FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


O patrimônio líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzir todos os seus passivos. Uma boa evidenciação dos elementos constitutivos do patrimônio líquido auxilia no discernimento dos interesses dos usuários e desta forma, a principal finalidade das demonstrações, que é ajudar o investidor a avaliar a continuidade do negócio, é alcançada.

 

Nesse sentido, levando em consideração as Teorias do Patrimônio Líquido, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale aquela que contenha os itens corretos.

 

I. Segundo a Teoria da Propriedade, o proprietário é o centro de atenção da Contabilidade. As receitas são consideradas como acréscimo de propriedade e as despesas, decréscimos.

 

II. A Teoria da Entidade preceitua que o centro de interesse da Contabilidade deve ser a entidade. Referida teoria surgiu tendo em vista o crescimento das grandes companhias e a necessidade de separar a gestão da propriedade.

 

III. Segundo a Teoria do Fundo a base da Contabilidade não seria nem o proprietário, ou a sociedade, e sim um grupo de ativos e passivos, além de um conjunto de atividades ou funções para as quais esses ativos e passivos são utilizados.

 

Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):

 




  • I e III apenas.

  • I, II e III.

  • I e II, apenas.

  • III, apenas.

  • II e III apenas.