FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.
Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.
( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.
( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.
( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.
( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.
Assinale a sequência CORRETA.