FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


No texto O paradigma educacional emergente (2000), Moraes afirma que educar para a cidadania global é ensinar a viver na mudança e não querer controlá-las. Ou seja, que é necessário compreender a necessidade da transformação, de modo a não querer obter o controle sobre ela.

 

Tendo em conta os pressupostos do paradigma educacional emergente, julgue os itens a seguir.

 

I O aprendizado autônomo pressupõe flexibilização e compromisso.

II A autonomia, a cooperação e a criticidade são fundamentais num mundo em permanente mudança.

III A mudança de paradigma só é percebida nos grandes laboratórios científicos e na vida política da sociedade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, apenas.


III, apenas.


II e III.


I e II.


I e III.

A educação é uma prática social que ocorre em todas as instâncias da sociedade humana, portanto, constitutiva e constituinte das relações sociais. O Estado na sua relação com a sociedade concebe e implementa políticas públicas de educação que visam garantir a manutenção e reprodução de um determinado projeto de sociedade. Nesse sentido, cabe à escola:

 

I atuar na formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados.

II reproduzir os padrões socioculturais dominantes.

III promover a democracia como instrumento de controle.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.


I e II.


I, somente.


I e III.


II, somente.

De acordo com Snyders (1973), a pedagogia progressista afirma a educação como relação marcada pela sociedade e a escola como local onde também se processa a luta de classes. Nesse sentido, o termo progressista surge no âmbito do debate e da pesquisa educacional para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

 

Considerando as características da pedagogia progressista, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

 

(  ) Para a pedagogia progressista, o professor deixa de ser o “dono” do saber para caminhar com o aluno e mediar a aprendizagem.

( ) No contexto da pedagogia progressista, as avaliações têm como função a verificação objetiva e quantitativa dos resultados alcançados pelos alunos.

( ) Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares deve considerar prioritariamente a adequação do indivíduo às necessidades do mercado.

(  ) No contexto da pedagogia progressista, as diferenças sociais, econômicas e culturais dos alunos dimensionam a relação escola e sociedade.

( ) Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares em função da realidade do aluno provoca a elevação do nível da consciência crítica.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, F, F, V, V.


F, V, V, F, F.


V, V, V, F, F.


V, V, F, F, V.


V, F, F, V, V.

Segundo Faveri (2011, p. 44), a “produção do conhecimento escolar crítico requer que a teoria anunciada na forma conceitual se transforme em ações no contexto de vida do aluno para alcançar uma visão crítica que move o seu agir no mundo para superar a visão fragmentada da realidade”.

 

A concepção de conhecimento escolar crítico expressa pelo autor diz respeito à abordagem:


cognitivista.


humanista.


sociocultural.


tradicional.


comportamentalista.

Segundo Paroneto e Vieira (2010, p. 39), “a visão de mundo, é a forma como interpretamos o mundo em que vivemos; é um conjunto de ações voltadas para a compreensão da dinâmica da relação do homem com o meio, com a determinação social e com a evolução histórica dessa relação”. Logo, seja qual for o tempo/lugar da história, o modo como o homem interpreta a realidade e as questões que lhe cercam diz respeito à visão de ser humano e sociedade que ele constrói na medida de suas experiências e vivências.

 

Nesse sentido, julgue as afirmativas que seguem, indicando V para aquelas que forem verdadeiras e F para aquelas que forem falsas.

 

( ) Nas sociedades primitivas, a visão de mundo era marcada pela relação de proximidade entre o homem e a natureza; pela manifestação do sagrado que se encontrava em todas as dependências da realidade vivida.

( ) O paradigma teocêntrico marca a visão de mundo na Idade Média: uma sociedade estática, hierarquizada, e, por isso mesmo, convencida de que Deus determinara a cada um o seu lugar.

( ) Fosse na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, a produção intelectual renascentista demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso e a visão de mundo medieval.

( ) Na Modernidade, o modo de pensar foi influenciado, sobretudo, pelas transformações no campo científico e político. A visão de mundo é marcada pela ênfase dada ao indivíduo e à racionalidade.

( ) A nova visão de homem e de mundo gerada no século XVII não modificou as bases do saber que, profundamente contemplativo, revelou as essências metafísicas como objeto primordial da ciência.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, V, F, F, V.


V, V, V, F, F.


F, V, V, F, F.


F, F, F, V, V.


V, V, F, V, F.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.

 

(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)

 

Considerando as diferentes propriedades que, segundo a autora, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir indicando V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

 

( ) O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.

( ) O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.

( ) Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, F.


F, F, V.


V, V, F.


V, F, V.


F, V, F.

Segundo Freire (1975), conhecer é apreender o mundo em suas relações, portanto é um processo necessariamente dinâmico no qual, através das ações físicas e mentais, os diferentes sujeitos constroem, em uma interação coletiva, novas formas de se relacionar e compreender o mundo. Nesse sentido, cabe à escola:

 

I atuar na formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados.

II garantir a formação para o trabalho tendo em conta o crescimento econômico.

III desenvolver estratégias de envolvimento da comunidade escolar na vida da escola.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, apenas.


I e III.


III, apenas.


I, apenas.


II e III.

Leia, com atenção, o texto abaixo.

 

O educador faz depósitos de conteúdos que devem ser arquivados pelos educandos. Desta maneira a educação se torna um ato de depositar em que os educandos são os depositários. O educador será tanto melhor educador quanto mais conseguir depositar nos educandos. Os educandos por sua vez, serão tanto melhores educados, quanto mais conseguirem arquivar os depósitos feitos.

 

(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983, p. 66).

 

O texto em destaque é uma crítica:


à concepção liberal de educação e à sua metodologia de ensino.


à tendência redentora e à sua pedagogia otimista.


à abordagem sociocultural e sua metodologia de ensino instrutiva.


à concepção progressista de educação e à sua prática avaliativa.


à pedagogia crítico-social dos conteúdos e à sua visão de escola/sociedade.

Para se referir à palavra e à linguagem, Chauí (2005) recorda os conceitos gregos de mythos e logos. A respeito desses conceitos, julgue os itens abaixo indicando V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

 

( ) Mythos refere-se à palavra que narra a origem dos deuses, do mundo, dos homens, das técnicas e da vida do grupo social.

( ) Os mythos não possuem relação com o sagrado e ilustram a simplicidade das narrativas pré-reflexivas.

( ) Logos refere-se à palavra racional em que se exprime o pensamento que conhece o real.

( ) O Logos diz respeito ao diálogo, à palavra-pensamento que revela o conhecimento de alguma coisa.

( ) Para os gregos, Logos é a palavra divina que dá origem à toda forma de existência material e imaterial.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, F, V, F, V.


F, F, V, V, V.


V, V, F, V, F.


V, F, V, V, F.


F, F, V, V, F.

De acordo com Snyders (1973), a pedagogia progressista afirma a educação como relação marcada pela sociedade e a escola como local onde também se processa a luta de classes. Nesse sentido, o termo progressista surge no âmbito do debate e da pesquisa educacional para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

 

Considerando as características da pedagogia progressista, julgue as afirmativas a seguir.

 

I Para a pedagogia progressista, o professor deixa de ser o “dono” do saber para caminhar com o aluno e mediar a aprendizagem

II No contexto da pedagogia progressista, as avaliações têm como função a verificação objetiva e quantitativa dos resultados alcançados pelos alunos.

III Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares deve considerar prioritariamente a adequação do indivíduo às necessidades do mercado

IV No contexto da pedagogia progressista, as diferenças sociais, econômicas e culturais dos alunos dimensionam a relação escola e sociedade.

V Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares em função da realidade do aluno provoca a elevação do nível da consciência crítica.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, IV e V.


II, III e IV.


II, III e V.


I, II e III.


I, II e IV.