FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


O patrimônio líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzir todos os seus passivos. Uma boa evidenciação dos elementos constitutivos do patrimônio líquido auxilia no discernimento dos interesses dos usuários e desta forma, a principal finalidade das demonstrações, que é ajudar o investidor a avaliar a continuidade do negócio, é alcançada.

 

Nesse sentido, levando em consideração as Teorias do Patrimônio Líquido, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale aquela que contenha os itens corretos.

 

I. Segundo a Teoria da Propriedade, o proprietário é o centro de atenção da Contabilidade. As receitas são consideradas como acréscimo de propriedade e as despesas, decréscimos.

 

II. A Teoria da Entidade preceitua que o centro de interesse da Contabilidade deve ser a entidade. Referida teoria surgiu tendo em vista o crescimento das grandes companhias e a necessidade de separar a gestão da propriedade.

 

III. Segundo a Teoria do Fundo a base da Contabilidade não seria nem o proprietário, ou a sociedade, e sim um grupo de ativos e passivos, além de um conjunto de atividades ou funções para as quais esses ativos e passivos são utilizados.

 

Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):

 


I e III apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


III, apenas.


II e III apenas.

Dentro dos critérios do princípio da continuidade, temos o tratamento de ativos da empresa em decorrência do princípio do registro pelo valor original e dentro desta particularidade os ativos da empresa sofrem um tratamento diferenciado.

 

IMPORTANTE:  O Registro Pelo Valor Original ou Custo Original como Base de Valor como também é conhecido, é o mais antigo e discutido princípio de contabilidade. É considerado por grande parte dos estudiosos da área como consequência direta do princípio da Continuidade. Ele trata como custo de aquisição de um ativo, os insumos necessários para fabricá-lo e colocá-lo em condições de gerar benefícios para a empresa, o que representa a base de valor para a contabilidade;

 

Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha o tratamento adequado dado aos ativos pelo princípio do registro pelo valor original.

 


Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não são incorporados na empresa mesmo sendo a fonte de receita oriundo da fabricação ou serviços;


Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos são incorporados pelo preço pago para adquiri-los ou fabricá-los, considera-se o custo direto da mercadoria no momento da compra.


Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não necessitam serem incorporados na empresa, ou seja, só é considerado no ativo, aquele que será imobilizado.


Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos somente serão incorporados se houver Relevância para contabilidade;


Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não são incorporados na contabilidade;

A contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.

Também podemos definir a contabilidade como uma ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.

Diante destas informações, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:


A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.


O objeto da Contabilidade é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.


Pode-se dizer que o campo de aplicação da Contabilidade é a entidade econômico-administrativa, seja ou não de fins lucrativos.


Enquanto a entidade econômico-administrativa é o objeto da Contabilidade, o patrimônio é o seu campo de aplicação.


A Contabilidade pode ser conceituada como sendo “a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não”.

As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.

A escola Contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas. Assim, pode-se afirmar que essa escola era centrada em contas, daí a denominação “Contista”

Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola CONTISTA:


Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)


Extrema natureza empírica (sem base racional)


Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.


Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação.


Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)

As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.

Relacione as escolas abaixo com as suas respectivas características e em seguida assinale a alternativa que contenha a sequência correta:

 

1 - Personalismo

2 - Reditualismo

3 - Neopatrimonialismo

4 - Controlismo

5 - Aziendalismo

 

(  ) Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)

(  ) Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)

(  ) Defendiam que o objeto de estudo da contabilidade era o resultado (lucro ou prejuízo).

(  ) Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação

(  ) Concentra-se em obter a filosofia do fenômeno patrimonial.

 


4, 1, 2, 5, 3


1, 2 ,3, 4, 5


5, 4, 2, 3, 1


5, 4, 3, 2, 1


1, 3, 4, 5, 2

Os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Neste sentido, assinale a afirmativa correta:


Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.


Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.


Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.


Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.


Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.

O estudo da teoria contábil é de grande relevância não somente para pesquisadores e acadêmicos, mas também para aqueles cuja atuação profissional é diretamente ligada à contabilidade aplicada. A razão dessa importância consiste no fato de que o fundamento, a base, o arcabouço de sustentação das práticas contábeis encontra-se justamente na teoria da contabilidade.  Uma das principais bases para o estudo da contabilidade é a definição correta das definições dos elementos contábeis sendo eles:  ativo, passivo e patrimônio líquido. De acordo com nossos estudos, analise as opções abaixo e em seguida aponte a INCORRETA:


Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.


Muitos ativos estão ligados a direitos legais, inclusive a direito de propriedade. Ao determinar a existência de um ativo, entretanto, o direito de propriedade não é essencial


Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os resultados.


Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos para a entidade.


Muitos ativos têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo.

As alterações originadas pela adoção das IFRS trouxeram significativas atualizações à contabilidade brasileira. Estas atualizações respeitaram as características legais e societárias do Brasil, adaptando muitos pontos da “linguagem internacional” à nossa realidade. Durante este processo muito se falou em “harmonização” das normas brasileiras de contabilidade.

 

Assinale abaixo a alternativa que melhor contempla o conceito de “harmonização” das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais de contabilidade.


Processo que busca reduzir todos os objetos de um processo a um só tipo, unificado e simplificado, utilizando um único modelo estabelecido.


Acordo para que existam mudanças. Elaborado respeitando as normas e características vigentes no país e de suas operações comerciais.


Falta de exigência de acordo para as mudanças necessárias no processo de unificação.


Processo de unificação sem pré definição de um modelo estabelecido.


Estruturação de características em um único processo, sobre diferentes estruturas econômicas.

O Pronunciamento Técnico PME relata que o objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas é oferecer informações sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e os fluxos de caixa da entidade. Estes dados devem ser úteis para a tomada de decisão por vasta gama de usuários que não está em posição de exigir relatórios feitos sob medida para atender suas necessidades particulares de informação. Entre as características qualitativas de melhoria, a comparabilidade está entre as que os analistas de demonstrações contábeis mais buscam. Dessa forma, pode-se definir pela estrutura conceitual contábil que comparabilidade é a característica que:


garante que usuários diferentes concluam de forma completa e igual, quanto à condição econômica e financeira da empresa, sendo levados a um completo acordo.


permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles nas Demonstrações Contábeis.


considera a uniformidade na aplicação dos procedimentos e normas contábeis, onde, para se obter a comparabilidade, as entidades precisam adotar os mesmos métodos de apuração e cálculo.


utiliza os mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro, considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades.


estabelece procedimentos para a padronização dos métodos e processos aplicados em demonstrações contábeis de mesmo segmento.

De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:


as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um evento contábil, passado ou futuro.


a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.


a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.


as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.


as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.

Páginas: 123456