FORMAÇÃO GERAL XIV


Leia o trecho a seguir: “O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2016 mostra que 3.326 municípios brasileiros destinam seus resíduos sólidos para locais impróprios. Isso equivale a 59,7% dos municípios (ABRELPE, 2016). O mesmo documento registra que 76,5 milhões de pessoas sofrem os impactos negativos causados pela destinação inadequada dos resíduos”.

 

SITUAÇÃO atual dos resíduos sólidos no Brasil. Portal Resíduos Sólidos. Disponível

em: <https://portalresiduossolidos.com/situacao-atual-dos-rs-no-brasil/>. Acesso em: 14 maio 2019.

 

Sobre a questão dos resíduos sólidos, assinale a alternativa correta:


Por definição, rejeitos são todos aqueles resíduos sólidos que podem ser reciclados a partir de processos avançados de tratamento.


Dentre os resíduos sólidos gerados nas residências urbanas, os orgânicos, como restos de alimentos, são os mais prejudiciais ao meio ambiente, uma vez que não podem ser reutilizados ou reciclados.


Resíduos sólidos, quando descartados inadequadamente a céu aberto, podem atrair vetores transmissores de doenças.


A correta destinação dos resíduos sólidos gerados nas residências urbanas é de responsabilidade apenas do poder público, e não da população.


A disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos deve se dar em lixões.

Muitos são os recursos tecnológicos desenvolvidos pelos homens ao longo da história, nas últimas décadas, em especial presenciamos um crescimento exponencial da tecnologia da informação e comunicação formando as bases da indústria 4.0. Com base nestes aspectos, selecione a alternativa que apresenta apenas conceitos que formam a base da indústria 4.0.


Tecnologia da informação, planejamento estratégico, gestão da qualidade. 


Robótica, Cibernética, Computação em Nuvem.


Tecnologia digital, business intelligence, gestão estratégica.


Internet das coisas, computação em nuvem, big data.


Inteligência artificial, tecnologia digital, nanotecnologia.

Um importante elemento dos dispositivos de inteligência artificial e também participante do conceito de internet das coisas é o atuador. Temos que lembrar que os atuadores trabalham em conjunto com os sensores e agentes. Dessa forma, qual das alternativas, a seguir, apresenta um atuador?


Motor.


Câmera.


Teclado.


Sensor de presença.


Microfone.

A inteligência artificial surgiu oficialmente como um campo de pesquisas científicas a partir de 1956, por ocasião da Conferência de Dartmouth. A proposta era tratar de temas como computação automática, computação com uso da linguagem natural, redes neurais, aleatoriedade, criatividade e abstrações. A respeito da atuação da inteligência artificial, assinale a alternativa correta.


A inteligência artificial é implementada em dispositivos com o pressuposto de operar de maneira racional ou inteligente.


A inteligência artificial foi desenvolvida para aumentar a capacidade de processamento de dados.


A inteligência artificial surgiu com o intuito de substituir fisicamente o cérebro humano a fim de garantir maior longevidade às pessoas.


A inteligência artificial atua no campo do armazenamento de grandes volumes de dados.


A inteligência artificial atua no conceito de interoperabilidade entre dispositivos eletrônicos.

A legislação tributária (Decreto nº 9.580/2018) prevê uma série de requisitos para que seja possível destinar parte do Imposto de Renda para Projetos Sociais. Dentre os requisitos, podemos citar a doação destinada apenas para determinados Fundos, geridos por conselhos de entidades estatais. No entanto, para alguns programas, é permitida a dedução no Imposto de Renda, para doações efetuadas diretamente à entidade. Assinale a alternativa que corresponde aos programas em que é possível efetuar a doação diretamente à entidade.


Em nenhum caso é possível a dedução, se a doação for diretamente à entidade.


Igrejas e Templos de qualquer culto.


PRONON e PRONAS/PCD.


Fundo da Criança e do Adolescente.


Fundo do Idoso.

A legislação tributária (Decreto nº 9.580/2018) prevê um limite global de 6% para dedução de doações para o Imposto de Renda Pessoa Física, ou seja, dessa forma, o contribuinte não pode destinar todo o seu Imposto de Renda para os projetos sociais. Esse limite de 6% é aplicável para a soma de quais doações?


Apenas para as destinadas a Projetos Culturais e Atividades Audiovisuais.


Apenas para as destinadas ao Fundo da Criança e Adolescente e Fundo do Idoso.


Para as destinadas a Projetos Culturais, Atividades Audiovisuais, Fundos da Criança e Adolescente, Fundo do Idoso e Projetos Desportivos e Paradesportivos.


Apenas para as destinadas ao PRONON e PRONAS/PCD.


Apenas para as destinadas a Projetos Desportivos e Paradesportivos.

Os processos de identificação, conservação e de socialização dos Bens Culturais demandam que diferentes competências ou compromissos sejam assumidos. As afirmativas abaixo discutem tal aspecto. Leia cada uma delas e, depois, assinale o que for correto de ser afirmado.

 

I. O cumprimento de uma política governamental de reconhecimento e de promoção dos bens culturais é tarefa da União e dos Estados. Tal obrigação não compete aos municípios;

II. A condução de uma política pública de salvaguarda dos patrimônios da cultura é uma incumbência que compete somente aos Estados;

III. O desenvolvimento de uma política pública de preservação dos bens culturais é tarefa que envolve os Municípios, os Estados e a União. Isso é fundamental para uma política ampla e que contemple a diversidade cultural brasileira;

IV. Considerando que os bens culturais são das pessoas e para elas, a sociedade também deve participar da formulação e execução a política patrimonial.

 

Assinale a alternativa correta.


Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.


Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.


Todas as afirmativas estão corretas.


Estão corretas as afirmativas III e IV, apenas.


Estão corretas as afirmativas II e IV, apenas.

Os patrimônios culturais do Brasil, em razão de serem muitos e variados, em sua essência, são ordenados em algumas categorias. A partir das discussões feitas sobre esse quesito, leia as frases abaixo e assinale o que for correto.

 

I - Enquanto humanos, somos diversos em nossos pensamentos, feitos e inventos. Posto que os patrimônios culturais testemunham, justamente, nossas tantas e diferentes vivências e feitos, então estes somente poderiam ser formados a partir de várias categorias. Temos os bens culturais materiais, imateriais e os naturais. Contudo, não há uma hierarquia de valores entre eles. Isso implica que os agentes públicos e a sociedade devam zelar pela identificação, conservação e socialização de todos esses de modo igual. 

 

II - Cada município, região ou estado do Brasil possui bens culturais de ordem material, imaterial e natural. A despeito da diferença de constituição destes, todos os bens culturais expressam culturas, histórias, identidades e memórias múltiplas. No conjunto, estes testemunham ou evocam os vários âmbitos da vida individual e coletiva, bem como simbolizam a beleza da diversidade social de um país. Tais condições justificam a preservação de todos esses diferentes patrimônios pelas autoridades e sociedade.

 

Assinale a alternativa correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é afim ao que é afirmado na primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é afim ao que é afirmado na primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.

“Apesar do aumento da conscientização ecológica e da demanda, por parte dos consumidores, produzir alimentos sem adubos químicos e agrotóxicos ainda é um desafio para os agricultores. Para o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Rogério Dias, essa é uma área que carece de estudos. ‘É claro que temos situações pontuais, mas não poderíamos dizer que as tecnologias estão atendendo os produtores orgânicos do País inteiro’, comenta. Segundo Dias, as principais necessidades do setor estão relacionadas a insumos, adaptação de variedades, sementes, produção animal e tecnologias para pós-colheita e processamento. Ele reconhece o esforço da pesquisa, mas lamenta a falta de uma política nacional de desenvolvimento tecnológico voltada para o incremento da agricultura orgânica. ‘Tem o esforço isolado de pesquisadores que estão muito engajados e contribuem para o processo. Mas ainda não é um compromisso das instituições’, enfatiza” (FERREIRA, 2014, on-line).

 

Fonte: FERREIRA, A. L. Agricultura orgânica cresce com adoção de resultados de pesquisa. Embrapa, 2014. Disponível em: <https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-noticias/-/noticia/1884777/agricultura-organica-cresce-com-adocao-de-resultados-de-pesquisa>. Acesso em: 20 mai. 2019.

 

Neste contexto, sobre os estudos de tecnologias para sistemas orgânicos de produção, pode-se afirmar que:


apenas os inseticidas naturais são utilizados no Brasil, atualmente.


a produção de alimentos com maior qualidade e variedade, a recuperação ecológica e o fomento à transição agroecológica não são necessários no Brasil, pois a agricultura convencional já apresenta essas características.


na agricultura convencional, é comum grandes extensões de terra cultivadas com uma única cultura. Mas, na orgânica, é necessário diversificar, por meio do consórcio de espécies, de forma que essa diversificação, além de trazer mais lucro para o produtor, também crie um espaço onde aparecem mais inimigos naturais das pragas agrícolas, o que ajuda no controle de pragas.


as grandes fazendas de soja possibilitam diversos benefícios ambientais, como no controle da temperatura local.


a Agroecologia não promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.

A Lei Federal nº 12.651/2012, conhecida como Código Florestal, estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, Áreas de Preservação Permanente e as Áreas de Reserva Legal, a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, bem como prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. Assim, nesta lei, a Área de Preservação Permanente – APP é definida como  a área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

 

Fonte: Adaptado de Brasil (Lei nº 12.651, 2012). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm>. Acesso em: 20 mai. 2019.

 

Considerando o texto apresentado, dentre as mudanças na nova legislação sobre a proteção da vegetação nativa, destaca-se:


o aumento na delimitação das matas ciliares.


os impactos positivos nas mudanças climáticas, com a redução das pastagens de gado e plantio de soja na Amazônia.


a redução das pastagens de gado na Amazônia.


a diminuição da delimitação das matas ciliares ou Áreas de Preservação Permanente – APP de recursos hídricos, como rios, riachos, lagos, nascentes, etc.


a redução de áreas de plantio de monoculturas, como de soja, na Amazônia.

Páginas: 12345