FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL


Após refletir sobre   a dinâmica política e cultural (crenças e valores sociais) que definiu o contexto de formulação da Constituição Brasileira, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

I – O ranço colonial que acometia a mentalidade provinciana do brasileiro típico, robusteceu a crença de que valores modernos (liberais) poderiam ascender coletivamente as castas intelectualmente inferiores (negros e índios).
II – O processo que envolve a elaboração de uma Constituição não é, nem pode ser, meramente formal. A aprovação do texto é uma etapa que consagra o direito que formula situações prováveis e historicamente verificáveis com as condições sociais criadas. 
III – Dentro de uma lógica menos exata, na elasticidade das relações sociais, os universos de pressão seriam e continuam sendo o alvo menos objetivo das discussões que se antepuseram ao texto da Constituição e continuam a pautar a legalidade da aplicação do direito atualmente.
IV – Os sujeitos que “perderam” em conquistas na verdade cederam espaço para, enquanto cidadãos, entenderem-se para descobrir os seus problemas e o modo de solucioná-los.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:  

 




  • I; III e IV            
     

  • III somente.    
     

  • IV somente.
     

  • II; III e IV.      
     

  • I; II e III.