FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
Após refletir sobre a formação da classe trabalhadora no Brasil, analise as afirmativas seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para falso.
( ) O imigrante foi grande responsável pela formação da classe operária no Brasil, bem como da introdução nos meios operários da ideologia anarquista que combatia o capitalismo, não acreditava no Estado e tinha como meta a elaboração de uma nova estrutura social.
( ) Aos poucos, os operários foram se organizando em associações. Algumas possuíam fundo assistencial e outras de resistência que teriam sido os embriões dos sindicatos. Essas organizações passaram a demonstrar o inconformismo dos trabalhadores com as questões que lhes afetavam diretamente. E a forma encontrada para lutar por seus ideais e necessidades foram as greves.
( ) A população de ex-escravos, alforriados pela Lei Áurea, foi a grande responsável pela formação e uma classe de operários conscientes da exploração que era imposta ao trabalhador.
( ) A chamada luta de classes, os embates entre empregadores e empregados, ficou restrito ao campesinato constituído imigrantes que eram explorados nas fazendas de café; não havendo qualquer embate no setor urbano e industrial.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta: