Sabe-se que o combustível utilizado para a produção de eletricidade em uma usina nuclear é um elemento radioativo, sendo o urânio o mais utilizado. Contudo, o urânio natural não pode ser utilizado, dessa forma, precisa passar por um processo de enriquecimento, para tornar-se o urânio 235, que será utilizado em um reator nuclear. Com relação ao processo de enriquecimento de urânio, assinale a alternativa correta:
No mundo, é conhecido que existe uma quantidade relativamente alta de urânio 235 em sua forma natural, dessa forma, não é necessário o seu enriquecimento.
Atualmente, o método de enriquecimento do urânio ultracentrifugação é considerado um método obsoleto, sendo substituído pelo método de difusão gasosa.
Os combustíveis nucleares contêm elementos físseis pesados capazes de fissão nuclear (tais como o urânio 235 ou o plutônio 239), que, quando atingidos por um nêutron, fazem com que seus núcleos instáveis sejam separados, criando-se outros dois núcleos, com mais dois ou três nêutrons, sendo dali em diante geradas reações em cadeia.
Os dois métodos comerciais internacionais utilizados para o enriquecimento do urânio são: a difusão líquida e a ultracentrifugação.
A tecnologia de enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação requer mais energia para o tratamento do urânio, quando comparada ao método de difusão gasosa.