FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


No Brasil, a abertura do século XX trouxe consigo uma importante marca para a organização escolar: a estatização da educação com a Constituição Republicana de 1891 compeliu o Estado a esboçar um modelo de escolarização baseado na escola seriada, com normas, procedimentos e instalações adequadas – como se constata com a construção de prédios monumentais para abrigar os grupos escolares. Acerca do modelo de escolarização na Primeira República, assinale a alternativa CORRETA.




  • A estatização e descentralização do ensino deu igual condições de organização, manutenção e promoção de acesso às escolas elementar e secundária.

  • A seriação do ensino e o currículo positivista tencionaram a escola secundária a distanciar-se da tradição humanista para apoiar-se sobre o campo das ciências exatas.

  • A Constituição de 1891 pôs fim ao tradicional dualismo do sistema de ensino, garantindo a mesma formação humanística às diferentes classes de pessoas.

  • O ensino secundário, privilégio das elites, permanecia acadêmico, voltado para o ingresso no ensino superior e humanístico, apesar da tendência positivista do currículo.

  • As reformas educacionais propostas pela Constituição de 1891 foram integralmente cumpridas e as camadas populares ganharam especial atenção do Estado.