FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Adiantando-se nas investigações de Piaget – para quem os conhecimentos são construídos na interação homem-mundo –, Vygotsky afirmava que o conhecimento é, antes de tudo, impulsionado pela linguagem. Ou seja: é pela relação com os mais experientes e pela força da linguagem que o sujeito se apropria ativamente do conhecimento social e cultural do meio em que está inserido. Assim, as influências e mudanças são recíprocas ao sujeito e ao meio onde se encontra.
Sobre a função da linguagem e sua relação com o interacionismo, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A linguagem é o mecanismo de significação do mundo e diz respeito à capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e comunicar o pensamento.
( ) A aprendizagem tem sua origem nas relações sociais, entre-pessoas, portanto, mediada pela linguagem e marcada pelas condições históricas, sociais e culturais que aí se inscrevem.
( ) A aquisição das regras gramaticais que permitem o domínio do código linguístico designa o principal elemento de sistematização da relação desenvolvimento e aprendizagem.
( ) Os desvios da norma na aquisição da língua retardam o domínio da linguagem e, por consequência, do processo de amadurecimento das interações homem/trabalho/cultura.
( ) A inserção do sujeito da linguagem em mundos simbólicos reforça a origem social da aprendizagem como processos de significação e conferência de valores ao mundo humano.
Assinale a sequência CORRETA.
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, V, F, F, F.
V, V, F, F, V.
Segundo Laraia (2004), o primeiro a definir o conceito de cultura foi o pesquisador Edward Tylor, em 1871. Na verdade, ele sintetizou idéias sobre um tema que já existia, pelo menos, desde Locke (1632-1704). Dessa forma, Tylor definiu o termo cultura da seguinte forma: aquilo que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Sobre a produção da cultura, é CORRETO afirmar que:
a modificação do estado da natureza não faz do homem um ser cultural, mas histórico, pois sua intervenção sobre o meio não é capaz de modificar apenas o estado de coisas que lhe cerca.
a cultura é a dimensão artificial da vida humana e não representa o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.
o ser humano é puramente natural, por isso, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade, é biológico e não cultural.
o homem é um ser natural, constituído de uma essência imutável que lhe é dada pela natureza e da qual são derivadas as leis biológicas que determinam o seu estar no mundo.
o ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional e significativa, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
Leia, com atenção, a charge e os textos a seguir.
Texto I
O sujeito falante possui duas capacidades: a competência (isto é, sabe usar a língua) e o desempenho (a performance, o jeito pessoal e individual de usar a língua); a competência é a participação do sujeito em uma comunidade linguística e o desempenho são os atos de linguagem que ele realiza (CHAUÍ, 2005, p. 153).
Texto II
Analisar a estrutura lógica, a validade e a verdade de um argumento é um processo, em certa medida, mecânico. Contudo, não somos robôs. E isso indica algo de muito peculiar a nosso respeito: podemos ser levados a aceitar argumentos e suas conclusões sem que avaliemos corretamente a estrutura e validade dos argumentos.
Quanto à importância da compreensão discurso como veículo de transmissão do poder entre os sujeitos, é CORRETO afirmar que a charge chama atenção para:
a carência de recursos tecnológicos.
a defesa da qualificação profissional.
a opressão das minorias sociais.
a reação ao controle do pensamento coletivo.
a falta de liberdade de expressão.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A formulação da pedagogia crítico-social no Brasil está diretamente ligada ao período de abrandamento do regime militar, a partir de 1980. A retomada do movimento sindical em 1978, os indícios de esgotamento do poder militar e a rearticulação das forças de oposição dão impulso à abertura política e ao movimento de redemocratização do país que culminou, em 1985, com a eleição, por um Colégio Eleitoral, de novo presidente da República, pondo fim à ditadura militar. No ano de 1980 foi realizada, em São Paulo, a I Conferência Brasileira de Educação, marco da retomada dos estudos críticos em educação. [...] A pedagogia crítico-social defende, com muita determinação, que o papel da escola é o de formação cultural, de difusão do conhecimento científico. Formula princípios e orientações para a conversão do saber cientifico em saber escolar. Entende que a ação pedagógica está carregada de intencionalidade e que o ensino da ciência pressupõe interesses que são sociais, políticos, daí a ideia de aprender uma cultura crítica.
(LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2008 – com adaptações)
Considerando o texto, é CORRETO afirmar que no âmbito da pedagogia crítico-social o conhecimento:
tem caráter abstrato, por isso os processos de ensino são centrados no professor, cuja função se define pela transmissão dos conteúdos historicamente produzidos e acumulados.
tem caráter histórico-social, de modo que sujeito e objetos do conhecimento são históricos (sujeito produto de relações sócio-históricas concretas).
tem natureza disciplinar, assim o foco na valorização técnico/científica e na formação geral do aluno designa o eixo central da pedagogia progressista.
tem como princípio a transmissão vertical dos conhecimentos através da aula expositiva, numa sequência predeterminada e fixa dos conteúdos escolares.
tem como fundamento a repetição de exercícios com exigências de memorização e valorização do conteúdo livresco; o professor fala, o aluno ouve e aprende.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Sendo a educação uma prática social, que se concretiza através da relação pedagógica entre os sujeitos que a realizam, o comprometimento político lhe é inerente. No sentido de “uma necessidade imperiosa para a vida humana”, já que “o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência”, precisando buscar, na relação interpessoal, “um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio” (cfr. ARENDT, 1998).
(LOBO-NETO, Francisco José da Silveira. Educação: prática social. Disponível em: http://floboneto.pro.br/_pdf/educacao/1.01%20EDUCA%C3%87%C3%83Opr%C3%A1ticasocial.pdf)
Considerando as reflexões propostas acima, julgue os itens a seguir.
I Os processos educativos imperativos ao homem se constituem fora das interações homem-natureza, homem-sociedade e homem-cultura.
II A relações de mediação do homem em seu contato com a natureza, com outros homens e com a cultura, gera, por meio da educação e em sua razão, a constante mudança da sociedade.
III A relação educativa precede a experiência concreta das interações homem-natureza e homem-sociedade e homem-cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I, somente.
III, somente.
II e III.
I e II.
O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e contos populares sejam representados; aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.
(UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 – com adaptações)
O texto tem como objeto a construção da identidade cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma manifestação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,
deve ser apresentado de forma escrita.
tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.
está sujeito a mudanças e reinterpretações.
expressa as vivências contemporâneas e os anseios futuros desses grupos.
segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.
A palavra crítica, radicalizada do grego kritikos (derivada da palavra krisis – julgamento, seleção), diz respeito à capacidade de constituir juízos; isto é, concerne à disposição para pôr em crise não só as visões de mundo construídas pelo conjunto das crenças, opiniões e diferentes modos de viver e demonstrar a subjetividade que exprime a herança cultural dos sujeitos, mas o próprio conhecimento.
Sobre a educação do senso crítico, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.
( ) A educação do senso crítico exige o estímulo do pensamento como respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
( ) A construção do conhecimento implica a admissão de toda forma de conhecimento, valores e produção cultural como interpretação precisa da realidade.
( ) A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.
( ) A educação do senso crítico pressupõe a transmissão dos valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, F.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.
Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.
( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.
( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.
( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.
( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.
Assinale a sequência CORRETA.
V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57)
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, V, F, F, F.
V, V, F, F, V.
Segundo Laraia (2004), o primeiro a definir o conceito de cultura foi o pesquisador Edward Tylor, em 1871. Na verdade, ele sintetizou idéias sobre um tema que já existia, pelo menos, desde Locke (1632-1704). Dessa forma, Tylor definiu o termo cultura da seguinte forma: aquilo que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Sobre a produção da cultura, é CORRETO afirmar que:
a modificação do estado da natureza não faz do homem um ser cultural, mas histórico, pois sua intervenção sobre o meio não é capaz de modificar apenas o estado de coisas que lhe cerca.
a cultura é a dimensão artificial da vida humana e não representa o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.
o ser humano é puramente natural, por isso, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade, é biológico e não cultural.
o homem é um ser natural, constituído de uma essência imutável que lhe é dada pela natureza e da qual são derivadas as leis biológicas que determinam o seu estar no mundo.
o ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional e significativa, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
Leia, com atenção, a charge e os textos a seguir.
Texto I
O sujeito falante possui duas capacidades: a competência (isto é, sabe usar a língua) e o desempenho (a performance, o jeito pessoal e individual de usar a língua); a competência é a participação do sujeito em uma comunidade linguística e o desempenho são os atos de linguagem que ele realiza (CHAUÍ, 2005, p. 153).
Texto II
Analisar a estrutura lógica, a validade e a verdade de um argumento é um processo, em certa medida, mecânico. Contudo, não somos robôs. E isso indica algo de muito peculiar a nosso respeito: podemos ser levados a aceitar argumentos e suas conclusões sem que avaliemos corretamente a estrutura e validade dos argumentos.
Quanto à importância da compreensão discurso como veículo de transmissão do poder entre os sujeitos, é CORRETO afirmar que a charge chama atenção para:
a carência de recursos tecnológicos.
a defesa da qualificação profissional.
a opressão das minorias sociais.
a reação ao controle do pensamento coletivo.
a falta de liberdade de expressão.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A formulação da pedagogia crítico-social no Brasil está diretamente ligada ao período de abrandamento do regime militar, a partir de 1980. A retomada do movimento sindical em 1978, os indícios de esgotamento do poder militar e a rearticulação das forças de oposição dão impulso à abertura política e ao movimento de redemocratização do país que culminou, em 1985, com a eleição, por um Colégio Eleitoral, de novo presidente da República, pondo fim à ditadura militar. No ano de 1980 foi realizada, em São Paulo, a I Conferência Brasileira de Educação, marco da retomada dos estudos críticos em educação. [...] A pedagogia crítico-social defende, com muita determinação, que o papel da escola é o de formação cultural, de difusão do conhecimento científico. Formula princípios e orientações para a conversão do saber cientifico em saber escolar. Entende que a ação pedagógica está carregada de intencionalidade e que o ensino da ciência pressupõe interesses que são sociais, políticos, daí a ideia de aprender uma cultura crítica.
(LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2008 – com adaptações)
Considerando o texto, é CORRETO afirmar que no âmbito da pedagogia crítico-social o conhecimento:
tem caráter abstrato, por isso os processos de ensino são centrados no professor, cuja função se define pela transmissão dos conteúdos historicamente produzidos e acumulados.
tem caráter histórico-social, de modo que sujeito e objetos do conhecimento são históricos (sujeito produto de relações sócio-históricas concretas).
tem natureza disciplinar, assim o foco na valorização técnico/científica e na formação geral do aluno designa o eixo central da pedagogia progressista.
tem como princípio a transmissão vertical dos conhecimentos através da aula expositiva, numa sequência predeterminada e fixa dos conteúdos escolares.
tem como fundamento a repetição de exercícios com exigências de memorização e valorização do conteúdo livresco; o professor fala, o aluno ouve e aprende.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Sendo a educação uma prática social, que se concretiza através da relação pedagógica entre os sujeitos que a realizam, o comprometimento político lhe é inerente. No sentido de “uma necessidade imperiosa para a vida humana”, já que “o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência”, precisando buscar, na relação interpessoal, “um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio” (cfr. ARENDT, 1998).
(LOBO-NETO, Francisco José da Silveira. Educação: prática social. Disponível em: http://floboneto.pro.br/_pdf/educacao/1.01%20EDUCA%C3%87%C3%83Opr%C3%A1ticasocial.pdf)
Considerando as reflexões propostas acima, julgue os itens a seguir.
I Os processos educativos imperativos ao homem se constituem fora das interações homem-natureza, homem-sociedade e homem-cultura.
II A relações de mediação do homem em seu contato com a natureza, com outros homens e com a cultura, gera, por meio da educação e em sua razão, a constante mudança da sociedade.
III A relação educativa precede a experiência concreta das interações homem-natureza e homem-sociedade e homem-cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I, somente.
III, somente.
II e III.
I e II.
O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e contos populares sejam representados; aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.
(UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 – com adaptações)
O texto tem como objeto a construção da identidade cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma manifestação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,
deve ser apresentado de forma escrita.
tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.
está sujeito a mudanças e reinterpretações.
expressa as vivências contemporâneas e os anseios futuros desses grupos.
segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.
A palavra crítica, radicalizada do grego kritikos (derivada da palavra krisis – julgamento, seleção), diz respeito à capacidade de constituir juízos; isto é, concerne à disposição para pôr em crise não só as visões de mundo construídas pelo conjunto das crenças, opiniões e diferentes modos de viver e demonstrar a subjetividade que exprime a herança cultural dos sujeitos, mas o próprio conhecimento.
Sobre a educação do senso crítico, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.
( ) A educação do senso crítico exige o estímulo do pensamento como respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
( ) A construção do conhecimento implica a admissão de toda forma de conhecimento, valores e produção cultural como interpretação precisa da realidade.
( ) A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.
( ) A educação do senso crítico pressupõe a transmissão dos valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, F.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.
Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.
( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.
( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.
( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.
( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.
Assinale a sequência CORRETA.
V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57)
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a modificação do estado da natureza não faz do homem um ser cultural, mas histórico, pois sua intervenção sobre o meio não é capaz de modificar apenas o estado de coisas que lhe cerca.
a cultura é a dimensão artificial da vida humana e não representa o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.
o ser humano é puramente natural, por isso, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade, é biológico e não cultural.
o homem é um ser natural, constituído de uma essência imutável que lhe é dada pela natureza e da qual são derivadas as leis biológicas que determinam o seu estar no mundo.
o ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional e significativa, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.
Leia, com atenção, a charge e os textos a seguir.
Texto I
O sujeito falante possui duas capacidades: a competência (isto é, sabe usar a língua) e o desempenho (a performance, o jeito pessoal e individual de usar a língua); a competência é a participação do sujeito em uma comunidade linguística e o desempenho são os atos de linguagem que ele realiza (CHAUÍ, 2005, p. 153).
Texto II
Analisar a estrutura lógica, a validade e a verdade de um argumento é um processo, em certa medida, mecânico. Contudo, não somos robôs. E isso indica algo de muito peculiar a nosso respeito: podemos ser levados a aceitar argumentos e suas conclusões sem que avaliemos corretamente a estrutura e validade dos argumentos.
Quanto à importância da compreensão discurso como veículo de transmissão do poder entre os sujeitos, é CORRETO afirmar que a charge chama atenção para:
a carência de recursos tecnológicos.
a defesa da qualificação profissional.
a opressão das minorias sociais.
a reação ao controle do pensamento coletivo.
a falta de liberdade de expressão.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A formulação da pedagogia crítico-social no Brasil está diretamente ligada ao período de abrandamento do regime militar, a partir de 1980. A retomada do movimento sindical em 1978, os indícios de esgotamento do poder militar e a rearticulação das forças de oposição dão impulso à abertura política e ao movimento de redemocratização do país que culminou, em 1985, com a eleição, por um Colégio Eleitoral, de novo presidente da República, pondo fim à ditadura militar. No ano de 1980 foi realizada, em São Paulo, a I Conferência Brasileira de Educação, marco da retomada dos estudos críticos em educação. [...] A pedagogia crítico-social defende, com muita determinação, que o papel da escola é o de formação cultural, de difusão do conhecimento científico. Formula princípios e orientações para a conversão do saber cientifico em saber escolar. Entende que a ação pedagógica está carregada de intencionalidade e que o ensino da ciência pressupõe interesses que são sociais, políticos, daí a ideia de aprender uma cultura crítica.
(LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2008 – com adaptações)
Considerando o texto, é CORRETO afirmar que no âmbito da pedagogia crítico-social o conhecimento:
tem caráter abstrato, por isso os processos de ensino são centrados no professor, cuja função se define pela transmissão dos conteúdos historicamente produzidos e acumulados.
tem caráter histórico-social, de modo que sujeito e objetos do conhecimento são históricos (sujeito produto de relações sócio-históricas concretas).
tem natureza disciplinar, assim o foco na valorização técnico/científica e na formação geral do aluno designa o eixo central da pedagogia progressista.
tem como princípio a transmissão vertical dos conhecimentos através da aula expositiva, numa sequência predeterminada e fixa dos conteúdos escolares.
tem como fundamento a repetição de exercícios com exigências de memorização e valorização do conteúdo livresco; o professor fala, o aluno ouve e aprende.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Sendo a educação uma prática social, que se concretiza através da relação pedagógica entre os sujeitos que a realizam, o comprometimento político lhe é inerente. No sentido de “uma necessidade imperiosa para a vida humana”, já que “o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência”, precisando buscar, na relação interpessoal, “um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio” (cfr. ARENDT, 1998).
(LOBO-NETO, Francisco José da Silveira. Educação: prática social. Disponível em: http://floboneto.pro.br/_pdf/educacao/1.01%20EDUCA%C3%87%C3%83Opr%C3%A1ticasocial.pdf)
Considerando as reflexões propostas acima, julgue os itens a seguir.
I Os processos educativos imperativos ao homem se constituem fora das interações homem-natureza, homem-sociedade e homem-cultura.
II A relações de mediação do homem em seu contato com a natureza, com outros homens e com a cultura, gera, por meio da educação e em sua razão, a constante mudança da sociedade.
III A relação educativa precede a experiência concreta das interações homem-natureza e homem-sociedade e homem-cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I, somente.
III, somente.
II e III.
I e II.
O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e contos populares sejam representados; aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.
(UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 – com adaptações)
O texto tem como objeto a construção da identidade cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma manifestação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,
deve ser apresentado de forma escrita.
tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.
está sujeito a mudanças e reinterpretações.
expressa as vivências contemporâneas e os anseios futuros desses grupos.
segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.
A palavra crítica, radicalizada do grego kritikos (derivada da palavra krisis – julgamento, seleção), diz respeito à capacidade de constituir juízos; isto é, concerne à disposição para pôr em crise não só as visões de mundo construídas pelo conjunto das crenças, opiniões e diferentes modos de viver e demonstrar a subjetividade que exprime a herança cultural dos sujeitos, mas o próprio conhecimento.
Sobre a educação do senso crítico, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.
( ) A educação do senso crítico exige o estímulo do pensamento como respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
( ) A construção do conhecimento implica a admissão de toda forma de conhecimento, valores e produção cultural como interpretação precisa da realidade.
( ) A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.
( ) A educação do senso crítico pressupõe a transmissão dos valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, F.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.
Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.
( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.
( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.
( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.
( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.
Assinale a sequência CORRETA.
V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57)
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Texto II
Quanto à importância da compreensão discurso como veículo de transmissão do poder entre os sujeitos, é CORRETO afirmar que a charge chama atenção para:
a carência de recursos tecnológicos.
a defesa da qualificação profissional.
a opressão das minorias sociais.
a reação ao controle do pensamento coletivo.
a falta de liberdade de expressão.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A formulação da pedagogia crítico-social no Brasil está diretamente ligada ao período de abrandamento do regime militar, a partir de 1980. A retomada do movimento sindical em 1978, os indícios de esgotamento do poder militar e a rearticulação das forças de oposição dão impulso à abertura política e ao movimento de redemocratização do país que culminou, em 1985, com a eleição, por um Colégio Eleitoral, de novo presidente da República, pondo fim à ditadura militar. No ano de 1980 foi realizada, em São Paulo, a I Conferência Brasileira de Educação, marco da retomada dos estudos críticos em educação. [...] A pedagogia crítico-social defende, com muita determinação, que o papel da escola é o de formação cultural, de difusão do conhecimento científico. Formula princípios e orientações para a conversão do saber cientifico em saber escolar. Entende que a ação pedagógica está carregada de intencionalidade e que o ensino da ciência pressupõe interesses que são sociais, políticos, daí a ideia de aprender uma cultura crítica.
(LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2008 – com adaptações)
Considerando o texto, é CORRETO afirmar que no âmbito da pedagogia crítico-social o conhecimento:
tem caráter abstrato, por isso os processos de ensino são centrados no professor, cuja função se define pela transmissão dos conteúdos historicamente produzidos e acumulados.
tem caráter histórico-social, de modo que sujeito e objetos do conhecimento são históricos (sujeito produto de relações sócio-históricas concretas).
tem natureza disciplinar, assim o foco na valorização técnico/científica e na formação geral do aluno designa o eixo central da pedagogia progressista.
tem como princípio a transmissão vertical dos conhecimentos através da aula expositiva, numa sequência predeterminada e fixa dos conteúdos escolares.
tem como fundamento a repetição de exercícios com exigências de memorização e valorização do conteúdo livresco; o professor fala, o aluno ouve e aprende.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Sendo a educação uma prática social, que se concretiza através da relação pedagógica entre os sujeitos que a realizam, o comprometimento político lhe é inerente. No sentido de “uma necessidade imperiosa para a vida humana”, já que “o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência”, precisando buscar, na relação interpessoal, “um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio” (cfr. ARENDT, 1998).
(LOBO-NETO, Francisco José da Silveira. Educação: prática social. Disponível em: http://floboneto.pro.br/_pdf/educacao/1.01%20EDUCA%C3%87%C3%83Opr%C3%A1ticasocial.pdf)
Considerando as reflexões propostas acima, julgue os itens a seguir.
I Os processos educativos imperativos ao homem se constituem fora das interações homem-natureza, homem-sociedade e homem-cultura.
II A relações de mediação do homem em seu contato com a natureza, com outros homens e com a cultura, gera, por meio da educação e em sua razão, a constante mudança da sociedade.
III A relação educativa precede a experiência concreta das interações homem-natureza e homem-sociedade e homem-cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I, somente.
III, somente.
II e III.
I e II.
O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e contos populares sejam representados; aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.
(UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 – com adaptações)
O texto tem como objeto a construção da identidade cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma manifestação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,
deve ser apresentado de forma escrita.
tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.
está sujeito a mudanças e reinterpretações.
expressa as vivências contemporâneas e os anseios futuros desses grupos.
segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.
A palavra crítica, radicalizada do grego kritikos (derivada da palavra krisis – julgamento, seleção), diz respeito à capacidade de constituir juízos; isto é, concerne à disposição para pôr em crise não só as visões de mundo construídas pelo conjunto das crenças, opiniões e diferentes modos de viver e demonstrar a subjetividade que exprime a herança cultural dos sujeitos, mas o próprio conhecimento.
Sobre a educação do senso crítico, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.
( ) A educação do senso crítico exige o estímulo do pensamento como respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
( ) A construção do conhecimento implica a admissão de toda forma de conhecimento, valores e produção cultural como interpretação precisa da realidade.
( ) A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.
( ) A educação do senso crítico pressupõe a transmissão dos valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, F.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.
Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.
( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.
( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.
( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.
( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.
Assinale a sequência CORRETA.
V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57)
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
tem caráter abstrato, por isso os processos de ensino são centrados no professor, cuja função se define pela transmissão dos conteúdos historicamente produzidos e acumulados.
tem caráter histórico-social, de modo que sujeito e objetos do conhecimento são históricos (sujeito produto de relações sócio-históricas concretas).
tem natureza disciplinar, assim o foco na valorização técnico/científica e na formação geral do aluno designa o eixo central da pedagogia progressista.
tem como princípio a transmissão vertical dos conhecimentos através da aula expositiva, numa sequência predeterminada e fixa dos conteúdos escolares.
tem como fundamento a repetição de exercícios com exigências de memorização e valorização do conteúdo livresco; o professor fala, o aluno ouve e aprende.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Sendo a educação uma prática social, que se concretiza através da relação pedagógica entre os sujeitos que a realizam, o comprometimento político lhe é inerente. No sentido de “uma necessidade imperiosa para a vida humana”, já que “o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência”, precisando buscar, na relação interpessoal, “um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio” (cfr. ARENDT, 1998).
(LOBO-NETO, Francisco José da Silveira. Educação: prática social. Disponível em: http://floboneto.pro.br/_pdf/educacao/1.01%20EDUCA%C3%87%C3%83Opr%C3%A1ticasocial.pdf)
Considerando as reflexões propostas acima, julgue os itens a seguir.
I Os processos educativos imperativos ao homem se constituem fora das interações homem-natureza, homem-sociedade e homem-cultura.
II A relações de mediação do homem em seu contato com a natureza, com outros homens e com a cultura, gera, por meio da educação e em sua razão, a constante mudança da sociedade.
III A relação educativa precede a experiência concreta das interações homem-natureza e homem-sociedade e homem-cultura.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I, somente.
III, somente.
II e III.
I e II.
O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e contos populares sejam representados; aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.
(UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 – com adaptações)
O texto tem como objeto a construção da identidade cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma manifestação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,
deve ser apresentado de forma escrita.
tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.
está sujeito a mudanças e reinterpretações.
expressa as vivências contemporâneas e os anseios futuros desses grupos.
segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.
A palavra crítica, radicalizada do grego kritikos (derivada da palavra krisis – julgamento, seleção), diz respeito à capacidade de constituir juízos; isto é, concerne à disposição para pôr em crise não só as visões de mundo construídas pelo conjunto das crenças, opiniões e diferentes modos de viver e demonstrar a subjetividade que exprime a herança cultural dos sujeitos, mas o próprio conhecimento.
Sobre a educação do senso crítico, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.
( ) A educação do senso crítico exige o estímulo do pensamento como respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
( ) A construção do conhecimento implica a admissão de toda forma de conhecimento, valores e produção cultural como interpretação precisa da realidade.
( ) A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.
( ) A educação do senso crítico pressupõe a transmissão dos valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, F.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.
Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.
( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.
( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.
( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.
( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.
Assinale a sequência CORRETA.
V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57)
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, somente.
I, somente.
III, somente.
II e III.
I e II.
O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e contos populares sejam representados; aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.
(UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 – com adaptações)
O texto tem como objeto a construção da identidade cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma manifestação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,
deve ser apresentado de forma escrita.
tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.
está sujeito a mudanças e reinterpretações.
expressa as vivências contemporâneas e os anseios futuros desses grupos.
segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.
A palavra crítica, radicalizada do grego kritikos (derivada da palavra krisis – julgamento, seleção), diz respeito à capacidade de constituir juízos; isto é, concerne à disposição para pôr em crise não só as visões de mundo construídas pelo conjunto das crenças, opiniões e diferentes modos de viver e demonstrar a subjetividade que exprime a herança cultural dos sujeitos, mas o próprio conhecimento.
Sobre a educação do senso crítico, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.
( ) A educação do senso crítico exige o estímulo do pensamento como respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
( ) A construção do conhecimento implica a admissão de toda forma de conhecimento, valores e produção cultural como interpretação precisa da realidade.
( ) A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.
( ) A educação do senso crítico pressupõe a transmissão dos valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, F.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.
Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.
( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.
( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.
( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.
( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.
Assinale a sequência CORRETA.
V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57)
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
deve ser apresentado de forma escrita.
tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.
está sujeito a mudanças e reinterpretações.
expressa as vivências contemporâneas e os anseios futuros desses grupos.
segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.
A palavra crítica, radicalizada do grego kritikos (derivada da palavra krisis – julgamento, seleção), diz respeito à capacidade de constituir juízos; isto é, concerne à disposição para pôr em crise não só as visões de mundo construídas pelo conjunto das crenças, opiniões e diferentes modos de viver e demonstrar a subjetividade que exprime a herança cultural dos sujeitos, mas o próprio conhecimento.
Sobre a educação do senso crítico, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.
( ) A educação do senso crítico exige o estímulo do pensamento como respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
( ) A construção do conhecimento implica a admissão de toda forma de conhecimento, valores e produção cultural como interpretação precisa da realidade.
( ) A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.
( ) A educação do senso crítico pressupõe a transmissão dos valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, F.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.
Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.
( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.
( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.
( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.
( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.
Assinale a sequência CORRETA.
V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57)
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, F.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.
Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.
( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.
( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.
( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.
( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.
Assinale a sequência CORRETA.
V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57)
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57)
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.