FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


A Lei 10.639/2003 incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Com relação à inclusão desta temática de estudo no currículo da educação básica, julgue os itens a seguir.

 

I A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana apenas nos estabelecimentos públicos de Ensino Fundamental.

II A Lei 10.639/2003 estabelece, entre outros temas, os movimentos de emancipação dos negros e a participação do negro na formação social brasileira.

III A Lei 10.639/2003 determinou que os conteúdos concernentes ao ensino de história e cultura afro-brasileira fossem ministrados exclusivamente pelas disciplinas de Arte e História.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


II, apenas.


I, apenas.


I e III.


III, apenas.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A chance de ter um diploma de graduação aumentou quase quatro vezes para a população negra nas últimas décadas no Brasil. Depois de mais de 15 anos desde as primeiras experiências de ações afirmativas no ensino superior, o percentual de pretos e pardos que concluíram a graduação cresceu de 2,2%, em 2000, para 9,3% em 2017. Apesar do crescimento, os negros ainda não alcançaram o índice de brancos diplomados. Entre a população branca, a proporção atual é de 22% de graduados, o que representa pouco mais do que o dobro dos brancos diplomados no ano 2000, quando o índice era de 9,3%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista)

 

Com base nas informações destacadas sobre o ingresso e a conclusão do ensino superior entre brancos e negros, julgue os itens a seguir.

 

I Embora os dados estatísticos revelem um significativo crescimento no ingresso de jovens negros na Universidade, o acesso e a conslusão do ensino superior no Brasil é marcado por uma clara desigualdade racial.

II As políticas de reparações e ações afirmativas voltadas para a educação de jovens negros têm alcançado êxito na igualdade de condições e garantia de ingresso, permanência e sucesso dessa população no ensino superior.

III Os dados apresentados no texto demonstram que as políticas de reparações e ações afirmativas voltadas para a educação superior dos negros reforçam os estereótipos e a existência de uma estrutura social excludente e discriminatória.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


II, apenas.


III, apenas.


I e II.


I, apenas.

Leia, com atenção, o trecho extraído do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova:

 

Toda a educação varia sempre em função de uma "concepção da vida", refletindo, em cada época, a filosofia predominante que é determinada, a seu turno, pela estrutura da sociedade. [...] Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida.

 

(Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em: 09/12/2015)

 

Acerca da crítica à velha estrutura do serviço educacional presente no texto acima, é CORRETO afirmar que:


Entre os objetivos do Manifesto destacava-se a superação do caráter discriminatório e antidemocrático do ensino brasileiro.


Entre os objetivos do Manifesto destacava-se o caráter tradicional do ensino e das práticas enciclopedistas como método adequado à instrução escolar.


Entre os objetivos do Manifesto destacava-se a defesa pela escola catequética e obrigatória, com ênfase na transmissão de saberes práticos e na formação profissional.


Entre os objetivos do Manifesto destacava-se o uso do método de ensino verbalista, com refinado e constante uso da repetição e da memorização na formação do homem erudito.


Entre os objetivos do Manifesto destacava-se a defesa pela escola católica e pelo método jesuítico, numa associação da cultura clássica e dos princípios cristãos.

No Brasil, a abertura do século XX trouxe consigo uma importante marca para a organização escolar: a estatização da educação com a Constituição Republicana de 1891 compeliu o Estado a esboçar um modelo de escolarização baseado na escola seriada, com normas, procedimentos e instalações adequadas – como se constata com a construção de prédios monumentais para abrigar os grupos escolares. Acerca do modelo de escolarização na Primeira República, assinale a alternativa CORRETA.


A estatização e descentralização do ensino deu igual condições de organização, manutenção e promoção de acesso às escolas elementar e secundária.


A seriação do ensino e o currículo positivista tencionaram a escola secundária a distanciar-se da tradição humanista para apoiar-se sobre o campo das ciências exatas.


A Constituição de 1891 pôs fim ao tradicional dualismo do sistema de ensino, garantindo a mesma formação humanística às diferentes classes de pessoas.


O ensino secundário, privilégio das elites, permanecia acadêmico, voltado para o ingresso no ensino superior e humanístico, apesar da tendência positivista do currículo.


As reformas educacionais propostas pela Constituição de 1891 foram integralmente cumpridas e as camadas populares ganharam especial atenção do Estado.

No início da década de 1980, o regime militar dava sinais de enfraquecimento, entrando em curso o lento processo de redemocratização. A sociedade civil, a classe política, as organizações estudantis apresentavam-se de modo mais contundente contra o arbítrio, buscando recuperar espaços perdidos. Sobre a educação no período de redemocratização, é CORRETO afirmar que:


O debate pedagógico foi reativado pelas Conferências Brasileiras de Educação pouco contribuiu com as reflexões e busca de soluções para os diversos problemas da área.


A abertura política alcançou apenas os partidos políticos e os organismos de representação estudantil como a UNE e UEE continuaram na ilegalidade.


O fim da ditadura levou diversos grupos representativos da sociedade civil encerraram suas atividades, pois já não havia mais a necessidade de um trabalho intenso de luta popular.


Os professores, em diversos estados, intensificaram a mobilização pela recuperação das perdas salariais e regulamentação da carreira no magistério.


O abrandamento da censura não foi suficiente para retornar a cena da “praça pública” e o debate político continuou tímido e restrito aos pequenos grupos e aos partidos comunistas.

Segundo José Mário Pires Azanha, o termo democracia carrega consigo a expressão de um ideal que está implicado com questões políticas, econômicas e socioculturais. Para o autor, "as formulações abstratas do ideal democrático são opacas e assépticas. Prestam-se a todos os usos, servindo a todas as ideologias" (AZANHA, 2004, p. 336). Neste sentido, compreendemos que a democracia traz as marcas da ambiguidade e da imprecisão, podendo servir aos mais diversos interesses políticos e ideológicos. Por isso, o ideal democrático sempre ganha forma e sentido com as práticas instituídas que serão ou não democráticas. Sobre as práticas democráticas, assinale a alternativa CORRETA.


Uma prática social democrática deve evidenciar uma forma de participação indireta nas questões que afetam diretamente a vida dos cidadãos.


Uma prática social democrática é um ato político de natureza individual (do cidadão) e refle a defesa dos direitos particulares.


Uma prática social democrática indica um profundo desejo de consolidação das práticas totalitárias e autoritárias de governo.


Uma prática social democrática reflete o fortalecimento do Estado como a instituição soberana na administração dos interesses coletivos (da sociedade civil).


Uma prática social é considerada democrática quando há a efetividade da participação popular quanto à deliberação dos assuntos de interesse coletivo.

Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.


I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.

II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.

III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.


Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.


I, somente.


I e II.


II, somente.


I e III.

Da instalação da colônia ao seu declínio, à educação escolar não se atribuíram outras tarefas que não fossem a substantivação da ordem política e das bases ideológicas que sustentavam as relações de dominação ora por interesses da Igreja, ora por interesses da Coroa Portuguesa. Por isso, inclusive, o problema da instrução pública se arrastou mesmo com a instalação do Império, em 1822.

 

Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.


I As pretensões que se alinhavam à educação colonial passaram a reproduzir os interesses políticos de determinados setores da elite imperial.

II A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.

III O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.


Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


II, somente.


II e III.


III, somente.


I e III.

Leia, com atenção, as assertivas abaixo:

 

Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual).

PORQUE

A formação moral de uma criança pressupõe a educação de sua vontade e a unidade das atividades mentais do conhecer do sentir e do querer.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:


As duas asserções são proposições falsas.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

Leia, com atenção, os textos abaixo:

 

TEXTO I

Os professores precisam ensinar os seus alunos a investigar apaixonadamente todo o acervo cultural produzido pela humanidade, para assumir o melhor e o mais apropriado em vista do seu contexto. Ensinar com filosofia é fazer com que cada um dos alunos possa demonstrar o que aprendeu e tenha plena segurança no que afirma e no que nega, no que aceita e no que rejeita, porque suas ideias brotam de uma profunda reflexão.

 

TEXTO II

[...] pensar é o processo de descobrir relações existentes na realidade e de representá-las em nossa consciência: isso nos permite atinar com os significados ou sentidos que, de alguma forma, estão dados na realidade. [...] produzir ou criar novas relações [...] novas significações ou sentidos para a realidade. (LORIERI, 2002, p. 102)

 

Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:


O texto II é uma crítica ao texto I.


O texto I explica o texto II.


O texto I contradiz o texto II.


O texto II completa o texto I.


Os dois textos não se relacionam.

Páginas: 12345678