FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


O estudo da teoria contábil é de grande relevância não somente para pesquisadores e acadêmicos, mas também para aqueles cuja atuação profissional é diretamente ligada à contabilidade aplicada. A razão dessa importância consiste no fato de que o fundamento, a base, o arcabouço de sustentação das práticas contábeis encontra-se justamente na teoria da contabilidade.  Uma das principais bases para o estudo da contabilidade é a definição correta das definições dos elementos contábeis sendo eles:  ativo, passivo e patrimônio líquido. De acordo com nossos estudos, analise as opções abaixo e em seguida aponte a INCORRETA:




  • Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.

  • Muitos ativos estão ligados a direitos legais, inclusive a direito de propriedade. Ao determinar a existência de um ativo, entretanto, o direito de propriedade não é essencial

  • Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os resultados.

  • Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos para a entidade.

  • Muitos ativos têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo.