FORMAÇÃO GERAL XI


Há uma relação direta entre a democracia e a alfabetização da população brasileira. Se observarmos ao longo da história do Estado Nacional e a proporção da população brasileira, percebemos que ocorreu uma superação significativa do analfabetismo. No período do Império, o índice de analfabetismo chegava a 80%. Ao longo do regime republicano e após a Era Vargas, 1930 a 1945, a alfabetização cresceu.

 

A relação entre a alfabetização e a democracia é considerada fundamental. Sobre essa relação, leia e julgue as afirmativas a seguir.

 

1. A democracia tende a ter uma participação mais lógica da população na medida em que ela pode compreender os seus reais problemas de forma racional.

 

2. A educação pode facilitar o acesso da população à informação e dar uma possibilidade de escolha mas consciente.

 

3. A alfabetização não pode livrar os seres humanos da demagogia, das falsas promessas, mas pode, também, permitir o acesso à informação e contrapor os fatos verídicos das mentiras.

 

4. Toda e qualquer cidadão pode, através da alfabetização, ter acesso à informação de qualidade. Hoje, essa é uma condição que não passa mais pela renda ou ambiente social onde o cidadão vive e convive.

 

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:

 

 


Somente as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas.


Somente as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.


Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.


Todas as afirmativas estão corretas.


Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

O Brasil tem em suas origens, enquanto Estado Nacional, uma demonstração das limitações dos movimentos sociais na construção do poder. O Estado independente não se constituiu em um representante da maioria do corpo social. Isso se explica na própria origem do poder no Brasil. A construção do Estado Nação foi carregada da imposição do poder sobre o território.

Sobre o que o enunciado trata, leia e julgue as afirmativas a seguir:

 

I - Se observarmos a formação do Estado Nacional Brasileiro, ela se dá com a transferência da corte portuguesa para o Brasil. O rei lusitano transplanta a burocracia estatal de Lisboa para o Rio de Janeiro.

 

II - Com a transferência da corte portuguesa, ampliaram-se as condições de acesso ao poder. Mesmo com um governo pouco representativo, as forças sociais expressam a capacidade de impor e contribuir para o direcionamento da administração pública.

 

III - O governo implantado pelo regente português, e depois rei, oprimiu várias revoltas regionais e impôs a dependência dos comando regionais à autoridade do governo instalado no Rio de Janeiro.

 

IV - A própria integração do território brasileiro foi resultado da imposição do governo joanino. Dessa forma, a manutenção da unidade geográfica foi mais um resultado da força do Estado do que da identificação da população com o território.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:

 

 


Todas as afirmativas estão corretas.


Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.


Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.


Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.


Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Quando falamos que fazer política é uma prática diária, temos que entender que o conceito de política está relacionado aos nossos interesses. Isso deve ser compreendido porque, ao agirmos para atender a uma necessidade, nós priorizamos intenções, ações e reações. O que buscamos das ações e relações que praticamos e estabelecemos? Vamos dizer que não nos relacionamos com as pessoas por acaso, há uma intenção.

Logo, levando em consideração o que venha a ser política em suas diversas esferas, ambientes e relações, leia as afirmativas a seguir e julgue as que definem o ato e o papel político em suas diversas instâncias:

 

I - Uma mãe de família que tem uma política em relação aos seus filhos, estando preocupada com a educação deles, busca colocar, em primeiro plano, a frequência e valorização do desempenho dos filhos na educação. Quando tiver que fazer uma escolha entre as necessidades familiares, o investimento no ensino tem prioridade.

 

II - Pais preocupados com o futuro dos seus filhos têm atos de prevenção. Um exemplo: abrir uma caderneta de poupança em nome do filho para garantir uma estabilidade financeira no futuro. Esta é uma demonstração de um ato político em relação à criação dos filhos.

 

III - Uma política familiar pode influenciar na política de governo. Medidas tomadas pelo administrador público levam em conta o comportamento das famílias. Hábitos financeiros, educacionais e de saúde são alguns exemplos.

 

IV - Somente as políticas governamentais podem ser consideradas políticas de fato. As práticas familiares exercem pouca influência nas decisões do poder público. O governo e os governantes têm ações necessárias que não se expressam no cotidiano social.

 

A(s) afirmativa(s) correta(s) está(ão) contida(s) em:

 


Somente as afirmativas  I, II e IV estão corretas


Somente as afirmativas  I, III e IV estão corretas


Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.


Somente as afirmativas  II, III e IV estão corretas


Todas as afirmativas estão corretas

A violência contra a mulher no Brasil tem índices preocupantes. Constantemente, temos notícias de ações de violência contra a mulher. O tema tem sido constantemente abordado na vida pública e deve fazer parte da pauta dos candidatos nas eleições presidenciais deste ano.

 

Um levantamento do Humanist360, uma ONG em defesa dos direitos humanos e da cidadania, mostra um quadro da condição dos brasileiros em relação à vida pública.

 

Sobre os dados de cidadania e participação dos brasileiros e a condição da mulher no país, leia e julgue as afirmativas a seguir:

 

1.Mesmo tendo o maior número da população eleitora, as mulheres ainda são vítimas de violência. A baixa participação delas nos cargos representativos contribui para esta realidade.

 

2. Segundo levantamento da Humanist360, o Brasil é o último colocado em atuação do cidadão, mesmo tendo uma legislação que garanta esse direito.

 

3. Parte considerável dos brasileiros desconhece seus direitos, não os exercita e tem uma visão distorcida do que é a política e a cidadania.

 

4. A população brasileira tem um elevado grau de instrução e tem atuado sistematicamente na mudança do país.

 

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:

 


Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.


Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.


Todas as afirmativas estão corretas.


Somente as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.


Somente as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas.

Quanto às considerações do processo de atuação do professor em sala de aula, é possível reconhecer que a dinâmica desenvolvida para as aulas repercute no perfil do profissional que atua em sala. Nesse sentido, assinale a resposta correta.


O professor é a figura central e por isso o detentor de todo um saber e único responsável pelo acesso ao conhecimento.


O professor, que poderá atuar como mediador educacional, precisa reconhecer que sua atuação é a única responsável pelo desempenho do aluno, assim como a avaliação desenvolvida.


O professor, que poderá atuar como mediador educacional, precisa estar se reconhecendo seguro em relação ao conteúdo, e devidamente passível de uma atuação pedagógica para explicitar seu conhecimento.


O professor, que é o detentor do saber, precisa ter atenção com a divulgação da sua avaliação e do conteúdo a ser abordado em aula, para o aluno se preparar em relação ao seu desempenho.


O professor não precisa especificar sua metodologia. Os alunos vão reconhecendo de acordo com o desenvolvimento das aulas.

O vínculo em sala de aula é o meio de promoção da aprendizagem significativa, da aprendizagem da qual o aluno reconhece o seu uso, a sua aplicação, identificando o conteúdo ou tema como meio de promover uma atuação profissional mais adequada.

Neste sentido, assinale a alternativa correta.

 


O vínculo em sala de aula se constrói através de variáveis como objeto de aprendizagem, mediação, feedback, estruturação e processo.


O vínculo em sala de aula se faz por meio de decisão do profissional da educação.


O vínculo em sala de aula é gerado por meio de diferentes estratégias do professor.


O vínculo em sala de aula se faz por meio da estruturação do trabalho do professor.


O vínculo em sala de aula se constrói através de variáveis como interesse, motivação e vontade do aluno.

Reconhecendo a existência de gerações com perfis diferenciados nas relações que se estabelecem e são exigidas nos espaços educacionais, é possível afirmar que:

 


A geração Z é mais avançada que a geração X.


A geração Y é menos interessada que a geração Z.


A geração Z tem maior facilidade de aprendizagem que a geração X.


A geração Y é mais lenta que a geração Z.


A geração X possui uma postura profissional distinta da geração Z.

Analise a frase: “Entre as inovações e renovações que ocorrem socialmente, o espaço educacional precisa assumir as responsabilidades com o uso dos recursos tecnológicos”.

 

Assinale a seguir a alternativa que melhor explicita a interpretação e o significado da frase anterior.

 


O uso dos recursos tecnológicos advém da necessidade da escola reconhecer o que socialmente já compõe hábitos, atividades, tarefas e propostas profissionais.


O uso de recursos tecnológicos refere-se à necessidade da escola compreender que as ferramentas digitais facilitam o trabalho do professor.


O uso de recursos tecnológicos é uma necessidade atual e advém da didática do professor.


Os recursos tecnológicos não são propostas para a escola, pois são referentes a necessidades sociais.


Os recursos tecnológicos causam uma possibilidade dos professores atuarem menos em sala de aula.

O processo de internalização de conteúdo, que repercute no processo de aprendizagem, é envolto de variáveis como interesse, estilos de aprendizagem, entre outros. Neste sentido, assinale a alternativa correta.

 


Os alunos aprendem o que o professor expõe como importante e apresenta como necessário.


Os alunos tendem a compreender e internalizar o conteúdo que o professor abordou em conformidade com os métodos e estratégias de ensino que o professor elabora.


O aluno tende a memorizar o conteúdo e a ressignificá-lo em conformidade com as informações expostas pelo professor.


Os alunos tendem  a apresentar esquemas mentais em conformidade com o conteúdo e a metodologia do professor.


O aluno tende a organizar sua aprendizagem baseando-se no contínuo de informações e conhecimento já organizados pelo mesmo, o que reflete nos seus próprios esquemas mentais.

Páginas: 12345