FORMAÇÃO GERAL VIII


O conceito de Xenofobia pode ser definido como:


Uma ideologia que consiste na rejeição das identidades culturais que são diferentes da própria.


Uma ideologia que consiste, única e exclusivamente, na discriminação entre as etnias.


Uma ideologia voltada para a segurança dos refugiados de guerra.


Uma ideologia que valoriza a integração de culturas.


Uma ideologia que consiste na rejeição de imigrantes.

O Brasil é signatário dos principais tratados internacionais de direitos humanos e é parte da Convenção das Nações Unidas de 1951 sobre o Estatuto dos Refugiados e do seu Protocolo de 1967. O país promulgou, em julho de 1997, a lei de refúgio (nº 9.474/97), contemplando os principais instrumentos regionais e internacionais acerca do tema. A lei adota a definição ampliada de refugiado estabelecida na Declaração de Cartagena de 1984, que considera a “violação generalizada de direitos humanos” uma das causas de reconhecimento da condição de refugiado. Em maio de 2002, o país ratificou a Convenção das Nações Unidas de 1954 sobre o Estatuto dos Apátridas e, em outubro de 2007, iniciou seu processo de adesão à Convenção da ONU de 1961 para Redução dos Casos de Apatridia.

Fonte: DADOS sobre refúgio no Brasil. ACNUR – Agência da ONU para refugiados. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/recursos/estatisticas/dados-sobre-refugio-no-brasil/>. Acesso em: 26 set. 2017.


A respeito dos refugiados no Brasil, assinale a alternativa correta.


Dentre os principais grupos de refugiados abrigados no Brasil, encontra-se povos da América Central e da América do Sul, países que sofrem com problemas econômicos, climáticos e políticos, como Haiti, Venezuela e Cuba.


Devido à falta de grandes conflitos na América do Sul, os refugiados que se abrigam no Brasil são de origem africana e oriental apenas.


 O Brasil encontra-se entre um grupo de países que proíbe a entrada de Refugiados.


Devido à Guerra na Síria, que já dura seis anos, o maior número de refugiados presente no Brasil é de nacionalidade síria.


O decreto proibi a entrada de viajantes de seis países de maioria muçulmana - Síria, Líbia, Irã, Sudão, Somália e Iêmen - durante 90 dias, e de refugiados de todo o mundo durante 120 dias. 

Não há uma receita para se inserir no mundo do empreendedorismo, é necessário desconfiar de alguém que apresente soluções prontas e simples. Existem diferentes tipos, como aqueles considerados natos, outros que desenvolvem o espírito empreendedor, aqueles que empreendem em negócios de terceiros, aqueles que fazem por necessidade e outros casos. Dessa forma, não é possível criar um tipo ideal e dizer que um é melhor que o outro. Considerando o assunto abordado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I – Para o empreendedorismo é sempre importante levar em consideração as particularidades.
PORQUE
II – A construção de um modelo perfeito não é possível em função dos diferentes tipos de indivíduos.

 Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As duas asserções são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Para os países subdesenvolvidos, a privatização é vantajosa por quê?


A privatização nos países subdesenvolvidos traz ainda mais despesas ao Estado, pois o processo de privatização é muito caro.


Não há vantagens, pois a gestão pública é mais eficiente.


Com a privatização, uma empresa pode se negar a oferecer determinado serviço importantíssimo em determinada localidade por causa de sua baixa viabilidade econômica


Diminui os bens do Estado.


Melhora a qualidade dos serviços.

O que significa o termo “gerações”?


São pessoas autosuficientes que trabalham para a comunidade acadêmica.


São pessoas que foram moldadas pelas novas tecnologias.


São pessoas que foram modeladas com base em determinada época e influenciadas por um mesmo modelo de educação, política e cultura.


São pessoas com a mesma faixa etária e que apresentam características específicas.


São pessoas que foram criadas em épocas diferentes e trabalham juntas na mesma empresa.

Dentre as principais causas para o grande aumento no número de refugiados do mundo inteiro, estão as guerras e as perseguições políticas. Os conflitos da África e do Oriente Médio são responsáveis por um grande volume de refugiados, principalmente após a Primavera Árabe.

Estabelecendo uma relação entre a Primavera Árabe e os refugiados, é correto afirmar que:


A Primavera Árabe promoveu uma abertura das fronteiras entre os países de língua árabe e religião muçulmana, o que permitiu um maior fluxo migratório entre países como Argélia, Líbia e Síria.


A Primavera Árabe foi responsável pela queda de diversos ditadores do mundo árabe, como Muammar al-Gaddafi, da Líbia, Hosni Mubarak, do Egito, e Bashar al-Hassad, da Síria, o que melhorou a condição de vida de seus habitantes e contribuiu para diminuir o número de refugiados.


A Primavera Árabe na Síria colaborou para a formação de uma guerra civil que dura seis anos. Esse conflito já matou 400 mil pessoas e contribuiu para um êxodo de 5,5 milhões de pessoas daquele país.


Apesar de a Primavera Árabe ter derrubado ditadores na Líbia, no Egito, na Síria e na Argélia, o movimento não conseguiu derrubar muitos dos ditadores árabes, o que contribuiu para o aumento de conflitos entre os países que se tornaram democracias e as ditaduras que se mantiveram.


A guerra e a perseguição política não interfere no refugio. O que realmente rinterfere é a falta de alimentação e educação.

São vários os aspectos existentes na relação entre o líder e seu liderado. Leia as assertivas a seguir:

          I - o liderado almeja reconhecimento por parte de seu líder.
          II - a relação deve se dar de forma apática, sem engajamento e uma relação saudável.
          III - o líder, na medida em que o liderado não entrega os resultados esperados, deve estabelecer novos desafios e metas futuras.
          IV - os líderes devem promover possibilidades de crescimento para seus subordinados.


Somente I e III estão corretas.


Somente III e IV estão corretas.


Somente I, II e III estão corretas.


Somente I e II estão corretas.



Somente I e IV estão corretas.

Pessoas desta geração foram inseridas recentemente no mercado de trabalho, muitas ainda atuam como estagiárias. Têm facilidade com as tecnologias, habilidade e intimidade com aparelhos eletrônicos e com a velocidade da informação.  Qual a geração?


Geração X.


Geração Z


Geração Baby Boomers.


Geração Coca-cola.


Geração Y.

Iniciativas intraempreendedoras são necessárias em qualquer tipo de organização. Para que essas ações sejam rotina é fundamental que todos criem condições favoráveis e que exista respeito, paciência e criatividade, ou seja, valores que sejam incentivados pela direção e implementado por todos. Dessa forma, as organizações podem criar um diferencial competitivo interessante ao incentivar que os próprios colaboradores que atendem os consumidores criem alternativas para a companhia. Considerando o assunto abordado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – Um ambiente organizacional intraempreendedor é aquele que valoriza o respeito às novas ideias.
PORQUE
II – As práticas colaborativas nos negócios representam maneiras de engajar o colaborador nas ações da empresa.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:


As duas asserções são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
 


A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

O empreendedorismo pode ser considerado um processo de inovação e de criação de um novo empreendimento por meio da interação de 3 (três) dimensões, socioeconômico, organizacional e individual. Mas pode ter diferentes perspectivas, se analisada por diferentes áreas do conhecimento. A partir dos slides, leia as afirmações que tratam das características das aceleradoras.

I – Para os economistas, o empreendedor é aquele que desequilibra a ordem existente criando novos produtos e tecnologias que vão transformar o seu mercado, gerando riqueza e renda.
II – Para a psicologia, o empreendedor visa identificar um perfil da personalidade do empreendedor, ajudando futuros empreendedores a aperfeiçoarem aspectos específicos para obterem sucesso.
III – Na visão administrativa, é possível desenvolver competências que permitam a busca orientada e organizada por mudanças, por meio de análises sistemáticas e monitoramento de fontes de inovação
IV – Para o marketing, o empreendedor deve analisar todas as estratégias de seu mercado para conquistar resultados, mesmo que estas possam mudar com o tempo, daí ser desnecessário registrá-las em um plano de negócios.É correto o que se afirma em:


I, II e III, apenas.


II e III, apenas.


III e IV, apenas.


I e II, apenas.


II, III e IV, apenas.

Páginas: 12345