FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


Foi dito neste capítulo, que quando se questiona a um profissional da área da Educação Física uma simples pergunta: “O que é Educação Física? ”, a maioria dos profissionais tem dificuldade de responder a essa questão. Isto se deve provavelmente porque:

I – A Educação Física foi concebida como uma área não disciplinar, podendo nela ser encaixadas várias propostas de ciência.

II – A Educação Física consagrou apenas um entendimento de procedimentos pedagógicos, em razão de proporcionar por muito tempo a formação de apenas professores e não de cientistas.

III – Quando se faz a pergunta em tela, a resposta vem com argumentos sobre a importância da área e não a definição da área.

IV – A Educação Física se confunde apenas como uma Ciência do Esporte.

Assim, é correto o que se afirma em:


II e IV apenas.


I e II apenas.


I e III apenas.


I, II e IV apenas.


II e III apenas

Assinale a opção que caracteriza uma intervenção didático-pedagógica identificada com a Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física escolar:


A estratégia metodológica conduz os alunos a reflexão visando a articulação com o Projeto Político Pedagógico e tem como objetivo principal a transformação social.


A estratégia metodológica procura contextualizar o sentido do fazer o esporte e tem como conteúdos o conhecimento sobre os esportes através do sentido de movimentar-se.


A estratégia metodológica evidencia a valorização das diversas formas de expressão da cultura de movimento.


A estratégia metodológica visa motivar e incentivar os alunos para a adesão de um estilo de vida ativo tendo como conteúdos programas de atividades físicas escolares e comunitários.


A estratégia metodológica visa resgatar o conhecimento do aluno e tem como temática principal a cultura popular lúdica.

A França é outro país que teve grande importância na produção e desenvolvimento dos métodos ginásticos. Um dos representantes dessa produção foi um espanhol naturalizado francês, que se chamava Amoros, o qual dedicou sua vida à Educação Física. Em sua proposta, denominada “Manual de Educação Física, Ginástica e Moral” encontramos:

I -  As propostas centradas apenas na justificativa fisiológica dos exercícios, ponto básico de seu Manual.
II -   A divisão do método em quatro ramos, civil e industrial; militar; médico; e cênico ou funambulesco, o que a tornava sua proposta com grande semelhança ao Método Sueco.
III – A vertente civil apresentava características bem utilitaristas, com a execução de quinze séries de exercícios.
IV – A vertente dos exercícios cênicos ou funambulescos foram inspirados em métodos ginásticos anteriores aos da escola francesa.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:


I e IV apenas


II e III apenas


II e IV apenas


I, III e IV apenas


I e III apenas

Redimensionar o sentido do esporte (ou desporto) é necessário, pois isto permitiria, segundo os importantes argumentos de Jorge Olímpio Bento, especialmente:


Colocar paixão e emoção naquilo que se faz, bem como exercitar a disciplina e a auto disciplina, elementos importantes para uma vivência individual e coletiva.


Preparar melhor os jogadores profissionais para o desempenho de suas funções táticas e técnicas, permitindo que estes explorem melhor o mercado de trabalho de sua profissão.


Ajudar os dirigentes esportivos de equipes de alto rendimento a conseguir sempre o melhor valor de venda de seus atletas, possibilitando administrar seus clubes como empresas de venda e troca de jogadores.


Preparar melhor os dirigentes esportivos para que gerenciassem clubes visando a manutenção de suas equipes e a obtenção de lucros com a venda de seus jogadores.


Dar maior consistência às federações esportivas para um planejamento condizente para todas as séries de competições esportivas nas respectivas modalidades que administra.

 

Ainda recorrendo a Jorge Bento, temos que o desporto (ou esporte) pode ser considerado como um fenômeno cultural ao longo da história. Esse autor dá pistas para confirmar essa sua afirmação como os seguintes argumentos:

I – O esporte é considerado, não só pelos profissionais dessa área, como algo de grande importância enquanto fenômeno social.

II – O esporte, em especial o de alto rendimento, está voltado para a participação da maior parte da população.

III – Algumas modalidades esportivas contribuem para a justa distribuição de rende das pessoas.

IV – Na escola deve ser ensinado a prática esportiva e a partir daí, selecionar os melhores atletas para representar o país em competições nacionais e internacionais.

Pelos argumentos desenvolvidos, é correto o que se afirma em:


III e IV apenas


II e III apenas


I e II apenas


I apenas.


II e IV apenas

Vivemos numa época de grande desenvolvimento tecnológico, o que pode ser considerado como positivo. Mas, por outro lado, essa tecnologia tem propiciado o aumento da inatividade física com algumas consequências negativas que devem merecer nossa atenção. Como professor de Educação Física, você deve alertar seus alunos para a importância da realização de exercícios. Por essa razão devemos:

I – Demonstrar que a longevidade está ligada a itens como atividade física, aptidão física, manutenção de saúde, tudo isto possível de ser vivido através do empenho em participar de programas de atividades físicas desenvolvidos nos mais variados locais como: academias, escola, parques, centros comunitários.

II – Alertar que a inatividade física pode propiciar debilidades múltiplas, bem como a possibilidade de o organismo ser receptor de um número maior de doenças, tendo como consequência a perda do estilo de vida saudável. 

III – Incentivar seus alunos a frequentarem espaços destinados à realização de exercícios, como por exemplo academias, realizando aí atividades que proporcionem prazer evitando assim o abandono da prática de atividades físicas.

IV – Ofertar nas suas aulas a maior amplitude de esportes, de movimentos ginásticos, de vivências de danças, de tipos de lutas, de formas de condicionamento físico, tudo isto procurando criar o hábito da prática de exercícios com regularidade para que, durante toda a vida, esses alunos busquem a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

           

A partir de toda essa descrição, é correto o que se afirma em:


I e IV apenas.


III e IV apenas.


II e III apenas.


I e II apenas


I, II, III e IV.

Neste capítulo pudemos observar que a área da Educação Física, inicialmente sinônimo de Educação Física Escolar, era ministrada prioritariamente para crianças e adolescentes. Mas, a partir da segunda metade do século XX, ela sai dos muros da escolar para atingir toda a amplitude social e todas as faixas etárias. A partir desta afirmação podemos concluir:

I – Uma Educação Física deve destinar-se ao corpo como um todo, não se resumindo apenas em exercícios padronizados executados ao ritmo definido por um determinado instrutor.

II – É importante reconhecer, quando se busca qualidade de vida, é primordial a manutenção nos programas atividades físicas, destinando tempo diário para a realização de exercícios físicos sistematizados.

III – Conhecer e praticar exercícios físicos bem como participar de jogos esportivos, demanda esforço, determinação e isto pode ser conseguido com propostas que motivem os seus praticantes.

IV – O controle das propostas programáticas em atividades físicas deve ser exercida apenas por médicos especializados, sendo a função do profissional da educação Física coloca-las em prática.

A partir dos argumentos apresentados, é correto o que se afirma em:


I, II e IV apenas


I e IV apenas


I e II apenas


I, II e III apenas


II e IV apenas

Para Jorge Bento, produtor de vasta obra relacionada às Ciências do Desporto, o esporte é importante porque:

I – Pode ser praticado na escola se transformarmos a Educação Física Escolar em Educação Motora.

II – O desporto é algo que atinge todas as faixas etárias, todas as classes sociais e, se bem administrado, possibilita a presenças desde os mais aptos até os menos aptos.

III – A busca de superação no desporto pode propiciar o entendimento das mais variadas formas de transcendência.

IV – É um fenômeno mais abrangente do que a tradicional Educação Física, tendo uma manifestação social bem mais ampla que a chamada Educação Física.

Assim, é correto o que se afirma em:


I e IV apenas


II, III e IV apenas


I e II apenas


III e IV apenas


I, II e III apenas

Os grandes pensadores/filósofos gregos da antiguidade rendiam elogios à prática de esportes, o que nos permite afirmar que:

I – Esses filósofos estabeleciam uma certa relação entre filosofia e esportes.

II – O corpo necessitava da prática esportiva para bem guardar a alma.

III – O esporte poderia servir para a educação moral do jovem grego.

IV – A beleza moral era fundamental como pressuposto educativo do homem grego.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:

 


I, II, III e IV


I e IV apenas


III e IV apenas


II e IV apenas


I e III apenas

Apesar das discussões sobre a Educação Física terem avançado bastante, um ponto de estrangulamento tem se mantido: praticamente não existem esforços teóricos no sentido de compor um quadro classificatório capaz de fornecer um esboço razoável sobre as tendências da Educação Física Brasileira. No caso da Educação Física vinculada ao pensamento Médico Higienista, podemos destacar a seguinte característica:

I. Ela age como protagonista num projeto de “assepsia social”.

II. A ideia central é a disseminação de padrões de conduta, forjados pelas elites dirigentes.

III. É uma concepção que se preocupa em erigir a Educação Física como agente de saneamento público, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e dos vícios deteriorados da saúde e do caráter do homem do povo.

IV. Prática que é coerente com os princípios autoritários fascistas, destacava o papel do homem obediente e adestrado.

V. Tem como ideia central a militarização espiritual.

 

Estão corretos apenas os itens:


I, III e V apenas


I, II, III e IV


I, III e IV apenas


III e IV apenas


I, II e III apenas

Páginas: 123456