FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


O mundo do esporte, em especial com as provas praticadas nos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, também possuía um caráter utilitário, pois nele identificamos: I – A presença de exercícios que podem ser considerados para preparar bons soldados para combate. II – As provas como correr e saltar levando pesos na mão, as quais preparariam um corpo belicoso para a luta. III – A execução der lançamentos e participação em lutas, ações essas que serviriam para adestrar o soldado quando na conquista de territórios. IV – Que a adoração a Zeus só era permitida aos atletas vencedores. A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:

 I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
III e IV apenas
Herbert Spencer (1820-1903) destacou-se pelas suas produções na biologia e na antropologia e era admirador dos trabalhos científicos de Charles Darwin. Ele defendia que uma pessoa educada deveria receber uma formação consistente em três áreas de conhecimento: intelectual, moral e física. A partir disso e do que está presente no capítulo estudado, temos seu pensamento relacionado à Educação Física com a crença de: I – Os jogos, no que diz respeito aos exercícios físicos, são qualitativamente melhores que os exercícios ginásticos. II – Tanto os jogos como os movimentos ginásticos têm o mesmo valor quando da realização dos exercícios físicos. III – Os exercícios ginásticos são melhores que a prática de jogos porque são sistematizados de forma mais coerente. IV -  Os exercícios físicos devem ser incentivados nos hábitos do dia a dia como andar, correr, transportar e lançar objetos.A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:

IV apenas
III apenas
I apenas
II apenas
I, II, III e IV
Podemos afirmar que a civilização grega marca o início de um novo ciclo da história, com o nascimento de um mundo civilizado. É o descobrimento do valor humano, da sua individualidade e o início autêntico da história da educação física. Nesta ótica, assinale a alternativa correta:

Os exercícios físicos eram praticados com vistas exclusivamente à preparação militar e guerreira.
A Educação em Atenas perpetuava a formação cavalheiresca, militar e aristocrática, com um sensível desprezo pelo aspecto cultural.
Em Esparta, a educação corporal ocupava lugar de evidência, adquirindo padrões de eficiência educacional, fisiológica, terapêutica, estética e morais ajustados de acordo com as limitações da época. 
Todo o contexto que envolvia as práticas corporais na Grécia Clássica fazia parte da tradicional política “pão e circo”. Os imperadores angariavam a simpatia popular distribuindo rações diárias de trigo e alienando a plebe com esses artifícios esportivos, de inspiração ideológica.
Na Grécia clássica os exercícios físicos eram instrumentos de formação moral mas sobretudo espiritual por conta do culto aos seus Deuses. Foi lá que nasceram os Jogos Olímpicos, criados no ano de 776 a.C para homenagear Zeus, a maior divindade do olimpo.
Mesmo reconhecendo a dificuldade de dividir os possíveis sentidos do esporte, Tubino afirma que esse fenômeno pode ser entendido em três diferentes trilhas. Quais seriam estas? I – A da performance, presente no esporte de alto rendimento com a finalidade precípua do trabalho com o rendimento. II – A da educação, como direito de todos, a ser ensinada através de elementos lúdicos, podendo ser usufruída em momentos de lazer. III – A dos jogos cooperativos, destinada especialmente a Educação Física escolar visando a ampliação dos contatos corporais. IV – A da participação, caracterizada pela busca de um estilo de vida saudável, a qual deve ser percorrida voluntariamente. Pelos argumentos desenvolvidos, é correto o que se afirma em:

I, III e IV apenas
II e III apenas
II, III e IV apenas
I e II apenas
I, II e IV apenas
Considerando as diferentes Escolas de Ginásticas europeias do Séc. XIX, faça uma análise das assertivas a seguir e preencha os espaços com “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas. (    ) Para George Demeny, representante da linha doutrinária francesa, a Educação Física deveria abandonar procedimentos empíricos e inspirar-se em leis físicas e biológicas para construir uma doutrina a partir de resultados de experiências feitas com o auxílio do “método científico”. (    ) Voltado para eliminar os vícios da sociedade, o Método Alemão de Ginástica se colocava como um meio capaz de tornar os indivíduos fortes, saudáveis e livres de vícios, porque preocupados com a saúde e com a moral. (    ) Na linha doutrinária sueca, representada por Adolph Spiess (1810-1858), a ginástica devia ser reconhecida e tratada com o mesmo grau de importância de qualquer outra disciplina escolar. (    ) Considerado um dos fundadores da ginástica moderna, Guts-Muths, foi o idealizador do Método Alemão de ginástica.  (    ) A ginástica estética da Escola Sueca preconizada por Pehr Henrick Ling, visava o desenvolvimento harmonioso do organismo e seria completada pela dança e por movimentos suaves que proporcionavam beleza e graça ao corpo.      A alternativa que contém a sequência correta é:

V, F, F, V, F
V, F, V, F, V
F, V, V, F, V
F, V, V, F, F
V, F, F, V, V

Instituições como o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA), ao longo de suas históricas:

I – Só cometeram irregularidades, não contribuindo para o desenvolvimento do esporte ao longo do tempo.

II – São instituições comandadas por pessoas idôneas, que administram suas tarefas com zelo e respeito ao mundo do esporte.

III – São instituições compostas por seres humanos que em muitos momentos realizam ações adequadas e em muitas situações cometem erros de princípios éticos e legais, estes últimos altamente prejudiciais ao universo do esporte.

IV – São instituições que não representam as entidades esportivas nacionais, por isso sem credibilidade para os esportistas.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:


I e III apenas


III apenas


I, II, III e IV


IV apenas


II apenas

O Renascimento surge em contestação aos valores vivenciados na idade média, sobretudo no que se refere à severidade no trato com o corpo, chegando em muitos momentos á desprezá-lo como algo não importante na constituição do ser. Nesta ótica, analise as asserções descritas a seguir:


I.    No Renascimento, a ginástica, assim como no período clássico, foi considerada como parte integrante da formação dos indivíduos.
II.    Inspirado nas obras da antiguidade clássica, esse humanismo remanescente voltou a valorizar o belo, resgatando a importância do corpo.
III.    A Educação, no Renascimento, perpetuava a formação cavalheiresca, militar e aristocrática, com um sensível desprezo pelo aspecto cultural. 
IV.    O Renascimento representou uma nova concepção do mundo e do homem, havendo um redescobrimento da individualidade, do espírito crítico e da liberdade no ser humano.

Estão corretos os itens:


I e II apenas


II, III e IV apenas


I, II e III apenas


I, II e IV apenas


I e III apenas

A Educação Física esteve, durante muito tempo, atrelada apenas a área Escolar. No entanto, a partir do final do século passado, ela passa a estar presente na área da saúde, especialmente no que diz respeito aos procedimentos de prevenção de doenças e de aquisição e manutenção de qualidade de vida, tudo isto quando do conhecimento e realização de exercícios físicos sistematizados, executados com controle e regularidade.

A partir da afirmação anterior, é possível afirmar:


A Educação Física deve continuar com suas preocupações voltadas apenas para a área da educação, qualificando cada vez mais o ensino da sua matéria no interior da escola.


Buscar qualidade de vida pode ser um dos objetivos do ser humano, e isto pode ser também conseguido com o conhecimento do universo da Educação Física e com a prática de exercícios regulares na forma de jogos, de esportes, de frequência em academias e outros, componentes esses pertencentes a essa área de conhecimento.


Viver um estilo de vida saudável pode ser missão propiciada exclusivamente pela área da Medicina, bem como saber aproveitar as oportunidades econômicas que conseguimos conquistar.


A Educação Física deve estar prioritariamente associada à área da saúde, podendo eventualmente estar presente no ensino formal.


O desenvolvimento da indústria farmacêutica permite que todos tenham qualidade de vida através da ingestão de remédios, não sendo necessária a participação de propostas que envolvam a prática de exercícios e nem a vivência de atividades esportivas.

 

Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, a partir de 780 a.C., eram realizados com as finalidades de:

I – Verificar as capacidades física dos melhores atletas que representavam as diversas regiões envolvidas na competição.

II – Adorar ao deus Zeus, por isso mesmo se tratava de uma festa religiosa.

III – Reverenciar os atletas vencedores, os quais passavam a receber grandes homenagens em suas comunidades.

IV – Aprimoramento técnico do atleta para que pudessem apresentar em jogos futuros um desempenho ainda melhor.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:


 I apenas


I e IV apenas


II e III apenas


I, III e IV apenas


II e IV apenas

Na perspectiva da abordagem Crítico-Superadora da Educação Física os conteúdos devem enfatizar:


A história cultural das formas de ginástica, das lutas, das danças, dos jogos e dos esportes.


O conhecimento sobre o esporte, o jogo, a dança e a ginástica


As habilidades básicas do esporte.

 


O conhecimento sobre os esportes através do sentido de movimentar-se.


Os programas de atividades físicas escolares e comunitários.

Páginas: 12345