FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


No início da década de 1980, o regime militar dava sinais de enfraquecimento, entrando em curso o lento processo de redemocratização. A sociedade civil, a classe política, as organizações estudantis apresentavam-se de modo mais contundente contra o arbítrio, buscando recuperar espaços perdidos. Sobre a educação no período de redemocratização, é CORRETO afirmar que:




  • O debate pedagógico foi reativado pelas Conferências Brasileiras de Educação pouco contribuiu com as reflexões e busca de soluções para os diversos problemas da área.

  • A abertura política alcançou apenas os partidos políticos e os organismos de representação estudantil como a UNE e UEE continuaram na ilegalidade.

  • O fim da ditadura levou diversos grupos representativos da sociedade civil encerraram suas atividades, pois já não havia mais a necessidade de um trabalho intenso de luta popular.

  • Os professores, em diversos estados, intensificaram a mobilização pela recuperação das perdas salariais e regulamentação da carreira no magistério.

  • O abrandamento da censura não foi suficiente para retornar a cena da “praça pública” e o debate político continuou tímido e restrito aos pequenos grupos e aos partidos comunistas.