FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL


Após refletir sobre o significado histórico da nova Constituição, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Após o período de 21 anos de militares no poder, o Brasil viveu uma eleição indireta que levou um civil ao poder.
(  )  A importância desse momento foi cultuada em diversas análises históricas e políticas.
(  ) Mesmo com a rejeição da Emenda Dante de Oliveira, o primeiro civil a assumir a presidência da República, após a extensa temporada dos militares no poder, simbolizava o final de uma Era e abria caminhos para uma constituição democrática.
(  ) A matriz do documento, enquanto expressão da mais legítima democracia, foi, ironicamente, elaborada pelos juristas do regime militar.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:      


V; F; F; V.      
 


F; F; F; F.           
 


V; F; V; F.      
 


V; V; V; V.          
 


V; V; V; F.

Considerando as afirmativas seguintes, relativas à chamada Lei de Anistia, assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) A LEI Nº 6.683 - DE 28 DE AGOSTO DE 1979 -  publicada no DOU DE 28/8/79 – foi denominada Lei da Anistia. A luta pela anistia a todos os brasileiros exilados no período mais duro da repressão política, iniciou-se já em 1968, por intermédio de estudantes, jornalistas e políticos.

( ) Tomou força ao longo do tempo com adesões de populares. Foram formados comitês que reuniam filhos, mães, esposas e amigos de presos políticos, tanto no Brasil como no exterior. O primeiro dia de novembro de 1979 marcou a volta dos primeiro brasileiros que estavam no exterior exilados pela Ditadura Militar.

( ) Com o Ato adicional n.05 de 1968, o congresso foi fechado, houve a suspensão dos direitos políticos. A prisão e o exílio daqueles que se opunham ao poder marcaram os anos seguintes.

(  ) A opressão e a censura marcavam o Brasil e uma das formas de protestos da sociedade foi por intermédio da arte e da música. Muitos intelectuais e cantores, como Chico Buarque e Gilberto Gil (que se despede do Brasil com o samba, Aquele Abraço) foram obrigados a deixar o país.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F


F; F; V; V


V; F; V; F


V; V; V; V


V; V; F; F

Após refletir sobre a formação da classe trabalhadora no Brasil, analise as afirmativas seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para falso.

(  ) O imigrante foi grande responsável pela formação da classe operária no Brasil, bem como da introdução nos meios operários da ideologia anarquista que combatia o capitalismo, não acreditava no Estado e tinha como meta a elaboração de uma nova estrutura social.

(  ) Aos poucos, os operários foram se organizando em associações. Algumas possuíam fundo assistencial e outras de resistência que teriam sido os embriões dos sindicatos. Essas organizações passaram a demonstrar o inconformismo dos trabalhadores com as questões que lhes afetavam diretamente. E a forma encontrada para lutar por seus ideais e necessidades foram as greves.

(  ) A população de ex-escravos, alforriados pela Lei Áurea, foi a grande responsável pela formação e uma classe de operários conscientes da exploração que era imposta ao trabalhador.

(  ) A chamada luta de classes, os embates entre empregadores e empregados, ficou restrito ao campesinato constituído imigrantes que eram explorados nas fazendas de café; não havendo qualquer embate no setor urbano e industrial.

Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta:


F; F; V; V


V; V; V; V


F; F; F; F


V; V; F; F


F; V; F; V

 

Após refletir sobre a estrutura de poder fundiário que o Brasil Colônia legou para o Brasil Contemporâneo, analise as afirmativas seguintes, assinalando a alternativa correta.


Deu-se início, então, ao desmonte da colônia. Ao doar terras e títulos aos cidadãos mais pobres de Portugal, o rei diminuía seus encargos com a colonização;


As terras cedidas foram denominadas sesmarias, que eram pequenas propriedades destinadas à agricultura familiar.


Nos primeiros séculos da colonização, as disputas pela posse da terra ocorreram apenas entre os colonos e a coroa portuguesa.

 


A produção de cana-de-açucar foi a primeira iniciativa rentável da agroexportação colonial.


Os donatários das capitanias tinham completa autonomia em relação à máquina burocrática do Estado português.

Após refletir sobre   a dinâmica política e cultural (crenças e valores sociais) que definiu o contexto de formulação da Constituição Brasileira, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

I – O ranço colonial que acometia a mentalidade provinciana do brasileiro típico, robusteceu a crença de que valores modernos (liberais) poderiam ascender coletivamente as castas intelectualmente inferiores (negros e índios).
II – O processo que envolve a elaboração de uma Constituição não é, nem pode ser, meramente formal. A aprovação do texto é uma etapa que consagra o direito que formula situações prováveis e historicamente verificáveis com as condições sociais criadas. 
III – Dentro de uma lógica menos exata, na elasticidade das relações sociais, os universos de pressão seriam e continuam sendo o alvo menos objetivo das discussões que se antepuseram ao texto da Constituição e continuam a pautar a legalidade da aplicação do direito atualmente.
IV – Os sujeitos que “perderam” em conquistas na verdade cederam espaço para, enquanto cidadãos, entenderem-se para descobrir os seus problemas e o modo de solucioná-los.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:  

 


I; III e IV            
 


III somente.    
 


IV somente.
 


II; III e IV.      
 


I; II e III.         
 

Após refletir sobre o impacto social e político da Constituição de 1988, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Os interesses norte-americanos (que fomentaram o desenvolvimento econômico brasileiro durante a Guerra Fria) se expressa claramente no Texto Constitucional.

(  ) O autoritarismo que gerenciou o Brasil por vinte anos era facilmente percebido nas entrelinhas da Carta constitucional de 1988.

(  ) O texto da Constituição, enquanto objeto da nova democracia brasileira, saindo de um período de repressão de mais de vinte anos, certamente seria aprovado com várias ressalvas pelos diversos setores que compuseram e compõem a sociedade brasileira.

(  ) As classes sindicais organizadas, os grandes latifundiários, setores retrógrados do serviço militar em conflito eram suplantados pela atmosfera positiva das garantias mais fundamentais.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:      
 


F; F; F; F.           
 


V; F; F; V.              
 


V; V; V; F.


F; F; V; V.     
 


V; V; V; V.          
 

Reflita nos seguintes dados:

Em 1984, uma possibilidade de democratização do Estado brasileiro sofre uma derrota. Apesar do alarido popular, a emenda constitucional foi rejeitada pela Câmara dos Deputados no dia 25 de abril de 1984. Por se tratar de uma emenda constitucional, precisava dos votos de dois terços da Casa (320 deputados) para prosseguir ao Senado. O resultado da votação foi o seguinte: 298 deputados votaram a favor, 65 contra, três abstiveram-se e 113 não compareceram ao plenário.

 Estamos nos referindo à:


Morte do presidente eleito indiretamente, Tancredo Neves.


Vitória dos setores conservadores que indicaram o Congresso constituinte.


Não-aprovação na Câmara da emenda Dante de Oliveira que propunha a eleição direta para presidente.


Aprovação da emenda Sarney, convocando uma Assembléia Nacional Constituinte e não um Congresso Constituinte como propunham os setores progressistas.

 


Aprovação de emenda Dante de Oliveira que propunha a eleição para presidente através de um Colégio Eleitoral.

Os anos 1980 são comumente tratados como a “década perdida”. Isso se deve:

I) a sucessão de planos econômicos que fracassaram no combate à inflação.

II) ao fortalecimento da ditadura militar durante esse período.

III) ao alto índice de desemprego e a grande crise social que assolava o país.

IV) a decepção com a derrota do movimento pelas Diretas Já.

Estão corretas as afirmações contidas em:


II e IV.


I, III e IV.

 


I, II, III e IV.


I e IV.


I e III.

Dentre as afirmativas seguintes, relativas aos indicadores sociais, assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) em 1960 a população urbana era de 44,7% do total e, em 1980, passou para 67,6%.

 ( ) O sistema de habitação popular teve reduzido de 66,5% para 18,6% o número de unidades construídas.

( ) As favelas aumentaram devido à sua localização nas grandes cidades, pois minimizavam os problemas oriundos do transporte coletivo, restrito e caro para os trabalhadores que ganhavam, em 1974, um salário mínimo que representava metade do que era pago, em 1960.

(  ) No Rio de Janeiro, havia, em 1965, 211 favelas com 417 mil pessoas e, em 1980, havia 309 favelas, com 1 milhão e 740 mil habitantes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; F; F       


V; V; V; V      


F; F; F; F        

 


F; F; V; V                   


V; F; V; F

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas verdadeiras e que se referem ao governo do general Castelo Branco, entendendo-o como uma importante figura política dentro do contexto de instauração do regime militar no país. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Rompimento de relações diplomáticas com Cuba e Criação do Serviço Nacional de Inteligência (SNI).

( ) Passaram a existir apenas dois partidos: o ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que era a favor da situação do governo, e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), a oposição consentida pelos militares.

( ) As eleições para o governo estadual e para as prefeituras municipais seriam realizadas de forma direta, por voto popular e secreto.

(  ) Abertura da economia ao capital estrangeiro na intenção de “esquentar” o setor produtivo nacional. Essa medida acabou beneficiando apenas as elites do país como os industriários e os latifundiários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; V; V       


V; V; F; V      


F; F; V; V       


V; F; V; F


F; F; F; F        

 

Páginas: 1234