO - Energia Meio Rural (2004)
Vimos a importância da eletrificação rural, dessa forma, qual o maior desafio para o fornecimento de energia elétrica para comunidades rurais, pelas plantas de geração centralizada?
A inviabilidade técnico-econômica de transporte e distribuição da energia frente à baixa demanda das áreas rurais.
As acentuadas depredações das instalações elétricas devido às condições ambientais das áreas rurais.
A rejeição da população rural ao consumo da energia elétrica provinda dos grandes centros urbanos.
O consumo excessivo de correntes harmônicas e/ou de potência reativa das cargas rurais.
Os tipos de cargas rurais, que não seguem o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada.
Contestada por ambientalistas e cientistas sociais, quando da sua construção no final dos anos 1980, a usina hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), foi classificada pelo ministro de Minas e Energia (MME), Eduardo Braga, como um dos maiores crimes ambientais que a engenharia já cometeu neste país.
Braga explica que a hidrelétrica de Balbina tem capacidade instalada para gerar até 250 megawatts (MW) de energia. Ela, segundo ele, inundou, aproximadamente, 2.250 quilômetros quadrados de floresta e, hoje, com os efeitos da estiagem que atinge a região, produz apenas 50 MW.
Num comparativo com a usina de Belo Monte, o ministro afirma que a obra no estado vizinho alagou apenas 1% de área de floresta em relação à Balbina, e vai produzir 11 mil megawatts. Olha a diferença do custo-benefício do ponto de vista ambiental, comenta.
Adaptado de: Amazônia
O fator geográfico que explica a menor produtividade da usina de Balbina em relação à de Belo Monte é:
Infiltração na água no ambiente sedimentar.
Edificação da barragem em relevo plano.
Falta de cursos de água volumosos.
Vazão fluvial inconstante.
Mudanças climáticas na região.
Sabe-se que o combustível utilizado para a produção de eletricidade em uma usina nuclear é um elemento radioativo, sendo o urânio o mais utilizado. Contudo, o urânio natural não pode ser utilizado, dessa forma, precisa passar por um processo de enriquecimento, para tornar-se o urânio 235, que será utilizado em um reator nuclear. Com relação ao processo de enriquecimento de urânio, assinale a alternativa correta:
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.
Sobre Energia Eólica, analise as afirmações a seguir:
I. A grande vantagem relacionada à energia eólica é o seu custo de instalação, que é relativamente baixo.
II. É fundamental que parques eólicos sejam instalados em localidades que tenham uma constante incidência de ventos.
III. Existe a transformação da energia do vento, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.
Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:
I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.
II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;
III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.
1, 2, 3.
2, 1, 3.
1, 3, 2.
2, 3, 1.
3, 2, 1.
Analise as alternativas a seguir, que comentam a respeito de sistemas que utilizam painéis fotovoltaicos:
I. Uma possibilidade de utilização dos painéis fotovoltaicos é o envio da energia excedente para a rede elétrica, que gera créditos de energia.
II. A energia elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos é apropriada para as cargas residenciais convencionais, visto que é gerada em corrente contínua (CC).
III. O inversor em um painel fotovoltaico possui como principal função converter a corrente CC, advinda dos painéis, para corrente alternada (CA), de modo que a energia possa ser utilizada na residência.
IV.A energia elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos não é apropriada para as cargas residenciais convencionais, visto que é gerada em corrente alternada (CA).
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e III.
I e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
II e III.
Analise o gráfico a seguir, que relaciona aspectos sobre a matriz energética brasileira, segundo o BEN de 2015:
De acordo com ele, é correto afirmar que:
A matriz energética mundial ainda apresenta superiores porcentagens em relação ao Brasil, no que se refere à adoção de fontes renováveis de energia.
Mesmo o Brasil estimulando o investimento em fontes renováveis, pode-se perceber que no mundo elas já são enormemente aplicadas.
O Brasil, tanto no ano de 2013 quanto no ano de 2014, apresentou altas porcentagens de utilização de fontes renováveis em sua matriz energética.
Em comparação ao ano de 2013, no ano de 2014, o Brasil teve um leve decréscimo no uso de fontes renováveis em sua matriz energética. Contudo, o país ainda apresenta uma posição de destaque em relação ao mundo e à OCDE.
O Brasil, no ano de 2014, apresentou um leve aumento da participação de fontes renováveis em sua matriz energética.
A eletrificação rural é um importante fator indutor do desenvolvimento humano, econômico e social, com impactos que ultrapassam as fronteiras das comunidades rurais. A eletrificação, enquanto meio para o desenvolvimento, está inserida numa rede caracterizada por relações de dependência, reforço mútuo e loops de realimentação entre os seus componentes. Além dos benefícios evidentes para a população rural com possibilidade de maior nível de conforto, satisfação, acesso a meios de comunicação e informação, mecanização agrícola e consequente melhoria da produtividade agrícola, esse setor impulsiona a cadeia produtiva industrial.
Trecho retirado de: Eletrificação rural: benefícios em diferentes esferas, CASSIANO - Energia Meio Rural (2004)
Vimos a importância da eletrificação rural, dessa forma, qual o maior desafio para o fornecimento de energia elétrica para comunidades rurais, pelas plantas de geração centralizada?
A inviabilidade técnico-econômica de transporte e distribuição da energia frente à baixa demanda das áreas rurais.
As acentuadas depredações das instalações elétricas devido às condições ambientais das áreas rurais.
A rejeição da população rural ao consumo da energia elétrica provinda dos grandes centros urbanos.
O consumo excessivo de correntes harmônicas e/ou de potência reativa das cargas rurais.
Os tipos de cargas rurais, que não seguem o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada.
Contestada por ambientalistas e cientistas sociais, quando da sua construção no final dos anos 1980, a usina hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), foi classificada pelo ministro de Minas e Energia (MME), Eduardo Braga, como um dos maiores crimes ambientais que a engenharia já cometeu neste país.
Braga explica que a hidrelétrica de Balbina tem capacidade instalada para gerar até 250 megawatts (MW) de energia. Ela, segundo ele, inundou, aproximadamente, 2.250 quilômetros quadrados de floresta e, hoje, com os efeitos da estiagem que atinge a região, produz apenas 50 MW.
Num comparativo com a usina de Belo Monte, o ministro afirma que a obra no estado vizinho alagou apenas 1% de área de floresta em relação à Balbina, e vai produzir 11 mil megawatts. Olha a diferença do custo-benefício do ponto de vista ambiental, comenta.
Adaptado de: Amazônia
O fator geográfico que explica a menor produtividade da usina de Balbina em relação à de Belo Monte é:
Infiltração na água no ambiente sedimentar.
Edificação da barragem em relevo plano.
Falta de cursos de água volumosos.
Vazão fluvial inconstante.
Mudanças climáticas na região.
Sabe-se que o combustível utilizado para a produção de eletricidade em uma usina nuclear é um elemento radioativo, sendo o urânio o mais utilizado. Contudo, o urânio natural não pode ser utilizado, dessa forma, precisa passar por um processo de enriquecimento, para tornar-se o urânio 235, que será utilizado em um reator nuclear. Com relação ao processo de enriquecimento de urânio, assinale a alternativa correta:
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.
Sobre Energia Eólica, analise as afirmações a seguir:
I. A grande vantagem relacionada à energia eólica é o seu custo de instalação, que é relativamente baixo.
II. É fundamental que parques eólicos sejam instalados em localidades que tenham uma constante incidência de ventos.
III. Existe a transformação da energia do vento, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.
Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:
I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.
II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;
III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.
I e III.
I e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
II e III.
Analise o gráfico a seguir, que relaciona aspectos sobre a matriz energética brasileira, segundo o BEN de 2015:
De acordo com ele, é correto afirmar que:
A matriz energética mundial ainda apresenta superiores porcentagens em relação ao Brasil, no que se refere à adoção de fontes renováveis de energia.
Mesmo o Brasil estimulando o investimento em fontes renováveis, pode-se perceber que no mundo elas já são enormemente aplicadas.
O Brasil, tanto no ano de 2013 quanto no ano de 2014, apresentou altas porcentagens de utilização de fontes renováveis em sua matriz energética.
Em comparação ao ano de 2013, no ano de 2014, o Brasil teve um leve decréscimo no uso de fontes renováveis em sua matriz energética. Contudo, o país ainda apresenta uma posição de destaque em relação ao mundo e à OCDE.
O Brasil, no ano de 2014, apresentou um leve aumento da participação de fontes renováveis em sua matriz energética.
A eletrificação rural é um importante fator indutor do desenvolvimento humano, econômico e social, com impactos que ultrapassam as fronteiras das comunidades rurais. A eletrificação, enquanto meio para o desenvolvimento, está inserida numa rede caracterizada por relações de dependência, reforço mútuo e loops de realimentação entre os seus componentes. Além dos benefícios evidentes para a população rural com possibilidade de maior nível de conforto, satisfação, acesso a meios de comunicação e informação, mecanização agrícola e consequente melhoria da produtividade agrícola, esse setor impulsiona a cadeia produtiva industrial.
Trecho retirado de: Eletrificação rural: benefícios em diferentes esferas, CASSIANO - Energia Meio Rural (2004)
Vimos a importância da eletrificação rural, dessa forma, qual o maior desafio para o fornecimento de energia elétrica para comunidades rurais, pelas plantas de geração centralizada?
A inviabilidade técnico-econômica de transporte e distribuição da energia frente à baixa demanda das áreas rurais.
As acentuadas depredações das instalações elétricas devido às condições ambientais das áreas rurais.
A rejeição da população rural ao consumo da energia elétrica provinda dos grandes centros urbanos.
O consumo excessivo de correntes harmônicas e/ou de potência reativa das cargas rurais.
Os tipos de cargas rurais, que não seguem o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada.
Contestada por ambientalistas e cientistas sociais, quando da sua construção no final dos anos 1980, a usina hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), foi classificada pelo ministro de Minas e Energia (MME), Eduardo Braga, como um dos maiores crimes ambientais que a engenharia já cometeu neste país.
Braga explica que a hidrelétrica de Balbina tem capacidade instalada para gerar até 250 megawatts (MW) de energia. Ela, segundo ele, inundou, aproximadamente, 2.250 quilômetros quadrados de floresta e, hoje, com os efeitos da estiagem que atinge a região, produz apenas 50 MW.
Num comparativo com a usina de Belo Monte, o ministro afirma que a obra no estado vizinho alagou apenas 1% de área de floresta em relação à Balbina, e vai produzir 11 mil megawatts. Olha a diferença do custo-benefício do ponto de vista ambiental, comenta.
Adaptado de: Amazônia
O fator geográfico que explica a menor produtividade da usina de Balbina em relação à de Belo Monte é:
Infiltração na água no ambiente sedimentar.
Edificação da barragem em relevo plano.
Falta de cursos de água volumosos.
Vazão fluvial inconstante.
Mudanças climáticas na região.
Sabe-se que o combustível utilizado para a produção de eletricidade em uma usina nuclear é um elemento radioativo, sendo o urânio o mais utilizado. Contudo, o urânio natural não pode ser utilizado, dessa forma, precisa passar por um processo de enriquecimento, para tornar-se o urânio 235, que será utilizado em um reator nuclear. Com relação ao processo de enriquecimento de urânio, assinale a alternativa correta:
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.
Sobre Energia Eólica, analise as afirmações a seguir:
I. A grande vantagem relacionada à energia eólica é o seu custo de instalação, que é relativamente baixo.
II. É fundamental que parques eólicos sejam instalados em localidades que tenham uma constante incidência de ventos.
III. Existe a transformação da energia do vento, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.
Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:
I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.
II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;
III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.
A matriz energética mundial ainda apresenta superiores porcentagens em relação ao Brasil, no que se refere à adoção de fontes renováveis de energia.
Mesmo o Brasil estimulando o investimento em fontes renováveis, pode-se perceber que no mundo elas já são enormemente aplicadas.
O Brasil, tanto no ano de 2013 quanto no ano de 2014, apresentou altas porcentagens de utilização de fontes renováveis em sua matriz energética.
Em comparação ao ano de 2013, no ano de 2014, o Brasil teve um leve decréscimo no uso de fontes renováveis em sua matriz energética. Contudo, o país ainda apresenta uma posição de destaque em relação ao mundo e à OCDE.
O Brasil, no ano de 2014, apresentou um leve aumento da participação de fontes renováveis em sua matriz energética.
A eletrificação rural é um importante fator indutor do desenvolvimento humano, econômico e social, com impactos que ultrapassam as fronteiras das comunidades rurais. A eletrificação, enquanto meio para o desenvolvimento, está inserida numa rede caracterizada por relações de dependência, reforço mútuo e loops de realimentação entre os seus componentes. Além dos benefícios evidentes para a população rural com possibilidade de maior nível de conforto, satisfação, acesso a meios de comunicação e informação, mecanização agrícola e consequente melhoria da produtividade agrícola, esse setor impulsiona a cadeia produtiva industrial.
Trecho retirado de: Eletrificação rural: benefícios em diferentes esferas, CASSIANO - Energia Meio Rural (2004)
Vimos a importância da eletrificação rural, dessa forma, qual o maior desafio para o fornecimento de energia elétrica para comunidades rurais, pelas plantas de geração centralizada?
A inviabilidade técnico-econômica de transporte e distribuição da energia frente à baixa demanda das áreas rurais.
As acentuadas depredações das instalações elétricas devido às condições ambientais das áreas rurais.
A rejeição da população rural ao consumo da energia elétrica provinda dos grandes centros urbanos.
O consumo excessivo de correntes harmônicas e/ou de potência reativa das cargas rurais.
Os tipos de cargas rurais, que não seguem o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada.
Contestada por ambientalistas e cientistas sociais, quando da sua construção no final dos anos 1980, a usina hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), foi classificada pelo ministro de Minas e Energia (MME), Eduardo Braga, como um dos maiores crimes ambientais que a engenharia já cometeu neste país.
Braga explica que a hidrelétrica de Balbina tem capacidade instalada para gerar até 250 megawatts (MW) de energia. Ela, segundo ele, inundou, aproximadamente, 2.250 quilômetros quadrados de floresta e, hoje, com os efeitos da estiagem que atinge a região, produz apenas 50 MW.
Num comparativo com a usina de Belo Monte, o ministro afirma que a obra no estado vizinho alagou apenas 1% de área de floresta em relação à Balbina, e vai produzir 11 mil megawatts. Olha a diferença do custo-benefício do ponto de vista ambiental, comenta.
Adaptado de: Amazônia
O fator geográfico que explica a menor produtividade da usina de Balbina em relação à de Belo Monte é:
Infiltração na água no ambiente sedimentar.
Edificação da barragem em relevo plano.
Falta de cursos de água volumosos.
Vazão fluvial inconstante.
Mudanças climáticas na região.
Sabe-se que o combustível utilizado para a produção de eletricidade em uma usina nuclear é um elemento radioativo, sendo o urânio o mais utilizado. Contudo, o urânio natural não pode ser utilizado, dessa forma, precisa passar por um processo de enriquecimento, para tornar-se o urânio 235, que será utilizado em um reator nuclear. Com relação ao processo de enriquecimento de urânio, assinale a alternativa correta:
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.
Sobre Energia Eólica, analise as afirmações a seguir:
I. A grande vantagem relacionada à energia eólica é o seu custo de instalação, que é relativamente baixo.
II. É fundamental que parques eólicos sejam instalados em localidades que tenham uma constante incidência de ventos.
III. Existe a transformação da energia do vento, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.
Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:
I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.
II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;
III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.
A inviabilidade técnico-econômica de transporte e distribuição da energia frente à baixa demanda das áreas rurais.
As acentuadas depredações das instalações elétricas devido às condições ambientais das áreas rurais.
A rejeição da população rural ao consumo da energia elétrica provinda dos grandes centros urbanos.
O consumo excessivo de correntes harmônicas e/ou de potência reativa das cargas rurais.
Os tipos de cargas rurais, que não seguem o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada.
Contestada por ambientalistas e cientistas sociais, quando da sua construção no final dos anos 1980, a usina hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), foi classificada pelo ministro de Minas e Energia (MME), Eduardo Braga, como um dos maiores crimes ambientais que a engenharia já cometeu neste país.
Braga explica que a hidrelétrica de Balbina tem capacidade instalada para gerar até 250 megawatts (MW) de energia. Ela, segundo ele, inundou, aproximadamente, 2.250 quilômetros quadrados de floresta e, hoje, com os efeitos da estiagem que atinge a região, produz apenas 50 MW.
Num comparativo com a usina de Belo Monte, o ministro afirma que a obra no estado vizinho alagou apenas 1% de área de floresta em relação à Balbina, e vai produzir 11 mil megawatts. Olha a diferença do custo-benefício do ponto de vista ambiental, comenta.
Adaptado de: Amazônia
O fator geográfico que explica a menor produtividade da usina de Balbina em relação à de Belo Monte é:
Infiltração na água no ambiente sedimentar.
Edificação da barragem em relevo plano.
Falta de cursos de água volumosos.
Vazão fluvial inconstante.
Mudanças climáticas na região.
Sabe-se que o combustível utilizado para a produção de eletricidade em uma usina nuclear é um elemento radioativo, sendo o urânio o mais utilizado. Contudo, o urânio natural não pode ser utilizado, dessa forma, precisa passar por um processo de enriquecimento, para tornar-se o urânio 235, que será utilizado em um reator nuclear. Com relação ao processo de enriquecimento de urânio, assinale a alternativa correta:
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.
Sobre Energia Eólica, analise as afirmações a seguir:
I. A grande vantagem relacionada à energia eólica é o seu custo de instalação, que é relativamente baixo.
II. É fundamental que parques eólicos sejam instalados em localidades que tenham uma constante incidência de ventos.
III. Existe a transformação da energia do vento, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.
Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:
I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.
II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;
III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.
Infiltração na água no ambiente sedimentar.
Edificação da barragem em relevo plano.
Falta de cursos de água volumosos.
Vazão fluvial inconstante.
Mudanças climáticas na região.
Sabe-se que o combustível utilizado para a produção de eletricidade em uma usina nuclear é um elemento radioativo, sendo o urânio o mais utilizado. Contudo, o urânio natural não pode ser utilizado, dessa forma, precisa passar por um processo de enriquecimento, para tornar-se o urânio 235, que será utilizado em um reator nuclear. Com relação ao processo de enriquecimento de urânio, assinale a alternativa correta:
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.
Sobre Energia Eólica, analise as afirmações a seguir:
I. A grande vantagem relacionada à energia eólica é o seu custo de instalação, que é relativamente baixo.
II. É fundamental que parques eólicos sejam instalados em localidades que tenham uma constante incidência de ventos.
III. Existe a transformação da energia do vento, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.
Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:
I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.
II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;
III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.
Sobre Energia Eólica, analise as afirmações a seguir:
I. A grande vantagem relacionada à energia eólica é o seu custo de instalação, que é relativamente baixo.
II. É fundamental que parques eólicos sejam instalados em localidades que tenham uma constante incidência de ventos.
III. Existe a transformação da energia do vento, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.
Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:
I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.
II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;
III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.
Apenas III.
II e III.
Apenas II.
Apenas I.
I e II.