FORMAÇÃO GERAL XI
O Brasil tem em suas origens, enquanto Estado Nacional, uma demonstração das limitações dos movimentos sociais na construção do poder. O Estado independente não se constituiu em um representante da maioria do corpo social. Isso se explica na própria origem do poder no Brasil. A construção do Estado Nação foi carregada da imposição do poder sobre o território.
Sobre o que o enunciado trata, leia e julgue as afirmativas a seguir:
I - Se observarmos a formação do Estado Nacional Brasileiro, ela se dá com a transferência da corte portuguesa para o Brasil. O rei lusitano transplanta a burocracia estatal de Lisboa para o Rio de Janeiro.
II - Com a transferência da corte portuguesa, ampliaram-se as condições de acesso ao poder. Mesmo com um governo pouco representativo, as forças sociais expressam a capacidade de impor e contribuir para o direcionamento da administração pública.
III - O governo implantado pelo regente português, e depois rei, oprimiu várias revoltas regionais e impôs a dependência dos comando regionais à autoridade do governo instalado no Rio de Janeiro.
IV - A própria integração do território brasileiro foi resultado da imposição do governo joanino. Dessa forma, a manutenção da unidade geográfica foi mais um resultado da força do Estado do que da identificação da população com o território.
As afirmativas corretas estão contidas em: